Portal do Professor

Início do Conteúdo

Pintura texturizada

Autor e Co-autor(es)

Elba Rosa Cavalcante de Vasconcelos imagem do usuário

NATAL - RN NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI

Maria da Conceição de Oliveira Andrade

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educação Infantil Arte Visual O fazer artístico

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

Conhecer as obras de Henri Matisse.

Aprender a técnica de pintura texturizada

Duração das atividades

1 aula com duração de 50 minutos cada atividade.

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Pintura.

Estratégias e recursos da aula

 Atividade 1 - Apreciando obras de Henri Matisse

 

Segundo alguns historiadores o pintor Henri Matisse foi o primeiro artista a utilizar  colagem, texturas  em suas produções artísticas. Sugerimos que a professora apresente algumas obras do pintor Henri Matisse para sua turma.

Converse com as crianças sobre a história de vida do pintor, por exemplo, onde nasceu, com quantos anos começou a pintar, o que ele gosta de pintar, etc.

Sugestão de link para pesquisar informações sobre a vida de Henri Matisse:

Fonte: Exposição: Henri Matisse na Pinacoteca paulistana - Edição 2128 ...

BIOGRAFIA

http://mestres.folha.com.br/pintores/08/

Atividade 2 - Pintura texturizada

Explique para as crianças como realizar a técnica da pintura texturizada.

MATERIAL NECESSÁRIO

1-      Uma folha de papel de seda para cada aluno.

2-     Um retângulo de cartolina guache, papel cartão ou reaproveitar caixas usadas e cortar no tamanho de papel A4 .

3-      Pincel macio.

4-     Tintas guache de várias cores.

5-     Cola.

6-     Lápis grafite.

7-Deposito com água, retalhos de tecido para enxugar os pincéis.

MODO DE FAZER

1-Primeiro amassar a folha de papel de seda bem amassada formando uma bol.

 2-  Em seguida, passar cola com o pincel em toda folha da cartolina guache ou cartão.

3- Desamassar o papel de seda com cuidado para não rasgar,  lentamente  ir colocando o papel de seda estirando-o sobre a folha de guache já com cola, tendo o cuidado de pressionar devagar sem esticar  e  recobrindo toda a cartolina, após essa etapa deixe secar .

4-Desenhar o motivo que se deseja pintar com lápis grafite de forma bem leve para não perfurar o papel.

5-Realizar a pintura do motivo  desenhado, tendo o cuidado de não passar o pincel várias vezes no mesmo lugar.

Lembrete 

Orientar os alunos sempre mudarem a cor da tinta  lavar e enxugar os pincéis. Assim, não mancha a próxima etapa da pintura.

Atividade 3 - Releitura

Proponha a releitura de uma obra de Henri Matisse por  meio da pintura texturizada. Exponha os trabalhos das crianças no mural da escola.

Recursos Complementares

Avaliação

A avaliação deve ser diária, logo que terminar a atividade o professor observará:

  • o envolvimento do grupo na atividade;
  • se expressam sentimentos e emoções ao apreciar as obras de arte;
  • as relações estabelecidas com os elementos da obra do autor.