Oswaldo Jos? Bueno Alves da SIlva
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Educa??o de Jovens e Adultos - 2? ciclo | Outros | Evolu??o tecnol?gica e as novas territorialidades em rede |
Ensino M?dio | Sociologia | Estudo das sociedades humanas |
O positivismo ? uma linha te?rica da sociologia, criada pelo franc?s Auguste Comte (1798-1857), que come?ou a atribuir fatores humanos nas explica??es dos diversos assuntos, contrariando o primado da raz?o, da teologia e da metaf?sica. Segundo Henry Myers (1966), o "Positivismo ? a vis?o de que o inqu?rito cient?fico s?rio n?o deveria procurar causas ?ltimas que derivem de alguma fonte externa, mas sim, confinar-se ao estudo de rela??es existentes entre fatos que s?o diretamente acess?veis pela observa??o".
Em outras palavras, os positivistas abandonaram a busca pela explica??o de fen?menos externos, como a cria??o do homem, por exemplo, para buscar explicar coisas mais pr?ticas e presentes na vida do homem, como no caso das leis, das rela??es sociais e da ?tica.
Para Comte, o m?todo positivista consiste na observa??o dos fen?menos, subordinando a imagina??o ? observa??o. O fundador da linha de pensamento sintetizou seu ideal em sete palavras: real, ?til, certo, preciso, relativo, org?nico e simp?tico. Comte preocupou-se em tentar elaborar um sistema de valores adaptado com a realidade que o mundo vivia na ?poca da Revolu??o Industrial, valorizando o ser humano, a paz e a conc?rdia universal.
O positivismo teve fortes influ?ncias no Brasil, tendo como sua representa??o m?xima, o emprego da frase positivista ?Ordem e Progresso?, extra?da da f?rmula m?xima do Positivismo: "O amor por princ?pio, a ordem por base, o progresso por fim", em plena bandeira brasileira. A frase tenta passar a imagem de que cada coisa em seu devido lugar conduziria para a perfeita orienta??o ?tica da vida social.
A inscri??o "Ordem e Progresso", sempre em verde, ? o lema pol?tico do Positivismo, forma abreviada do lema de autoria do positivista franc?s Auguste Comte: O Amor por princ?pio e a Ordem por base; o Progresso por fim. Seu sentido ? a realiza??o dos ideais republicanos: a busca de condi??es sociais b?sicas (respeito aos seres humanos, sal?rios dignos etc.) e o melhoramento do pa?s (em termos materiais, intelectuais e, principalmente, morais).
Embora o positivismo tenha tido grande aceita??o na Europa e tamb?m em outros pa?ses, como o Brasil, e talvez seja, a base do pensamento da sociologia, as id?ias de Comte foram duramente criticadas pela tradi??o sociol?gica e filos?fica marxista, com destaque para a Escola de Frankfurt.
http://quiosqueazul.blogspot.com/2008/10/dia-da-tecnologia.html
http://farm4.static.flickr.com/3249/3143917281_5b4f26bab4_o.jpg
Ap?s observar as duas imagens e construir a rela??o entre ordem e progresso, propor aos alunos um mural interativo onde eles possam questionar e responder ?s seguintes quest?es:
? O que ? o verdadeiro progresso?
? O que as guerras com armas de ?ltima gera??o, armas biol?gicas, representam no cen?rio do progresso tecnol?gico?
? Em que n?vel o Homem precisa progredir?
? O progresso deve ser consequ?ncia da ordem? Explique.
Re?na os alunos em grupos e distribua as tarefas entre os integrantes dos grupos. Fa?a com que todos trabalhem procurando e colando as gravuras, montando no mural da escola, escrevendo os textos de apresenta??o do trabalho e as quest?es.
? cartolina ou papel color set
? canetas hidrocor ponta grossa
? clips colorido ou qualquer adere?o que possa ser fixado no mural da escola
? gravuras que mostrem tecnologia de ponta (retirada de jornal ou revista)
? jornal e/ou revista (pedidas previamente aos alunos ou levadas pelo professor e que possam ser cortadas)
EXEMPLO EM EXPOSI??O NO MURAL DA ESCOLA:
Anexo aos cartazes coloque frases que chamem a aten??o das pessoas que passarem pelo mural, convidando-as a contribuir com sua opini?o, depois de lerem a quest?o e a resposta, marcando um "X" em SIM ou em N?O.
Se as perguntas levantadas n?o interessarem aos alunos recomendamos outra estrat?gia:
Fazer a exibi??o do filme "O Exterminador do futuro", que pode ser encontrado no seguinte endere?o: http://www.clinper.com/2009/02/download-exterminador-do-futuro-dublado.html
Trabalhar as quest?es a seguir, relacionadas ao filme:
? Como o filme aborda o avan?o tecnol?gico?
? A ?nfase ? dada ? m?quina ou ao Homem?
? Quem sobrevive ao iminente progresso tecnol?gico acelerado?
? Em que n?vel o filme aborda a mecaniza??o do humano?
? Qual ? a rela??o entre tecnologia e viol?ncia?
A partir destas ques?es o Professor pode montar o mural interativo, anteriormente explicado, ou pode criar um espa?o/tempo para que outras pessoas possam debater quest?es de ordem e progresso atrav?s de encontros, palestras, entrevistas, que dever?o ser organizadas pelos alunos.
Para saber mais:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Hist%C3%B3ria_do_pensamento_evolutivo
http://pt.wikipedia.org/wiki/Charles_Darwin
Estimule e avalie a capacidade criativa e de reprodu??o do conhecimento atrav?s dos cartazes.