Portal do Professor

Início do Conteúdo

CONHECENDO O BAIRRO

Autor e Co-autor(es)

Elba Rosa Cavalcante de Vasconcelos imagem do usuário

NATAL - RN NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI

Maria da Concei??o de Oliveira Andrade

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Geografia Lugar e paisagem
Ensino Fundamental Inicial Hist?ria Organiza??o hist?rica e temporal
Ensino Fundamental Inicial Hist?ria Organiza??es e lutas de grupos sociais e ?tnicos
Ensino Fundamental Inicial Geografia Transformando a natureza: diferentes paisagens

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

Conhecer o bairro onde mora.

Perceber o bairro como uma parte da cidade.

Conhecer o seu endere?o.

Duração das atividades

1 aula com dura??o de 50 minutos cada atividade.

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Moradia. Endere?o.

Estratégias e recursos da aula

1? Momento

O(A) professor(a) faz um levantamento com as crian?as dos bairros onde elas moram, inicia uma conversa questionando:

Como ? o nome do bairro em que voc? mora?

Como ? o bairro em que voc? mora?

O que tem no bairro (casas, supermercados, f?bricas, lojas, Shopping center, feira livre, escolas)?

Enquanto as crian?as falam sobre o bairro o(a) professor(a) anota na cartolina. Depois o(a) professor(a) analisa com as crian?as as informa??es que anotou, fazendo o levantamento de quantas crian?as moram no mesmo bairro. Em seguida, o(a) professor(a) sugere que cada crian?a desenhe o seu bairro. Para o desenho, o(a) professor(a) dever? orientar as crian?as a tomarem como refer?ncia os lugares que conhecem e ficam pr?ximos a sua rua/casa. Exponha os desenhos.

Material necess?rio: papel ofic?o, cartolina, l?pis grafite, hidrocor, giz de cera e cartolina colorsete para fazer a moldura.

Como atividade de casa o professor prop?e que a crian?a fa?a um passeio com algum parente no seu bairro, ou ruas pr?ximas a rua em que  mora ou se poss?vel entrevistar um morador antigo do bairro.

2? momento

No diaseguinte, as crian?as ir?o socializar as informa??es que pesquisaram, durante a troca de informa??es, o(a) professor (a) prop?e a compara??o a partir das informa??es e imagens que os alunos apresentarem, apontando as diferen?as e semelhan?as entre os bairros. Depois as crian?as fazem uma lista no caderno de elementos o que comp?e  o bairro: casas, supermercados, mercadinhos, farm?cias, escolas, pra?as, hospitais, lojas, etc. O professor, faz uma apresenta??o com fotos dos bairros da cidade, e tece coment?rios, por exemplo, acerca da funda??o do bairro, monumentos, feiras livres, etc.

 

Fonte:http://www.santoamaroonline.com.br/fotos/estacaomorumbi2001set.htm

undefined

Fonte: http://www.skyscrapercity.com/showthread.php?t=414468

3? momento

O professor dever? ajudar as crian?as a localizar o bairro onde mora. Ele pode usar o mapa da cidade ou fazer uma pesquisa no Google Earth, na internet.  Depois desse momento o professor orienta os alunos a confeccionar uma maquete representativa de um bairro a partir das informa??es pesquisadas. Inicialmente, o(a) professor(a) lista com as crian?as o que vai ter nesse bairro (casas, supermercados, f?bricas, lojas, Shopping center, feira livre, escolas), divide as equipes e a parte do bairro que elas ir?o representar. Para fazer a maquete as crian?as poder?o usar: caixas de tamanhos diversos,  desenhos, imagems de lugares da cidade/bairro recortadas de revistas e jornais locais, miniatura de objetos, blocos de montar, palitos, papel crepom etc.

Recursos Complementares


Avaliação

Avalia:

O envolvimento das crian?as na execus?o do trabalho.

O Relato de fatos relacionadaos ao bairro em que mora, pontos de refer?ncia.