Portal do Professor

Início do Conteúdo

MOSAICO DE CREPON EMBOLADO

Autor e Co-autor(es)

Soraia Cristina Cardoso Lelis imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Elizabet Rezende de Faria

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educa??o de Jovens e Adultos - 1? ciclo Estudo da Sociedade e da Natureza Cultura e diversidade cultural
Ensino Fundamental Inicial Artes Arte Visual: Produ??o do aluno em arte visual

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

? Produzir plasticamente uma proposta individual em mosaico com papel crepon, buscando o fazer art?stico contextualizado ? din?mica de relaxamento corporal e mental.

Duração das atividades

?Seis aulas de 50 minutos

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno


? Desenho;
? Colagem;
? No??es b?sicas de mosaico.

Estratégias e recursos da aula

Aula 1
? Programe uma din?mica de modo a favorecer a imagina??o dos alunos para desvelarem elementos gr?ficos variados, voltados ?s quest?es ambientais. Sugest?o:
?Viagem Mental?
Retire as mesas da sala de aula ou busque no ambiente escolar um espa?o onde os alunos possam deitar, fechar os olhos e interiorizar a sua fala. Assim que os alunos estiverem cientes da proposta, solicite o sil?ncio e a postura necess?rios para uma atividade desse n?vel. Coloque um fundo musical suave e inicie:
*Procure esquecer que voc? est? aqui na escola. Feche seus olhos, respire suavemente e deixe-se levar pela minha voz. Sinta seu corpo e busque uma posi??o confort?vel. Procure n?o dormir. Mantenha?se atento ? din?mica, porque ela te conduzir? ? sua pr?xima produ??o pl?stica. Preste aten??o na sua respira??o. Inspire, como se estivesse cheirando uma flor. Expire como se apagasse uma vela. De va ga ri nho!!! De novo, repita: Cheirando a flor... Apagando a vela. Mais uma vez: Cheirando a flor... Apagando a vela. Pois bem, agora que voc? est? relaxado, procure estar atento a si e esque?a onde est?, quem est? ? sua volta e o que estar? fazendo ou pensando o colega do seu lado. Ou?a a m?sica e siga a minha condu??o. Estamos nos aproximando de um lugar desconhecido. Ainda temos uma caminhada por entre sombras de lindas ?rvores. ? nossa esquerda, um riacho refresca esse dia de sol forte e brilhante. A ?gua desse riacho ? l?mpida, transparente. Nas margens dele, h? v?rias esp?cies de plantas... Flores de tantas cores... e borboletas pulam entre elas, como se bailassem com seus deliciosos perfumes. Ouvimos o canto dos p?ssaros... lindos... muitos e coloridos! ? nossa frente, encontramos crian?as brincando felizes e silenciosas. Elas usam fantasias diversas e parecem gostar de viver ali. Pergunto se podemos entrar na brincadeira e elas concordam positivamente. Ali brincamos das mais variadas formas e jogos. Coisas que nunca vimos e nem conhec?amos. Uma del?cia estar ali. De repente, chega algu?m, em um carrossel, distribuindo objetos interessantes e super coloridos. Percebemos que as crian?as que moram ali comem aquilo e ent?o ficamos curiosos para experimentar. Verdadeiras del?cias. Ca?mos na ?gua e brincamos de jogar ?gua para cima. Peixinhos aparecem e acho que querem brincar conosco. ? uma algazarra. Mas ali n?o h? barulho, nem fuma?a, nem gente grande! A alegria ? tanta que nem percebemos que ? hora de voltar. Que pena! Vamos nos despedindo desse tempinho que passamos ali. Voltamos a respirar suavemente. Contamos at? dez: Um, dois, tr?s... dez! Vamos espregui?ando, abrindo os olhos devagarinho... Estamos de volta aqui.

? Converse sobre o sentimento de cada um, socializando as viv?ncias;

? Entregue um papel sulfite e um l?pis e solicite que registrem em croqui, o momento vivenciado, destacando os elementos que mais chamaram aten??o;

? Recolha os croquis para utiliza??o na aula seguinte.


Aula 2
? Socialize na turma os croquis constru?dos na aula anterior;
? Convide os alunos para uma aula no Laborat?rio de Inform?tica, objetivando a cria??o de um Banco de Dados com as imagens de mosaicos;
? Os alunos trabalhar?o em grupos de tr?s, buscando imagens que remetam ? viagem mental feita, ou seja, figuras de aves, animais, c?u, sol, riacho, elementos da natureza, crian?as... Estes dever?o salvar a pesquisa em um CD ou pendrive e entregar ? professora no final da aula.


Aula 3

? Organize, previamente, as imagens selecionadas/pesquisadas pelos alunos e monte um banco de dados para apresenta??o em Power point, de modo a subsidiar o trabalho pl?stico que ser? proposto;

Algumas imagens que poder?o aparecer na pesquisa:

http://images.que barato.com.br/photos/big/5/5/27ED55_1.jpg

http://marlymosaicos.files.wordpress.com/2009/02/painel-gerberas-a1.jpg

http://images.quebarato.com.br/photos/big/C/B/330ACB_6.jpg

? Apresente ? turma o Banco de Dados constru?do com a contribui??o de todos;
? Realize a aprecia??o das imagens, destacando o material usado em cada uma delas e o elemento tema do trabalho. Ex: Flor, animal, paisagem...
? Solicite aos alunos para que observem os croquis elaborados na aula anterior e fa?am um desenho definitivo para ser trabalhado em mosaico, utilizando l?pis de cor e papel sulfite.
? Entregue uma placa de papel?o (papel pinho, papel cart?o ou similar ? qualquer papel mais encorpado) e pe?a que transfiram a imagem desejada (desenho definitivo) para este suporte.


Aulas 4 e 5

? Converse com a turma sobre o que ? mosaico e apresente um conceito para registro no portf?lio individual. Sugest?o:
? Mosaico ? A arte de elaborar padr?es e imagens atrav?s da organiza??o de fragmentos coloridos de vidro, m?rmore e outros materiais adequados, fixando-se a uma base de cimento ou argamassa. Seu primeiro desenvolvimento extensivo deu-se em Roma, na decora??o de pavimentos. Trata-se de t?cnica muito apropriada ao adorno de paredes e ab?bodas, e foi muito empregada nas igrejas crist?s da It?lia e do Imp?rio Bizantino durante toda a Idade M?dia. Como decora??o de exteriores, figura por vezes nas fachadas medievais e de alguns edif?cios modernos. Mais raramente, o mosaico ? usado para compor imagens port?teis ou como incrusta??o em pe?as de mobili?rio e outros objetos, como na arte asteca do M?xico. (CHILVERS, Ian. Dicion?rio Oxford de Arte. 2? ed. ? S?o Paulo: Martins Fontes, 2001, p. 364)

? Disponibilize retalhos de papel crepon em v?rias cores e cola. Os alunos dever?o rasgar e embolar ? fazer bolinhas pequenas, mat?ria prima para a constru??o do mosaico, e aplicar/colar sobre a imagem (desenho no papel?o), cuidando para n?o perder o tra?o, ou seja, respeitando-se os limites da linha e da forma;
? Ressalte a import?ncia de se respeitar o tra?ado na colagem das pecinhas (bolinhas de papel);
? Chame a aten??o para ?Figura e Fundo?.

Aula 6
? Conclus?o e exposi??o da produ??o po?tica-visual dos alunos em mosaico com papel crepon embolado;
? Alguns trabalhos produzidos:

Produ??o po?tica visual em Mosaico com papel crepon
Alunos do 3? Ano ESEBA-UFU
Acervo Soraia Lelis

Recursos Complementares

? Suporte ? Material que serve de base ? o papel para o desenho, a tela para a pintura, etc. (SANTOS, Denise. Orienta??es Did?ticas em Arte Educa??o. Belo Horizonte: C/Arte: FHC/Fumec, 2002. p.92).
? Portf?lio - Portaf?lio, em portugu?s; introduzido na did?tica da aula de arte inicialmente como caderno de arte e/ou dossi? - longe de ser um ?lbum para colar as pr?ticas art?sticas como se v? em algumas escolas. ?Nesse contexto de mudan?as nas concep??es sobre o ensino e a aprendizagem em arte, o portf?lio, retirado do campo da arte, aparece como uma modalidade de avalia??o que come?a a se difundir nos ?mbitos escolar e universit?rio. Abriga um processo de sele??o e ordena??o do desempenho criativo que reflete a trajet?ria de aprendizagem de cada estudante e que, al?m de colocar em evid?ncia o seu percurso e refletir sobre ele, possa contrast?-lo com as finalidades do seu processo e as inten??es educativas e formativa dos docentes a partir do contrato firmado entre as partes quando da apresenta??o da proposta, pois o portf?lio baseia-se na natureza evolutiva do processo de aprendizagem, apresentando-se como algo mais do que uma recompila??o de trabalhos ou materiais colocados numa pasta. ? um percurso, uma trajet?ria, de modo algum, ?nico(a) e solit?rio(a). Para tanto, Fernando Hern?ndez sugere que o portf?lio seja apresentado e negociado no in?cio do per?odo letivo, pois ? uma trajet?ria de reflex?o. ? tamb?m uma forma de avalia??o din?mica realizada pelo pr?prio estudante e que reflete seu desenvolvimento e suas mudan?as atrav?s do tempo. ? de propriedade do estudante, uma forma de refletir sobre a forma??o na a??o, propiciando a integra??o teoria e pr?tica. Sendo assim, o di?logo com o portf?lio ? uma estrat?gia poss?vel para abordar sua avalia??o e esta, um acesso vinculando pesquisa, ensino e processo de aprendizagem, aspectos que poderiam validar a arte e o ensino de arte n?o s? nos meios acad?micos, como deflagrar uma conscientiza??o do seu papel a toda a sociedade brasileira. O presente instrumento pode desvelar uma sintonia entre processo e cria??o pl?stica, entre percurso e metas, entre expectativa e constru??o de repert?rio, entre fazer art?stico e po?tica. Enfim, o portf?lio ? um recurso e um meio atrav?s do qual di?logos se presentificam, autoria, produ??o e media??o se inter-relacionam buscando o prazer est?tico. Ressalta-se algumas palavras-chaves corporificadas nesse processo avaliativo, apresentando-se h?bridas, mescladas, interativas para compor um todo em arte e conhecimento de arte. S?o elas: escolha e saberes, procedimentos e processo, registro e documenta??o, aluno/professor - rela??o. Acredita-se que s?o atitudes que contribuem para a forma??o do ser cr?tico, plural e c?nscio do seu papel de espectador, produtor e fruidor, numa educa??o que talvez falte ao ensino de arte, o fator intercultural, conectando a experi?ncia do cotidiano, a cr?tica social e a express?o criativa?. (LELIS, Soraia Cristina Cardoso. Po?ticas Visuais em constru??o: o fazer art?stico e a educa??o (do) sens?vel no contexto escolar. Disserta??o de Mestrado, Instituto de Artes/UNICAMP/ Maio/2004, p. 60-1).

Avaliação

? Acredita-se que em um processo cont?nuo, as trocas e reflex?es acerca da frui??o e da produ??o art?stica pelo vi?s da Hist?ria da Arte, atribuem m?rito ? produ??o do conhecimento em arte e contribuem para a constru??o do repert?rio e vocabul?rio pl?sticos. Neste sentido, o ensino de arte deve buscar a educa??o est?tica, entendendo a avalia??o em Arte como processual e qualitativa, n?o visando apenas a um resultado final.


Recursos educacionais
Nome                                              Tipo
Aula expositiva                                Te?rica
Aprecia??o de imagem                     Te?rica
Desenho                                         Pr?tica
Constru??o de Mosaico                     Pr?tica