Portal do Professor

Início do Conteúdo

Abaporu de Tarsila

Autor e Co-autor(es)

Maria Núbia Pessoa imagem do usuário

NATAL - RN NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI

Maria da Conceição de Oliveira Andrade

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educação Infantil Arte Visual O fazer artístico

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

  • Apreciar a obra Abaporu de Tarsila do Amaral.
  •  Conhecer os elementos que constitui a obra.
  •  Utilizar diferentes técnicas de pintura.
  • Relatar fatos relativos a vida e obras de Tarsila do Amaral.

Duração das atividades

2 aulas de 40 minutos

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Obras de Tarsila do Amaral. Linhas, formas, cores.

Estratégias e recursos da aula

Apreciação

O professor  apresenta a obra Abaporu da pintora Tarsila do Amaral.

undefined

  Inicia uma apreciação da pintura, conversando com as crianças sobre o que elas estão observando na obra:

  • O que vocês veem na obra Abaporu?
  • Quais as formas que aparecem ?
  • Quais as cores que a pintora usou?
  • Quem vocês imaginam quem é, homem ou mulher?
  • Qual lugar essa obra representa (rua, campo, deserto, cidade)?
  • Para você o que significa Abaporu? Qual será a origem desse nome?

A medida que as crianças vão expressando suas ideias iniciais, o professor registra suas falas. A partir da fala das crianças, o professor interage, levando-as a pensar naquilo que estão vendo.

O professor deverá contextualizar a obra, mostrando sua importância para a história da arte brasileira, contar curiosidades sobre a obra como, por exemplo, que foi um presente para o artista Oswald de Andrade, seu namorado na época.Maiores informações consulte o link abaixo:

Antropofagia

Releitura

Após o diálogo realizado com as crianças sobre a obra Abaporu, a professora orienta-as  para realizar o registro da obra através da pintura. Para a realização da releitura, o professor distribui folha de papel peso 40 A4, tinta guache de cores diversas, pincel, flanela, rolo de espuma, suporte para tinta, lápis grafite, hidrocor, copo com água.

Essa pintura deverá  ser realizada em etapas:

1º - Converse com as crianças como devem organizar no papel o fundo e a imagem do Abaporu, bem como se permanece as cores usadas pela pintora ou se irão utilizar novas cores. Essa conversa ajudará as crianças a organizarem os elementos da obra ao fazer a releitura. Caso alguma criança necessite de orientação mais precisa, o professor sugere que marque com lápis grafite, delimitando a figura fundo. Em seguida, as crianças pintam o fundo da obra.

2º -  No dia seguinte, pinta-se a parte inferior do papel de outra cor. Deixa secar, depois as crianças irão desenhar os elementos que compõe a obra (Abaporu, cacto e sol) utilizando lápis hidrocor.

Recursos Complementares

Avaliação

Observar se a criança:

  • Aprecia a obra Abaporu de Tarsila do Amaral.
  •  Conhece os elementos que constitui a obra.
  • Relata fatos relativos a vida e obras de Tarsila do Amaral.