Portal do Professor

Início do Conteúdo

A BOLA: ONDE ESTÁ?

Autor e Co-autor(es)

KEILA BARRETO DE ARAÚJO imagem do usuário

NATAL - RN NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI

UILIETE MARCIA SILVA DE MENDONÇA E NYDE SOLANGE GARCIA FONSECA

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educação Infantil Natureza e sociedade Objetos e processos de transformação
Educação Infantil Linguagem oral e escrita Falar e escutar
Educação Infantil Matemática Números e sistemas de numeração (contagem; notação e escrita numéricas e operações)

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

A criança na faixa etária de 3 anos de idade poderá aprender com esta aula:


• Desenvolver o conhecimento perceptivo e a habilidade de fazer diferenciação.

Duração das atividades

Cada atividade será desenvolvida em diferentes momentos com duração aproximada de 15 minutos.

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Essa aula não necessita de conhecimentos prévios.

Estratégias e recursos da aula

                                       

Atividade 1: Encontrando bolas
1º Momento: O professor deverá trazer para a roda um cesto com vários brinquedos (bolas, bonecas, carros, etc.). Nesse momento o professor deve questionar cada criança pedindo-lhe que identifique as bolas entre os brinquedos através de suas características, e que as retire do cesto. Essa atividade deve ser realizada com mais de uma criança e no final discutir com o grupo a quantidade de bolas que foram retiradas do cesto. As fotos abaixo ilustram o momento.

Atividade 2: Representando quantidades
1º Momento: O professor deverá retomar com as crianças sobre a atividade anterior, solicitando que façam um registro através de desenho das quantidades de bolas que elas retiram do cesto. Depois o professor deverá discutir com as crianças sobre a quantidade de bolas que cada uma registrou, questionando quem representou mais ou menos bolas. O momento está ilustrado nas fotos abaixo.

Avaliação

Avaliar se as crianças:


• Desenvolveram o conhecimento perceptivo e a habilidade de fazer diferenciação:
• Registraram as quantidades através do desenho;
• Participaram das atividades com envolvimento.