Maria da Conceição de Oliveira Andrade
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Educação Infantil | Arte Visual | O fazer artístico |
Obras de Tarsila do Amaral. Linhas, formas, cores.
O professor apresenta a obra Abaporu da pintora Tarsila do Amaral.
Inicia uma apreciação da pintura, conversando com as crianças sobre o que elas estão observando na obra:
A medida que as crianças vão expressando suas ideias iniciais, o professor registra suas falas. A partir da fala das crianças, o professor interage, levando-as a pensar naquilo que estão vendo.
O professor deverá contextualizar a obra, mostrando sua importância para a história da arte brasileira, contar curiosidades sobre a obra como, por exemplo, que foi um presente para o artista Oswald de Andrade, seu namorado na época.Maiores informações consulte o link abaixo:
Após o diálogo realizado com as crianças sobre a obra Abaporu, a professora orienta-as para realizar o registro da obra através da pintura. Para a realização da releitura, o professor distribui folha de papel peso 40 A4, tinta guache de cores diversas, pincel, flanela, rolo de espuma, suporte para tinta, lápis grafite, hidrocor, copo com água.
Essa pintura deverá ser realizada em etapas:
1º - Converse com as crianças como devem organizar no papel o fundo e a imagem do Abaporu, bem como se permanece as cores usadas pela pintora ou se irão utilizar novas cores. Essa conversa ajudará as crianças a organizarem os elementos da obra ao fazer a releitura. Caso alguma criança necessite de orientação mais precisa, o professor sugere que marque com lápis grafite, delimitando a figura fundo. Em seguida, as crianças pintam o fundo da obra.
2º - No dia seguinte, pinta-se a parte inferior do papel de outra cor. Deixa secar, depois as crianças irão desenhar os elementos que compõe a obra (Abaporu, cacto e sol) utilizando lápis hidrocor.
Observar se a criança: