Maria da Concei??o de Oliveira Andrade
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Geografia | Lugar e paisagem |
Ensino Fundamental Inicial | Hist?ria | Organiza??o hist?rica e temporal |
Ensino Fundamental Inicial | Hist?ria | Organiza??es e lutas de grupos sociais e ?tnicos |
Ensino Fundamental Inicial | Geografia | Transformando a natureza: diferentes paisagens |
Conhecer o bairro onde mora.
Perceber o bairro como uma parte da cidade.
Conhecer o seu endere?o.
Moradia. Endere?o.
O(A) professor(a) faz um levantamento com as crian?as dos bairros onde elas moram, inicia uma conversa questionando:
Como ? o nome do bairro em que voc? mora?
Como ? o bairro em que voc? mora?
O que tem no bairro (casas, supermercados, f?bricas, lojas, Shopping center, feira livre, escolas)?
Enquanto as crian?as falam sobre o bairro o(a) professor(a) anota na cartolina. Depois o(a) professor(a) analisa com as crian?as as informa??es que anotou, fazendo o levantamento de quantas crian?as moram no mesmo bairro. Em seguida, o(a) professor(a) sugere que cada crian?a desenhe o seu bairro. Para o desenho, o(a) professor(a) dever? orientar as crian?as a tomarem como refer?ncia os lugares que conhecem e ficam pr?ximos a sua rua/casa. Exponha os desenhos.
Material necess?rio: papel ofic?o, cartolina, l?pis grafite, hidrocor, giz de cera e cartolina colorsete para fazer a moldura.
Como atividade de casa o professor prop?e que a crian?a fa?a um passeio com algum parente no seu bairro, ou ruas pr?ximas a rua em que mora ou se poss?vel entrevistar um morador antigo do bairro.
No diaseguinte, as crian?as ir?o socializar as informa??es que pesquisaram, durante a troca de informa??es, o(a) professor (a) prop?e a compara??o a partir das informa??es e imagens que os alunos apresentarem, apontando as diferen?as e semelhan?as entre os bairros. Depois as crian?as fazem uma lista no caderno de elementos o que comp?e o bairro: casas, supermercados, mercadinhos, farm?cias, escolas, pra?as, hospitais, lojas, etc. O professor, faz uma apresenta??o com fotos dos bairros da cidade, e tece coment?rios, por exemplo, acerca da funda??o do bairro, monumentos, feiras livres, etc.
Fonte:http://www.santoamaroonline.com.br/fotos/estacaomorumbi2001set.htm
Fonte: http://www.skyscrapercity.com/showthread.php?t=414468
O professor dever? ajudar as crian?as a localizar o bairro onde mora. Ele pode usar o mapa da cidade ou fazer uma pesquisa no Google Earth, na internet. Depois desse momento o professor orienta os alunos a confeccionar uma maquete representativa de um bairro a partir das informa??es pesquisadas. Inicialmente, o(a) professor(a) lista com as crian?as o que vai ter nesse bairro (casas, supermercados, f?bricas, lojas, Shopping center, feira livre, escolas), divide as equipes e a parte do bairro que elas ir?o representar. Para fazer a maquete as crian?as poder?o usar: caixas de tamanhos diversos, desenhos, imagems de lugares da cidade/bairro recortadas de revistas e jornais locais, miniatura de objetos, blocos de montar, palitos, papel crepom etc.
Avalia:
O envolvimento das crian?as na execus?o do trabalho.
O Relato de fatos relacionadaos ao bairro em que mora, pontos de refer?ncia.