Portal do Professor

Início do Conteúdo

PRODUZINDO PAINÉIS PARA A CAPANHA.

Autor e Co-autor(es)

Luzia Luzinete Pereira imagem do usuário

NATAL - RN NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI

Raimunda Porfírio

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Meio Ambiente Sociedade e meio ambiente

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

Com esta aula, o aluno poderá aprender a:

  • dar importância à preservação da água;
  • como se produz painéis.

Duração das atividades

Duas aulas com duração entre 20 a 30 minutos.

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

  • Conceito de meio ambiente;
  • A relação entre a manutenção da vida na Terra com a preservação da água.

Estratégias e recursos da aula

Atividade 1 - Escolhendo o material para a produção dos painéis.

1º Momento

Reunindo a turma, o professor proporá a seguinte atividade: escolha do material para a produção dos painéis para uma campanha de preservação da água. O material coletado (previamente envia-se um bilhete aos pais, explicando sobre a campanha e pedindo-lhes que colaborem com a mesma por meio de envio de material sobre o assunto, será disposto e as crianças, em dupla, escolherão aquilo que mais lhes chama atenção para se produzir um painel com a finalidade já comentada.

2º Momento

Uma vez devidamente selecionado o material, o professor irá, ajudado pelas crianças, montar os painéis. Na montagem dos mesmos, é importante que cada passo seja fruto de uma escola democrática. Tudo, absolutamente tudo, posição das gravuras, palavras e frases utilizadas, local onde os painéis serão fixados devem ser analisados e aprovados pela turma. 

Atividade 2 - Escritura do texto que figurarão ao lado dos painéis.

1º Momento

Com os painéis feitos, o professor pedirá que a turma o ajude a escrever um texto, não muito longo, falando sobre a preservação da água para que ela não se acabe num futuro próximo. O professor poderá começar o texto e, ao longo da sua escritura, ir dando opções para os alunos, a fim de que eles escolham a que julgarem mais apropriada para passar a mensagem ao leitor.

2º Momento

Com todo o material prontinho, todos irão participar do processo de fixação dos painéis na sala de aula. Como já dito, será a turma que irá escolher os locais apropriados. Depois de fixados (painéis e texto), o professor pedirá que todos observem bem o fruto de seu trabalho e relatem sua opinião sincera sobre o que observam.

Recursos Complementares

  • Recortes de revistas, jornais
  • Cola e tesoura
  • Fita adesiva
  • Cartolina
  • Pincel atômico

Avaliação

No fim das aulas, o aluno será avaliado:

  • Pelo seu engajamento na hora de desenvolver as atividades;
  • Pelo entendimento angariado sobre a importância da preservação da água;
  • Por sua capacidade crítica diante do trabalho que ele mesmo ajudou a fazer.