Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | Matem?tica | Espa?o e forma |
Ensino Fundamental Final | Matem?tica | Tratamento da informa??o |
Reconhecer a inscri??o de pol?gonos regulares na circunfer?ncia, calcular o lado e ap?tema destes pol?gonos regulares.
Mediatriz de um segmento
Atividades no laborat?rio de inform?tica (2 aulas)
Professor, no laborat?rio de inform?tica, acomode os alunos em duplas. Apresente a eles uma situa??o para que possam refletir um pouco sobre o assunto, por exemplo:
?Um bloco retangular de madeira, com 18 cm de largura e 12 cm de altura, passa por um buraco redondo de 11 cm de raio ??
D? um tempo para que eles possam discutir. Pe?a a eles que registrem as solu??es encontradas
Professor, pe?a aos seus alunos que acessem o s?tio http://pessoal.sercomtel.com.br/matematica/geometria/geom-circ/geom-circ.htm#cir11 e leiam sobre o assunto e tamb?m sobre ?Pol?gonos regulares?. Outros s?tios est?o dispon?veis:
Professor, ap?s a leitura, verifique se ainda h? alguma d?vida e reforce os conceitos sobre:
Reforce tamb?m que para construir, por exemplo, um tri?ngulo qualquer inscrito em uma circunfer?ncia, basta:
Pe?a a eles que construam um tri?ngulo qualquer em uma folha de papel, em seguida, construam a circunfer?ncia circunscrita ao tri?ngulo. Ap?s a constru??o, questione a eles: ?Por que isto acontece??.
Professor utilize um software de geometria din?mica para que eles possam con solidar os conheciment os. Utilizaremos o GeoGebra. Ele re?ne GEOmetria, ?lGEBRA e c?lculo. Esta dispon?vel em http://www.geogebra.org/ em vers?o para download gratuito ou para ser executado via web (WebStart). Tenha instalado previamente o GeoGebra em todos os computadores do laborat?rio de inform?tica. Como documenta??o do software, temos:
Existem algumas atividades nos s?tios:
Professor, retome o problema inicial e, em seguida, elabore uma lista de exerc?cios para que seus alunos possam praticar um pouco. Pe?a a eles que resolvam os exerc?cios em uma folha de papel e, em seguida, confiram as respostas no GeoGebra. Outros recursos est?o dispon?veis em ?Recursos complementares?. Para elabora??o da lista de exerc?cios, existem exemplos dispon?veis nos s?tios abaixo:
Atividades em sala de aula (1 aula)
Professor, uma atividade interessante ? trabalhar com o geoplano c ircular
Fonte: http://mathematikos.psico.ufrgs.br/disciplinas/ufrgs/mat01039031/webfolios/isabel/geoplano.jpg
Utilizando 4 borrachas de mesma cor, montamos um quadrado circunscrito. Sabendo que o centro de um pol?gono regular ? o centro comum das circunfer?ncias circunscrita e inscrita, e que o ap?tema de um pol?gono regular ? o segmento com uma extremidade no centro e a outra no ponto m?dio do lado, responda:
Sabendo que a diagonal ? o segmento que une dois v?rtices n?o consecutivos, responda:
Sem desmanchar o quadrado inscrito, construa um tri?ngulo ret?ngulo (utilizando apenas uma borrachinha), com as extremidades em 3 v?rtices do quadrado e responda, utilizando o Teorema de Pit?goras:
CAD
Curiosidades
Material de apoio aos professores
V?deos
http://www.youtube.com/user/escolaonline#p/c/9DC646B3C15369DA/13/IhYMTjc9ufI
Como criar uma Webquest, http://pt.wikipedia.org/wiki/WebQuest:
A avalia??o (1 aula) poder? ser da seguinte forma: