Portal do Professor

Início do Conteúdo

AULA DE CAMPO: VISITANDO UM AQUÁRIO

Autor e Co-autor(es)

UILIETE MARCIA SILVA DE MENDONÇA imagem do usuário

NATAL - RN NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI

KEILA BARRETO DE ARAÚJO E NAYDE SOLANGE GARCIA FONSECA

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educação Infantil Linguagem oral e escrita Práticas de escrita
Educação Infantil Natureza e sociedade Os seres vivos
Educação Infantil Linguagem oral e escrita Falar e escutar
Educação Infantil Linguagem oral e escrita Práticas de leitura

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

As crianças na faixa etária de 3 anos de idade poderão aprender com esta aula:


• Vivenciar uma aula de campo a um aquário;
• Conhecer os diferentes tipos de peixes, como vivem, sua alimentação e habitat, etc.;
• Desenvolver a linguagem oral e escrita e a elaboração de um texto coletivo.

Duração das atividades

Cada atividade será desenvolvida em diferentes momentos com duração aproximada de 15 minutos.

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Essa aula não necessita de conheciments prévios.

Estratégias e recursos da aula

 

Atividade 1 – Visitando um Aquário – Aula de Campo
O professor deverá agendar uma visita em um aquário, depois deverá solicitar a autorização dos pais para a aula de campo, bem como providenciar o transporte.


1º Momento: Antes de sair para a aula de campo o professor deverá conversar com as crianças sobre alguns combinados da aula: O que vão observar? O que querem saber? Neste momento o professor poderá levantar com as crianças algumas questões que poderão ser respondidas pelos biólogos. Durante a aula de campo solicitar que um biólogo acompanhe a turma para que todas as questões levantadas pelas crianças sejam respondidas, como: O que os peixes estão fazendo? Porque eles nadam? Que cores eles têm? Onde os peixes vivem? O que ele comem? Quem trouxe o peixe para o aquário?


2º Momento: Ao final, o professor deve retomar com as crianças o que elas observaram, e aprenderam com o biólogo sobre os peixes, durante a discussão o professor deverá instigar para que as crianças expressem seus sentimentos e suas vivências com os peixes. As fotos abaixo ilustram o momento.


Atividade 2 - Relembrando a visita ao Aquário
1º Momento: O professor deverá fazer uma avaliação com as crianças sobre a visita que fizeram ao aquário,  relembrando o que viram, depois da discussão, o professor juntamente com as crianças deverá elaborar/construir um texto coletivo. Nesse momento o professor deve:
• Incentivar e coordenar a fala das crianças;
• Escrever o que as crianças falam;
• Registrar e expor no mural suas falas.
Depois de construir o texto, o professor deve ler para as crianças e pedir que registrem através de desenho a parte que mais gostaram da visita ao aquário. Após o registro o docente deve fixar os desenhos no mural junto ao texto.

Avaliação

Avaliar se as crianças:


o Conheceram os diferentes tipos de peixes e como vivem: alimentação, habitat, etc., através da linguagem oral e do desenho.
o Participaram da aula de campo, observando e questionando o biólogo.
o Participaram de todas as atividades com envolvimento.