Portal do Professor

Início do Conteúdo

Lidando com os medos: uma proposta de produ??o escrita

Autor e Co-autor(es)

Ana Graziela Cabral imagem do usuário

BELO HORIZONTE - MG ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO

Edna Maria Santana Magalh?es

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final L?ngua Portuguesa L?ngua oral e escrita: pr?tica de produ??o de textos orais e escritos
Ensino Fundamental Inicial L?ngua Portuguesa L?ngua escrita: pr?tica de produ??o de textos
Ensino M?dio L?ngua Portuguesa Produ??o, leitura, an?lise e reflex?o sobre linguagens

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

Atrav?s da sequ?ncia de aulas que ser? apresentada, o aluno poder?:

- melhorar a express?o escrita e oral da l?ngua;

- refletir sobresobre a tem?tica do medo, que ? constante nas hist?rias e can??es infantis;

- interagir com alunos de outra classe;

- conhecer o significado do termo parodia;

- aprender a construir uma sinopse.

Duração das atividades

8 aulas de 50 minutos cada

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

? importante que os alunos conhe?am previamente alguma can??o infantil que tenha conota??o triste ou negativa. Assim eles poder?o participar ativamente da primeira aula. Para isso, recomenda-se o site:

http://www.qdivertido.com.br/cantigas.php - [Acesso em 13/12/09]. Nele os alunos ter?o acesso a v?rias can??es de ninar e infantis.

Tamb?m ? interessante, professor, que os alunos tenham acesso a modelos de sinopses de filme, j? que faz parte da proposta construir um texto dessa natureza. Ent?o, idica-se o link: http://www.telacritica.org/sinopses.htm - [acesso em 13/12/09], em que h? v?rios modelos e formatos distintos de sinopses reais de filmes.

Como ser? falado tamb?m em par?dia nessa proposta, cabe ensinar aos alunos o significado desse termo. Encontre maiores informa??es no site: http://www.alunosonline.com.br/portugues/parodia/ - [acesso em 13/12/09].

Estratégias e recursos da aula

1? AULA ? 2 aulas de 50 minutos cada


Professor, pretende-se, com essa sequ?ncia de aulas, promover uma reflex?o em sala sobre a origem do medo no imagin?rio das crian?as brasileiras, propondo, a partir dessa tem?tica, uma produ??o textual.


Para iniciar essa proposta apresente aos alunos a imagem de Edvard Munch, ?O grito?.

http://3.bp.blogspot.com/_r5TQRpABFOc/SGTofWfDLdI/AAAAAAAAAXU/8u_IWcbsdFo/s400/o_grito.jpg - [acesso em 12/12/09].

A partir do quadro, pergunte aos alunos o que a imagem parece sugerir. Ser? que essa pessoa est? com medo? Medo de qu?? E o lugar onde ela est?, pode significar alguma coisa? Ela aparece sozinha na imagem? Qual a impress?o que esse quadro causa?


Depois que eles responderem, pergunte se conseguem se lembrar de alguma can??o de ninar ou de roda. Anote no quadro as can??es que sugerirem, dividindo-as em dois grupos: letras tristes/letras alegres. Caso eles n?o se lembrem de muitas, sugira algumas:


Atirei o pau no gato

Atirei o pau no gato to
Mas o gato to
N?o morreu reu reu
Dona chica ca
Admirou-se se
Do berro, berro
Que o gato deu.
Miau

Boi da cara preta


Boi, boi, boi
Boi da cara preta
Pega essa crian?a
Que tem medo de careta.

Cai, cai bal?o

Cai, cai bal?o
Cai, cai bal?o
Aqui na minha m?o.
N?o cai n?o, n?o cai n?o
N?o cai n?o,
Cai na rua do sab?o.
Cai, cai bal?o
Cai, cai bal?o

Aqui na minha m?o.
N?o vou l?, n?o vou l?, n?o vou l?
Tenho medo de apanhar.

Ciranda, cirandinha,

Ciranda, cirandinha,
Vamos todos cirandar,
Vamos dar a meia volta,
Volta e meia vamos dar.
O anel que tu me deste,
Era vidro e se quebrou,
O amor que tu me tinhas,
Era pouco e se acabou.
Por isso menina agora
Entre dentro dessa roda,
Diga um verso bem bonito,
Diga adeus e v? embora.

O cravo brigou com a rosa

O cravo brigou com a rosa
Debaixo de uma sacada
O cravo saiu ferido
E a rosa despeda?ada.
O cravo ficou doente
A rosa foi visitar
O cravo teve um desmaio
E a rosa p?s-se a chorarn

http://www.qdivertido.com.br/cantigas.php - [acesso em 13/12/09].

De prefer?ncia, fa?a-os ouvir as can??es. Depois disso, pe?a para que eles relacionem a coluna de ?CaN??es com letras tristes? com o quadro ?O grito?. O que h? em comum entre eles? Qual ? o sentimento que tanto o quadro quanto as can??es transmitem a quem os observa/ouve?


Espera-se que os alunos digam que tanto as can??es quanto o quadro despertam medo ou alguma forma de tristeza. Ent?o, aproveite para questionar seus alunos: se as can??es s?o feitas para ninar um beb? ou para embalar brincadeiras infantis, porque elas s?o, por vezes, t?o tristes e/ou at? sugerem viol?ncia?


Ap?s o debate, mostre a eles o v?deo do link: http://www.youtube.com/watch?v=RUBz5flBGvs ? [acesso em 12/12/09]. Nele existem coment?rios interessantes a respeito do fato de as can??es infantis expressarem viol?ncia. Aguce a vis?o cr?tica dos alunos, pedindo que comentem linguagem do v?deo, a forma como o autor se dirige aos seus leitores. ? uma maneira pertinente? Estabele?a um debate, deixe que eles se lembrem de outras can??es, que comentem as que foram sugeridas. E estimule a discuss?o, contrapondo as suas ideias.

3? AULA ? 4 aulas de 50 minutos cada


Nesta aula, profes sor, sugere-se que, dando sequ?ncia ao tema do medo de forma l?dica, seja exibido o filme ?Monstros S/A". Nele, os monstros assustam as crian?as entrando em seus quartos ? noite, para colher o som de seus gritos, que serve de combust?vel para abastecer a cidade dos monstros. Os monstros acreditam que o contato com as crian?as humanas ? contagioso e inaceit?vel. Mas isso n?o acontece com o monstro Sulley, que acaba criando um la?o de amizade com a menina Boo.

http://www.querocolorir.com.br/imagem/monstros-s.a_158/monstros-s.a_05.jpg - [acesso em 12/12/09].

Ap?s verem o filme, pergunte a seus alunos qual ? o relacionamento entre o filme, as can??es de ninar e o quadro de Edvard Munch?


? interesse que os alunos assistam a esse filme, porque al?m de ele estar relacionado com a tem?tica do medo infantil e poder contribuir com a proposta de cria??o de texto futura, ? ainda uma ?tima oportunidade de ensinar aos alunos a criarem uma sinopse de filme.


Divida a turma em grupos de quatro pessoas e d? as instru??es seguintes antes que eles vejam o filme, para que possam segui-las.


Explique que sinopse ? uma apresenta??o resumida do conte?do do filme, que tem a fun??o de antecipar ao espectador o que ele ver?. Diga que eles dever?o escrever a sinopse pensando que o p?blico ser? uma outra turma da escola. A sinopse deve apresentar dados t?cnicos da obra, como, t?tulo original, g?nero, dura??o, ano de lan?amento, est?dio, pa?s de origem, dire??o, m?sica, elenco e outros dados que achar interessante. Al?m disso, a hist?ria deve ser parcialmente contada, de forma que o leitor fique curioso para ver o filme.


Para obterem essas informa??es espec?ficas sobre o filme, os alunos poder?o usar o laborat?rio de inform?tica para pesquisar caso sua escola tenha um, ou a pesquisa deve ser encomendada previamente, para que tragam de casa. 


Ap?s a elabora??o da sinopse, pe?a ?s equipes que fa?am a leitura de seus textos em voz alta. Observe e sugira mudan?as em erros de n?vel gramatical e de conte?do e d? a eles tempo para que fa?am a reescrita.


As sinopses dever?o ser digitalizadas e impressas para divulga??o que ser? proposta em uma outra aula.

7? AULA


Agora, professor, a proposta ?, retomando a tem?tica das cantigas de roda ou can??es de ninar, do quadro de Edvard Munch e do filme ?Monstros S/A?, que os alunos, ainda divididos em equipes, reescrevam as can??es que ouviram, parodiando, ou criem outras. Nas novas can??es, dever?o ser usados temas leves e alegres, que realmente sejam prop?cios para embalar o sono de um beb? ou as brincadeiras de crian?a. Cada equipe pode produzir duas  ou tr?s m?sicas. Ajude-os no processo de elabora??o das letras, sugira modifica??es, forne?a tempo para a reescrita.

8? AULA


Agora, j? com as can??es prontas, os pr?prios alunos dever?o cantar as m?sicas, de prefer?ncia seguidos por algum tipo de instrumento musical. As equipes devem ensaiar inicialmente e quando estiverem afinadas, deve-se usar o programa de grava??o de ?udio Audacity, encontrado no link: http://www.baixaki.com.br/download/audacity.htm - [Acesso em 13/12/09]. Esse programa permite fazer edi??o e cortes nos ?udios capturados e permite que os alunos criem, com as can??es de ninar, ou uma colet?nea com as m?sicas, ou um programa de r?dio que os pr?prios meninos podem montar. ? necess?rio apenas um fone de ouvido com microfone para realizar a grava??o. A criatividade de como o programa ser? usado fica por sua conta e dos alunos, professor.


O importante ? que, ap?s gravados os programas, para cada equipe d e alunos seus, dever? ser montada uma equipe de outra sala. Assim, os gru pos se encontrar?o em um momento agendado por voc? e os seus alunos ficar?o encarregados de apresentar aos demais as cantigas consagradas e as que s?o de autoria deles, por meio da grava??o feita. Esse ? o momento, tamb?m, para entregar a sinopse do filme aos colegas da outra turma, para que eles sintam-se curiosos a assisti-lo.


Esse momento de intera??o ? importante, professor, pois seus alunos se sentir?o motivados, por se sentirem produtores do conhecimento que repassam.

Recomenda-se, por fim, a leitura de ?O livro dos Medos?, que aborda justamente a tem?tica dessa proposta/aula. Refer?ncia: O livro dos medos. Organiza??o: Heloisa Prieto; ilustra??es Maria Eug?nia. ? S?o Paulo: Companhia das Letras, 1998.

http://www.tiagodoria.ig.com.br/wp-content/uploads/2008/06/medo2.jpg - [acesso em 12/12/09].

http://1.bp.blogspot.com/_cm_hoJR99yw/R6OSAvVBAeI/AAAAAAAAARE/TgfXExjUdtc/s400/fobia+crian%C3%A7a.jpg ? [acesso em 12/12/09].

http://www.thetoque.com/images/stories/monster_under_bed.jpg - [acesso em 12/12//09].

Recursos Complementares

http://www.baixaki.com.br/download/audacity.htm - [acesso em 13/12/09]. Link para baixar programa Audacity.

http://www.baixaki.com.br/download/audacity.htm - [acesso em 13/12/09]. Imagem do filme ?Monstros S/A?

http://www.youtube.com/watch?v=RUBz5flBGvs ? [acesso em 12/12/09]. Coment?rio sobre a viol?ncia expressa nas can??es infantis.

http://3.bp.blogspot.com/_r5TQRpABFOc/SGTofWfDLdI/AAAAAAAAAXU/8u_IWcbsdFo/s400/o_grito.jpg - [acesso em 12/12/09]. Quadro ?O grito?, de Munch.

http://www.qdivertido.com.br/cantigas.php - [Acesso em 13/12/09]. Site de m?sicas infantis.

Avaliação

Professor, durante a apresenta??o dos trabalhos dos alunos ? outra turma, voc? poder? avaliar o n?vel de entendimento deles em rela??o ? proposta sugerida. Aproveite para perguntar, logo em seguida, que aprenderam com essa aula e pedir que fa?am sugest?es ou cr?ticas a ela. Deixa-los avaliar o pr?prio aprendizado ? muito v?lido, pois eles s?o quem melhor sabem dizer se aprenderam ou n?o e se ainda restam d?vidas sobre o conte?do. Procure sempre torna-los os principais alvos das estrat?gias aplicadas por voc?.
Voc? tamb?m pode avaliar a criatividade e coer?ncia lingu?stica dos textos dos alunos, tanto as can??es, quanto a sinopse do filme.