Marco G. B. Burlamaqui
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
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Ensino M?dio | Matem?tica | ?lgebra |
Ensino M?dio | Matem?tica | N?meros e opera??es |
Ensino M?dio | Matem?tica | Tecnologia para a matem?tica |
No laborat?rio de inform?tica (2 aulas)
Professor, para motivar seus alunos apresente situa??es que sejam reais para o dia-a-dia. Por exemplo:
Carl Friedrich Gauss(1777-1855) ? considerado um dos maiores matem?ticos dos s?culo XVIII. Conta-se que, quando crian?a, o professor de sua turma pediu aos alunos que calculassem a soma: 1 + 2 + 3 +4 + ... + 98 + 99 + 100. Para surpresa do professor, Gauss resolveu rapidamente o desafio. Qual ? a resposta?
Professor, d? um tempo para que eles possam pensam um pouco e tentem responder a quest?o. Pe?a a eles que registrem a forma de resolu??o. Em seguida, apresente a eles o v?deo da aula 34 do Novo TeleCurso, caso n?o tenha na escola o mesmo esta dispon?vel no s?tio http://novotelecurso.blogspot.com/2009/03/somando-os-termos-das-progressoes.html.
Professor, caso necessite, existem diversos s?tios que apresentam a parte te?rica, por exemplo:
Professor, para consolidar os conhecimentos adquiridos, pe?a a eles que resolvam alguns exerc?cios do livro did?tico ou elabore uma lista de exerc?cios, alguns modelos est?o dispon?veis em:
Pe?a a eles que registrem em uma folha de papel a resolu??o dos exerc?cios.
Professor, fa?a o download pr?vio de um arquivo de planilha de c?lculo dispon?vel em http://w13.easy-share.com/3928391.html, neste arquivo existem diversas situa??es para resolver e conferir exerc?cios sobre o progress?o aritm?tica. Pe?a aos alunos que confiram as respostas dos exerc?cios na planilha de c?lculo.
Aproveite este momento e pe?a a eles criem alguns exerc?cios para ser utilizado em uma competi??o entre grupos, de no m?ximo quatro alunos, onde cada grupo apresenta um problema outro grupo caso consiga resolv?-lo, continua na competi??o, caso erre, ser? eliminado.
Tutoriais:
A avalia??o (1 aula) poder? ser da seguinte forma: