Portal do Professor

Início do Conteúdo

Thanksgiving Day ? o Dia de A??o de Gra?as!!

Autor e Co-autor(es)

Juliana Maria Cristiano Gense imagem do usuário

SAO PAULO - SP Universidade Estadual Paulista J?lio de Mesquita Filho

Andr?a Marques Le?o Doescher e Erwin Doescher

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educa??o de Jovens e Adultos - 2? ciclo L?ngua Estrangeira Compreens?o escrita
Educa??o de Jovens e Adultos - 2? ciclo L?ngua Estrangeira Escrita e produ??o oral
Ensino Fundamental Final L?ngua Estrangeira Grau de formalidade na escrita e na fala
Ensino Fundamental Final L?ngua Estrangeira Organiza??o textual
Ensino M?dio L?ngua Estrangeira Compet?ncia comunicativa: componentes lingu?sticos, sociolingu?sticos e pragm?ticos
Ensino M?dio L?ngua Estrangeira Compet?ncia pluricultural: l?ngua como meio de acesso ?s manifesta??es culturais
Ensino M?dio L?ngua Estrangeira Compreens?o leitora
Ensino M?dio L?ngua Estrangeira Produ??o escrita

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

Com estas aulas o aluno poder? aprender sobre a celebra??o do dia de A??o de Gra?as nos Estados Unidos a partir da leitura de um texto e elabora??o de cartazes.

Duração das atividades

Aproximadamente 100 minutos; duas (2) aulas.

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

? interessante que os alunos j? estejam familiarizados com as estrat?gias de leitura em L?ngua Inglesa.

Estratégias e recursos da aula

As estrat?gias utilizadas ser?o:
- Aula interativa;
- Uso do Laborat?rio de Inform?tica.

Motiva??o

Para dar in?cio as discuss?es do tema destas aulas o professor dever? propor aos alunos, em aula aberta, as seguintes quest?es:

1. Do you know what Thanksgiving is? / Voc? sabe o que ? o Thanksgiving (Dia de A??o de Gra?as)?
2. Where is it celebrated? / Onde ele ? celebrado?
3. How is it celebrated? Why? / Como ele ? celebrado? Por qu??
4. What do people thank for in this date? / As pessoas agradecem pelo que nesta data?
5. Are you thankful for something? What? / Voc? ? agradecido por alguma coisa? O qu??

Na sequ?ncia, os alunos assistir?o ao v?deo ?What Are you Thankful For- GREAT VIDEO? que tem a dura??o de aproximadamente dois minutos (Fig. 1).

RECURSO
V?deo ?What Are you Thankful For- GREAT VIDEO?

http://www.youtube.com/watch?v=fQ0xvnUw3YM&feature=related

V?deo Thanksgiving

Figura 1 ? Imagem do Recurso

Observa??o: o v?deo poder? ser baixado e salvo em DVD para exibi??o em aparelho apropriado para todos os alunos ao mesmo tempo!

Ao final deste momento, ap?s exibir o v?deo, o professor dever? instigar e questionar os alunos sobre qual o assunto tratado (o Thanksgiving Day) e se sabem algo sobre este feriado comemorado nos Estados Unidos.

ATIVIDADE 1

Dando seq??ncia, neste momento, o professor dever? propor a leitura do texto postado (Recurso) sobre o Thanksgiving (Dia de A??o de Gra?as), escolhendo, entre duas palavras, apresentadas em it?lico nas frases do texto, qual seria a melhor para complet?-lo considerando sua organiza??o l?gica e seu significado.

Tal texto trata de forma resumida sobre a celebra??o deste feriado americano.

RECURSO
Texto Thanksgiving

Activity: Delete the wrong word in each of the pairs of italics.

Thanksgiving is a very American holiday. It is also calling / called Thanksgiving Day. It is celebrated on the fourth Thursday in November every year. It used to / used be a religious holiday to give thanks to God. There are two versions of the original / origins of this holiday. One is thanks for the early settlers arriving in America safely / safe. On December the 4th, 1619, a group of English pioneers arrived at a place called Berkeley Hundred, in Virginia. The group made / did a promise that the day of their / there arrival should be a "day of thanksgiving" to God. The second version / vision is the thanks given to Native Americans for teaching the pilgrims how to catch eels and grow corn in Plymouth, Massachusetts. In 1941, President Roosevelt made / gave Thanksgiving a federal holiday.

The main eventful / event of any Thanksgiving is the Thanksgiving dinner. It is traditional to have baked or roasted turkey. This is usually / usual accompanied with mashed potatoes, sweet potatoes, fell / fall vegetables, cranberry sauce, and gravy. Pumpkin pie is the most commonly eaten / eating dessert. The Thanksgiving holiday weekend is one of the busiest times of the year from / for traveling. It is a four-day or five-day weekend vacation for most schools and colleges, and many businesses and government workers get three or four days over / off. Thanksgiving is also the unofficial signal for Christmas preparations to beginning / begin. Once Thanksgiving finishes, stores fill their shelves with Christmas goods. It is also a bad time to be a / in turkey.

Adaptado de: http://www.eslholidaylessons.com/11/thanksgiving.html Acesso em: 06 de dezembro de 2009.

Durante a atividade, o professor dever? passar pelos alunos, orientando quanto ao uso adequado do dicion?rio Ingl?s-Portugu?s para definirem a palavra dos pares que consideram adequadas nas frases a serem usadas. Por exemplo, no in?cio do texto temos: ?Thanksgiving is a very American holiday. It is also calling / called Thanksgiving Day.? O par de palavras pelas quais os alunos podem optar ? calling / called. Para que o texto fique coerente a palavra a ser escolhida ? ?called? pois ?calling? significa ?chamando? e ?called? significa ?chamado? (Thanksgiving ? um feriado bem americano. Ele tamb?m ? chamado de Thanksgiving Day). O aluno deve ser capaz de compreender o significado da palavra considerando seu uso dentro do contexto (texto com o tema Thanksgiving Day), n?o apenas consultar o dicion?rio aleatoriamente.

Ao final, o professor solicitar? que os alunos que se sintam ? vontade se dirijam at? a lousa e coloquem as palavras que escolheram, explicando para a turma o porqu? tal palavra seria adequada. Tal proposta visa refor?ar a aprendizagem do vocabul?rio proposto.

ATIVIDADE 2

Como continuidade da atividade anterior, o professor propor? que em duplas, os alunos pesquisem na Internet sobre o Thanksgiving Day, elaborando, ao final desta, cartazes informativos em Ingl?s sobre a referida data. Tais cartazes ser?o postados nos murais da escola. Para a pesquisa sugerimos os seguintes sites (Fig. 2):

RECURSO
Sites para a Pesquisa

http://en.wikipedia.org/wiki/Thanksgiving
http://www.history.com/content/thanksgiving
http://wilstar.com/holidays/thankstr.htm


Thanksgiving site

Figura 2 ? Imagem do Recurso

Ap?s a pesquisa, e antes da elabora??o dos cartazes, o professor dever? promover uma discuss?o para socializar informa??es e corrigir conceitos err?neos. O professor dever? contemplar na discuss?o a quest?o do que ela mobiliza nas pessoas - valores como amizade e respeito, por exemplo, solicitando que nos cartazes os alunos citem pelo menos tr?s coisas pelas quais agradecem e por qu?. O objetivo ? promover valores positivos nos alunos tendo em vista a crescente viol?ncia nas escolas e nas comunidades. Al?m disso, dever? questionar os alunos sobre como seria comemorar esta data no Brasil, o que eles pensam disso, se h? alguma data comemorativa semelhante a esta em nosso pa?s. Feito isto, d? prosseguimento aos cartazes.

Continuando, o professor orientar? as duplas quanto ? organiza??o do texto. Dicion?rios em ingl?s-portugu?s poder?o ser usados. Os t?picos a serem contemplados nos cartazes s?o:

? Origens do Thanksgiving
? Como ? celebrado principalmente nos Estados Unidos
? Receitas de pratos consumidos na data que s?o mais famosas
? Usando a express?o ?I am/We are thankful for. Eu sou/nos somos gratos por...? citar no cartaz pelo menos tr?s coisas pelas quais se agradece.

ATIVIDADE 3

Ao final da cria??o dos cartazes estes ser?o apresentados oralmente para a turma e colados nos murais da escola.

Sugest?es

1. Pesquisar, em colabora??o com o professor de Hist?ria e Filosofia, se o Thanksgiving ? celebrado no Brasil, como e por qu?.

Recursos Complementares

Avaliação

O professor dever? avaliar, durante o processo, se o aluno foi capaz de utilizar as estrat?gias adequadas para a leitura e cria??o dos textos em Ingl?s, internalizando (aprendendo) vocabul?rio relativo ao tema e utilizando-o na elabora??o dos cartazes.