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Barb?rie/Viol?ncia

Autor e Co-autor(es)

Adriana Monferrari Amorim imagem do usuário

JUIZ DE FORA - MG COL DE APLICACAO JOAO XXIII

Oswaldo Jos? Bueno ALves da Silva

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino M?dio Sociologia Estudo das sociedades humanas

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

A rela??o entre o primitivismo b?rbaro e a viol?ncia atual

Duração das atividades

03 aulas de 50 minutos

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Diversidade cultural entre os ingleses, norte-americanos e latino-americanos

Estratégias e recursos da aula

 

PARA FAZER PENSAR:

Discurso de Abertura do XVI F?rum da Liberdade ? Resumo

Felipe Dreyer de Avila Pozzebon ? Presidente do Instituto de Estudos Empresariais (IEE)

O XVI F?rum da Liberdade, aberto com o discurso do Presidente do Instituto de Estudos Empresariais, teve como tema ?Civiliza??o ou Barb?rie: em que mundo vamos viver??, e se prop?s a discutir a quest?o da seguran?a e das diversas formas de manifesta??o da viol?ncia no Estado do RS, no Brasil e no mundo. Essa discuss?o, como tradicionalmente ocorre no F?rum da Liberdade, foi realizada atrav?s de um debate aberto, franco e sem preconceitos, preocupado com o avan?o dos direitos e garantias individuais, e apto a propiciar que seus participantes, a partir desse debate, sejam capazes de formular seus pr?prios conceitos e elaborar suas pr?prias conclus?es.

Iniciando a abordagem dos diversos aspectos relacionados ao tema do evento, foi destacado que a popula??o mundial, em sua quase totalidade, espera uma solu??o pac?fica e negociada para os muitas vezes distantes interesses que separam as na??es. Almeja-se que prevale?a entre os povos o di?logo e a toler?ncia, sem abrir m?o do bem maior de qualquer na??o: a liberdade. Inobstante, em muitos casos, ao inv?s da ?negocia??o?, que caracteriza as sociedades civilizadas e democr?ticas, continua-se lan?ando m?o de conflitos armados e do terrorismo, atitudes que mais aproximam os homens da irracionalidade dos animais. Todos os pa?ses envolvidos num cen?rio de confronto ter?o grandes baixas a serem registradas, sejam elas econ?micas, pol?ticas ou sociais, sendo a mais relevante delas, a vida.

Foi ressaltado pelo Presidente do IEE, entre outros aspectos, o problem?tico e complexo cen?rio brasileiro no tocante ? viol?ncia. Sendo um problema transdisciplinar, em sua origem encontram-se causas econ?micas, pol?ticas e sociais, sendo que aqueles que procurarem a origem desse problema em apenas uma dessas nascentes, certamente estar? fadado a muito pouco fazer para seu eficaz enfrentamento.

No Brasil, vive-se um estado de guerra n?o declarada, tendo de um lado a popula??o amedrontada com a escalada da viol?ncia e ref?m de sua pr?pria inseguran?a e, de outro, os criminosos militarmente organizados e regiamente armados, beneficiando-se das limita??es estatais na ?rea da seguran?a, traduzidas nas dificuldades do poder p?blico em frear esse movimento ascendente. No que diz respeito ao terrorismo, j? se tem a vers?o brasileira. Se assim n?o for, como chamar a a??o do crime organizado que, sob o imp?rio do medo, ordena toques de recolher a bairros inteiros e afronta os poderes constitu?dos? Como chamar a a??o do crime organizado que, atentando aos princ?pios democr?ticos, est? matando integrantes do Poder Judici?rio? O resultado desses fen?menos tem a popula??o brasileira como v?tima, pagando com sua liberdade e sua vida a conta pelas limita??es estatais na ?rea da seguran?a.

Das autoridades p?blicas espera-se respostas operativas e urgentes. O Brasil necessita, imediatamente, de uma nova proposta de seguran?a p?blica, condizente com o atual est?gio de desenvolvimento e organiza??o da viol?ncia e criminalidade. A atividade criminosa n?o deve mais ser visualizada como uma atitude irracional. Ao contr?rio, o criminoso, cada vez mais, ? levado a agir por um impulso de racionalidade, no qual s?o ponderados: os benef?cios advindos da pr?tica criminosa, bem como a probabilidade de ser capturado, condenado e cumprir a pena imposta. O baixo n?mero de delinq?entes capturados, assim como a pequena parcela deles que, efetivamente, cumpre as san??es impostas pelo Poder Judici?rio, em obedi?ncia ?s normas da Lei de Execu??o Penal, alimentam o f?cil e rent?vel caminho da criminalidade. Dessa forma, desejando o Governo desincentivar a atividade criminosa, dever? torn?-la cada vez mais custosa e menos rent?vel.

Ao Estado e a cada set or da sociedade cabe uma importa nte parcela de contri bui??o, sendo o somat?rio de todos esses esfor?os a ?nica alternativa realmente vi?vel para combater, de forma eficaz, os problemas que, nesse momento, afligem a humanidade.

A grave crise pela qual o Brasil passa na ?rea da seguran?a, asseverou o Presidente do IEE, est? a exigir uma maior integra??o entre Uni?o e Estados. Entretanto, o aumento da viol?ncia e a quantidade de vidas perdidas n?o permitem espera. A sociedade necessita de a??es imediatas e de resultados pr?ticos, capazes de lhes devolver a seguran?a perdida ao longo dos anos, sendo citado como exemplo desse trabalho conjunto, a implanta??o da Ag?ncia Regional da Secretaria Nacional de Seguran?a P?blica, colocando o Estado do RS na vanguarda das a??es de preven??o e combate ? criminalidade. Por mais incongruente que possa parecer, a pesada carga tribut?ria suportada pelo cidad?o brasileiro n?o lhe garante, em contrapartida, seguran?a com a efetividade necess?ria, dever b?sico de qualquer Estado civilizado.

Por fim, o Presidente do Instituto de Estudos Empresariais destacou a necessidade de ser devolvido ? sociedade ga?cha o seu mais caro e estimado patrim?nio: a liberdade. Ressaltou, veementemente, que o Rio Grande do Sul jamais ser? um Estado produtivo, que percorra o caminho do desenvolvimento, se n?o tiver seguran?a, se a viol?ncia n?o for definitivamente combatida, se as propriedades n?o forem respeitadas e se as liberdades individuais n?o forem garantidas.

PROBLEMATIZANDO

Repasse para os alunos o texto sobre barb?rie e viol?ncia encontrado no endere?o:

http://resistir.info/mreview/barbarie.html

? O que ? viol?ncia?

? O que ? liberdade

? Se n?o existisse a propriedade privada, existiria desrespeito ? liberdade individual?

? Se n?o existisse disputa por fronteira/territ?rio ou por riquezas naturais, existiria guerra entre na??es?

? Onde surge a viol?ncia?

? Como acabar com a viol?ncia?

? Qual ? a necessidade da concorr?ncia?

? Qual ? o problema da coopera??o?

ATIVIDADE

Fa?a a exibi??o do filme "Gangues de Nova York" e inicie um debate sobre a importa??o da viol?ncia norte-americana pelos brasileiros. Os modelos de viol?ncia que remontam ? barb?rie da ?poca da coloniza??o inglesa nos Estados Unidos.

? o que n?o mudou no comportamento norte-americano?

? o que o Brasil importa de viol?ncia dos EUA?

? explique o ciclo poder/pol?tica/viol?ncia/poder...

REFER?NCIA

http://www.revistaleader.com.br/leader/edicao_37/editorial.asp

http://www.dailyinfo.co.uk/images/cinema/gangs-of-new-york.jpg

Recursos Complementares

Avaliação

Utilize os m?todos e recursos da avalia??o Armstrong, para trabalhar o tema Barb?rie/viol?ncia, dispon?vel no link:

http://eduep.uepb.edu.br/rbct/sumarios/pdf/inteligencias_multiplas.pdf

Para adquirir o livro: http://www.relativa.com.br/livros_template.asp?codigo_produto=35357

                               http://www.traca.com.br/livro/310047/inteligencias-multiplas-na-sala-de-aula-2-ed