Simone de Alencastre Rodrigues Soymara Vieira Emili?o
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetiza??o | Concep??o de alfabetiza??o |
? Desenvolver a criatividade;
? Refletir sobre a escrita das palavras desconhecidas;
? Ampliar seu repert?rio com novas palavras;
? Expressar seus desejos atrav?s das palavras;
? Expressar seus sentimentos atrav?s das palavras.
N?o se faz necess?rio nenhum conhecimento pr?vio para tal atividade.
Primeiro momento:
A professora distribui uma folha com o texto abaixo reproduzido e faz a leitura para classe.
?rvore de Natal
Muitas hist?rias s?o contadas sobre a origem da ?rvore de Natal, mas tudo indica que sua origem ? tipicamente alem?.
Hoje, ela ? um dos s?mbolos mais expressivos do Natal e as crian?as aguardam ansiosas para ajudar os pais a enfeit?-la com flocos de algod?o, fitas, luzes e bolas coloridas.
Segundo a lenda, a ?rvore ? a representa??o de Jesus, que ? o tronco, e n?s somos os ramos. As bolas e as luzes coloridas representam os frutos por ela produzidos, indicando a nossa caridade e generosidade.
Segundo momento:
Ap?s a leitura, discute oralmente com eles sobre o texto apresentado e pede a turma para pensar em palavras especiais, que nos tragam e que possam representar os frutos desta ?rvore de amor e generosidade.
Professora lembre-se que ? importante que todos os alunos possam ter a oportunidade de expressar-se oralmente.
Terceiro momento:
A professora lista no quadro as palavras que eles forem falando:
AMIZADE,
FESTA, SORRISO,
AMIGOS, ALEGRIA, HARMONIA,
CARINHO, ORA??O, PAZ, PROSPERIDADE,
COMPREENS?O, SA?DE, CELEBRA??O, FELICIDADE, CRESCIMENTO,
RENOVA??O, ESPERAN?A, UNI?O, F?, AMOR, PAIX?O, TRANQUILIDADE, VIDA,
CONHECIMENTO, RESPEITO, MORADIA,
Terceiro momento:
A professora distribui uma etiqueta retangular para cada aluno e pede para que cada um escolha e escreva nela uma das palavras escritas acima.
Apresenta uma ?rvore, conforme o modelo abaixo e pede para que cada crian?a cole no lugar de seu nome a sua palavra, construindo assim a ?rvore coletiva da classe.
Pap?is, etiquetas, hidrocor, CDs estragados.
Observar a riqueza do vocabul?rio apresentado pelos alunos.
Quais alunos expressam de forma espont?nea seus sentimentos e desejos.
O desenvolvimento quanto ? habilidade de ouvir e falar.
A contribui??o para o enriquecimento do grupo como um todo.