Andr?a Marques Le?o Doescher e Erwin Doescher
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Educa??o de Jovens e Adultos - 2? ciclo | L?ngua Estrangeira | Compreens?o escrita |
Educa??o de Jovens e Adultos - 2? ciclo | L?ngua Estrangeira | Escrita e produ??o oral |
Ensino Fundamental Final | L?ngua Estrangeira | Organiza??o textual |
Ensino Fundamental Final | L?ngua Estrangeira | Textos orais com marcas entonacionais e pron?ncia |
Ensino M?dio | L?ngua Estrangeira | Compet?ncia pluricultural: l?ngua como meio de acesso ?s manifesta??es culturais |
Ensino M?dio | L?ngua Estrangeira | Compreens?o leitora |
Ensino M?dio | L?ngua Estrangeira | Produ??o escrita |
Ensino M?dio | L?ngua Estrangeira | Produ??o oral |
Com estas aulas o aluno poder? desenvolver estrat?gias de leitura e a oralidade ao elaborarem uma apresenta??o referente ao tema drogas e seus efeitos no corpo humano.
? interessante que os alunos j? estejam familiarizados com as estrat?gias de leitura em L?ngua Inglesa.
As estrat?gias utilizadas ser?o:
- Aula interativa;
- Uso do Laborat?rio de Inform?tica.
Motiva??o
Estando os alunos no Laborat?rio de Inform?tica, para dar in?cio as discuss?es do tema destas aulas ? drogas, os alunos em duplas ir?o ler e debater as informa??es propostas sobre o tema no site ?Antidrogas? (Fig. 1).
RECURSO
Site Antidrogas
http://www.antidrogas.com.br/oquedrogas.php
Figura 1 ? Imagem do Recurso
Ap?s a explora??o do recurso pelos alunos, o professor questionar? os alunos sobre o tema da anima??o ? drogas ? promovendo um pequeno debate inicial em Ingl?s ou em Portugu?s, com base nas seguintes quest?es norteadoras:
1. What do you know about drugs? / O que voc? sabe sobre drogas?
2. What are some dangerous drugs? / Quais s?o algumas das drogas perigosas?
3. What drugs are addicting? / Quais drogas s?o viciantes?
ATIVIDADE 1
Dando seq??ncia, neste momento o professor dever? propor que em grupos de tr?s a quatro integrantes os alunos pesquisem, em Ingl?s, sobre o tema drogas, criando apresenta??es na forma de slides sobre o tema, utilizando o software Power Point. Para a pesquisa sugerimos os seguintes t?picos:
? What is a drug? / O que ? uma droga?
? Drugs and the law / Drogas e a lei
? Drugs and you / Drogas e voc?
? Examples of drugs of abuse / Exemplos de drogas viciantes
? Effects of drugs to the human body / Efeitos das drogas no corpo humano
? Drugs and health / drogas e sa?de
? Drugs and behavior / drogas e comportamento
Para a pesquisa, sugerimos os seguintes sites (Fig. 2):
RECURSO
Sites para Pesquisa
1. http://www.abpischools.org.uk/res/coResourceImport/resources04/drugs/index.cfm
2. http://learn.genetics.utah.edu/content/addiction/
3. http://www.bbc.co.uk/health/conditions/mental_health/drugs_use.shtml
4. http://kidshealth.org/teen/drug_alcohol/
5. http://www.drugabuse.gov/ScienceofAddiction/
6. http://www.public.coe.edu/~mbaker/baker/drugs/d&b.htm
7. http://www.homedrugtestingkit.com/drug_info.html
8. http://passyourdrugtest.com/timetable.htm
Figura 2 - Imagem do Site genetics.utah.edu
Durante a atividade, o professor dever? passar pelas duplas, orientando os alunos na pesquisa dos t?picos, para que anotem as informa??es relevantes que encontrarem, exercitando a estrat?gia de leitura scanning, que se refere a busca de informa??es espec?ficas no texto, a partir da an?lise das palavras-chave que nele encontram, relacionadas ?s quest?es propostas. Os alunos poder?o tamb?m sel ecionar imagens que considerarem relevantes neste momento.
Ap?s as pesquisas ? importante uma breve discuss?o sobre o tema, de forma a socializar as informa??es entre todos, e tamb?m para que o professor possa corrigir concep??es err?neas, que porventura ainda existam.
ATIVIDADE 2
Como continuidade da atividade anterior, o professor propor? que as duplas organizem as informa??es encontradas na pesquisa, criando uma apresenta??o na forma de slides (Power Point) a ser exibida posteriormente para a turma.
Maiores detalhes sobre como utilizar o Power Point para criar apresenta??es podem ser encontradas em (Fig. 3)
RECURSO
Power Point
http://www.slideshare.net/dimmisue/aprender-a-fazer-slides-com-o-power-point
Figura 3 ? Imagem do Recurso
Os textos poder?o ser curtos, mas dever?o conter informa??es relevantes sobre os t?picos pesquisados na atividade anterior. Neste momento, o professor orientar? as duplas quanto ? organiza??o do texto. Dicion?rios em ingl?s-portugu?s poder?o ser usados neste momento.
O objetivo da cria??o da apresenta??o ? desenvolver a oralidade dos alunos, pois ela dever? ser apresentada posteriormente para a turma em Ingl?s ou em Portugu?s. Tamb?m ? um meio para que possam ampliar sua perspectiva acerca do tema, a partir do contraste de opini?es com os outros membros do grupo e da turma.
ATIVIDADE 3
Os grupos apresentar?o para a turma, preferencialmente em Ingl?s, os slides que produziram, ou seja, as informa??es que coletaram sobre o tema.
Ao final deste momento, para encerrar as atividades destas aulas, o professor promover? um debate em aula aberta (Fig. 4) em Ingl?s ou em Portugu?s com base na seguintes quest?es norteadoras:
1. Should drugs use be legalized? / O uso de drogas deve ser legalizado?
2. What is the difference between drugs and remedies? / O que diferencia drogas de rem?dios?
3. How can drugs affect health? / Como as drogas afetam a sa?de?
4. What are drugs? psychological effects? / Quais os efeitos psicol?gicos das drogas?
5. Should drugs be legalized? Why? / As drogas devem ser legalizadas? Por qu??
Figura 4 ? Alunos debatendo em aula aberta
Fonte: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/7380/imagens/alunos_debate.jpg Acesso em: 04 de novembro de 2009.
Sugest?es
1. Entrevistar pessoas da comunidade sobre o que pensam sobre o tema drogas, elaborando v?deos a serem apresentados na escola e postados no Youtube.
2. Em colabora??o com o professor de Biologia ou Ci?ncias promover palestras sobre o tema drogas.
1. Dicion?rio portugu?s-ingl?s
Recurso
Dictionary. com - http://portaldoprofessor.mec.gov.br/link.html?pagina=1&tamanhoPagina=25&categoria=3&outrosPaises=false
2. Aula "DROGAS: T? fora!" publicada no Portal do Professor
Recurso
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=9742
O professor dever? avaliar, durante o processo, se o aluno foi capaz de utilizar as estrat?gias adequadas para a leitura e cria??o dos textos em Ingl?s e Portugu?s, internalizando (aprendendo) vocabul?rio relativo ao tema.