Portal do Professor

Início do Conteúdo

UMA ?RVORE DE SENTIMENTOS

Autor e Co-autor(es)

Gl?ria Maria de Oliveira imagem do usuário

RIO DE JANEIRO - RJ COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO

Simone de Alencastre Rodrigues Soymara Vieira Emili?o

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Alfabetiza??o Concep??o de alfabetiza??o

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

? Desenvolver a criatividade;
? Refletir sobre a escrita das palavras desconhecidas;
? Ampliar seu repert?rio com novas palavras;
? Expressar seus desejos atrav?s das palavras;
? Expressar seus sentimentos atrav?s das palavras.

Duração das atividades

Uma aula com dura??o de 50 minutos.

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

N?o se faz necess?rio nenhum conhecimento pr?vio para tal atividade.

Estratégias e recursos da aula

Primeiro momento:
A professora distribui uma folha com o texto abaixo reproduzido e faz a leitura para classe.
?rvore de Natal
Muitas hist?rias s?o contadas sobre a origem da ?rvore de Natal, mas tudo indica que sua origem ? tipicamente alem?.
Hoje, ela ? um dos s?mbolos mais expressivos do Natal e as crian?as aguardam ansiosas para ajudar os pais a enfeit?-la com flocos de algod?o, fitas, luzes e bolas coloridas.
Segundo a lenda, a ?rvore ? a representa??o de Jesus, que ? o tronco, e n?s somos os ramos. As bolas e as luzes coloridas representam os frutos por ela produzidos, indicando a nossa caridade e generosidade.

Segundo momento:
Ap?s a leitura, discute oralmente com eles sobre o texto apresentado e pede a turma para pensar em palavras especiais, que nos tragam e que possam representar os frutos desta ?rvore de amor e generosidade.
Professora lembre-se que ? importante que todos os alunos possam ter a oportunidade de expressar-se oralmente.
Terceiro momento:
A professora lista no quadro as palavras que eles forem falando:

                                      AMIZADE, 

                                 FESTA, SORRISO,
                          AMIGOS, ALEGRIA, HARMONIA,

                   CARINHO, ORA??O, PAZ, PROSPERIDADE,

COMPREENS?O, SA?DE, CELEBRA??O, FELICIDADE, CRESCIMENTO,

RENOVA??O, ESPERAN?A, UNI?O, F?, AMOR, PAIX?O, TRANQUILIDADE, VIDA,

                    CONHECIMENTO, RESPEITO, MORADIA,
Terceiro momento:
A professora distribui uma etiqueta retangular para cada aluno e pede para que cada um escolha e escreva nela uma das palavras escritas acima.
Apresenta uma ?rvore, conforme o modelo abaixo e pede para que cada crian?a cole no lugar de seu nome a sua palavra, construindo assim a ?rvore coletiva da classe.

Recursos Complementares

Pap?is, etiquetas, hidrocor, CDs estragados.

Avaliação

Observar a riqueza do vocabul?rio apresentado pelos alunos.
Quais alunos expressam de forma espont?nea seus sentimentos e desejos.
O desenvolvimento quanto ? habilidade de ouvir e falar.
A contribui??o para o enriquecimento do grupo como um todo.