Portal do Professor

Início do Conteúdo

"Ordem e Progresso"

Autor e Co-autor(es)

Adriana Monferrari Amorim imagem do usuário

JUIZ DE FORA - MG COL DE APLICACAO JOAO XXIII

Oswaldo Jos? Bueno Alves da SIlva

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educa??o de Jovens e Adultos - 2? ciclo Outros Evolu??o tecnol?gica e as novas territorialidades em rede
Ensino M?dio Sociologia Estudo das sociedades humanas

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

A teoria evolucionista dos primeiros cientistas sociais sobre o potencial humano, o avan?o tecnol?gico e at? onde o Homem pode chegar atrav?s das ci?ncias.

Duração das atividades

01 aula de 50 minutos

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Teoria da evolu??o de Charles Darwin

Estratégias e recursos da aula

APRENDENDO COM A HIST?RIA

O positivismo ? uma linha te?rica da sociologia, criada pelo franc?s Auguste Comte (1798-1857), que come?ou a atribuir fatores humanos nas explica??es dos diversos assuntos, contrariando o primado da raz?o, da teologia e da metaf?sica. Segundo Henry Myers (1966), o "Positivismo ? a vis?o de que o inqu?rito cient?fico s?rio n?o deveria procurar causas ?ltimas que derivem de alguma fonte externa, mas sim, confinar-se ao estudo de rela??es existentes entre fatos que s?o diretamente acess?veis pela observa??o".

Em outras palavras, os positivistas abandonaram a busca pela explica??o de fen?menos externos, como a cria??o do homem, por exemplo, para buscar explicar coisas mais pr?ticas e presentes na vida do homem, como no caso das leis, das rela??es sociais e da ?tica.

Para Comte, o m?todo positivista consiste na observa??o dos fen?menos, subordinando a imagina??o ? observa??o. O fundador da linha de pensamento sintetizou seu ideal em sete palavras: real, ?til, certo, preciso, relativo, org?nico e simp?tico. Comte preocupou-se em tentar elaborar um sistema de valores adaptado com a realidade que o mundo vivia na ?poca da Revolu??o Industrial, valorizando o ser humano, a paz e a conc?rdia universal.

O positivismo teve fortes influ?ncias no Brasil, tendo como sua representa??o m?xima, o emprego da frase positivista ?Ordem e Progresso?, extra?da da f?rmula m?xima do Positivismo: "O amor por princ?pio, a ordem por base, o progresso por fim", em plena bandeira brasileira. A frase tenta passar a imagem de que cada coisa em seu devido lugar conduziria para a perfeita orienta??o ?tica da vida social.

A inscri??o "Ordem e Progresso", sempre em verde, ? o lema pol?tico do Positivismo, forma abreviada do lema de autoria do positivista franc?s Auguste Comte: O Amor por princ?pio e a Ordem por base; o Progresso por fim. Seu sentido ? a realiza??o dos ideais republicanos: a busca de condi??es sociais b?sicas (respeito aos seres humanos, sal?rios dignos etc.) e o melhoramento do pa?s (em termos materiais, intelectuais e, principalmente, morais).

Embora o positivismo tenha tido grande aceita??o na Europa e tamb?m em outros pa?ses, como o Brasil, e talvez seja, a base do pensamento da sociologia, as id?ias de Comte foram duramente criticadas pela tradi??o sociol?gica e filos?fica marxista, com destaque para a Escola de Frankfurt.

PROBLEMATIZANDO

? O que ? ordem (social)?

? O que ? progresso?

? H? progresso sem ordem?

? H? progresso na desordem?

? Que tipos de progressos podemos elencar?

? O que pode ser considerado progresso tecnol?gico? E humano?

OBSERVANDO A REALIDADE

http://quiosqueazul.blogspot.com/2008/10/dia-da-tecnologia.html

http://farm4.static.flickr.com/3249/3143917281_5b4f26bab4_o.jpg

ATIVIDADE 1

Ap?s observar as duas imagens e construir a rela??o entre ordem e progresso, propor aos alunos um mural interativo onde eles possam questionar e responder ?s seguintes quest?es:

? O que ? o verdadeiro progresso?

? O que as guerras com armas de ?ltima gera??o, armas biol?gicas, representam no cen?rio do progresso tecnol?gico?

? Em que n?vel o Homem precisa progredir?

? O progresso deve ser consequ?ncia da ordem? Explique.

Com o este mural pode ser feito:

Re?na os alunos em grupos e distribua as tarefas entre os integrantes dos grupos. Fa?a com que todos trabalhem procurando e colando as gravuras, montando no mural da escola, escrevendo os textos de apresenta??o do trabalho e as quest?es.

MATERIAL NECESS?RIO: 

? cartolina ou papel color set

? canetas hidrocor ponta grossa

? clips colorido ou qualquer adere?o que possa ser fixado no mural da escola

? gravuras que mostrem tecnologia de ponta (retirada de jornal ou revista)

? jornal e/ou revista (pedidas previamente aos alunos ou levadas pelo professor e que possam ser cortadas)

EXEMPLO EM EXPOSI??O NO MURAL DA ESCOLA:

Anexo aos cartazes coloque frases que chamem a aten??o das pessoas que passarem pelo mural, convidando-as a contribuir com sua opini?o, depois de lerem a quest?o e a resposta, marcando um "X" em SIM ou em N?O.

ATIVIDADE 2

Se as perguntas levantadas n?o interessarem aos alunos recomendamos outra estrat?gia:

Fazer a exibi??o do filme "O Exterminador do futuro", que pode ser encontrado no seguinte endere?o: http://www.clinper.com/2009/02/download-exterminador-do-futuro-dublado.html

Trabalhar as quest?es a seguir, relacionadas ao filme:

? Como o filme aborda o avan?o tecnol?gico?

? A ?nfase ? dada ? m?quina ou ao Homem?

? Quem sobrevive ao iminente progresso tecnol?gico acelerado?

? Em que n?vel o filme aborda a mecaniza??o do humano?

? Qual ? a rela??o entre tecnologia e viol?ncia?

A partir destas ques?es o Professor pode montar o mural interativo, anteriormente explicado, ou pode criar um espa?o/tempo para que outras pessoas possam debater quest?es de ordem e progresso atrav?s de encontros, palestras, entrevistas, que dever?o ser organizadas pelos alunos.

REFER?NCIAS

http://www.brasilescola.com/sociologia/positivismo.htm

http://pt.wikipedia.org/wiki/Bandeira_do_Brasil

Recursos Complementares

Avaliação

Estimule e avalie a capacidade criativa e de reprodu??o do conhecimento atrav?s dos cartazes.