Portal do Professor

Início do Conteúdo

Material Cuisenare ? No??o de fra??es

Autor e Co-autor(es)

Carlos Alberto Jesus de Oliveira imagem do usuário

BRASILIA - DF CEM PAULO FREIRE

Marco G. B. Burlamaqui

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Matem?tica N?meros e opera??es

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

  • Introduzir a no??o de fra??es;
  • Ler fra??es;
  • Classificar fra??es.

Duração das atividades

3 aulas de 50 minutos cada

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Estratégias e recursos da aula

RECURSOS DID?TICOS

Material Cuisenaire industrializado ou confeccionado pelo professor, folha de papel quadriculado e l?pis de cor.

PROCEDIMENTOS METODOL?GICOS

  • Todas as atividades devem ser feitas em duplas.
  • A utiliza??o de material concreto exige organiza??o e preparo. Abaixo, sugerimos algumas provid?ncias que achamos importante ser observadas:
    • Prepare a aula pelo menos um dia antes.
    • Se na escola n?o h? material Cuisenaire industrializado, confeccione-o em papel quadriculado ou cartolina colorida. Para isso, leia em http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=3570 as instru??es para confec??o do material. Separe as barras em envelopes, um para cada dupla. Cada envelope dever? conter 10 barras brancas, 6 barras vermelhas, 4 barras verde-claras, 4 barras lilases, 3 barras amarelas, 3 barras verde-escuras, 3 barras pretas, 3 barras marrons, 3 barras azuis e 3 barras laranja.
    • Prepare tamb?m um conjunto de pe?as com o dobro do tamanho para voc? utilizar de forma que todos os alunos possam acompanhar as suas instru??es e corre??es.
    • Prepare uma lista de exerc?cios para cada aluno contendo as atividades propostas.
  • Din?mica de trabalho
    • Antes de distribuir o material, combine com os alunos que, ap?s a realiza??o das atividades, cada dupla dever? guardar no envelope o material (ou na caixa), verificando se n?o caiu nenhuma barra no ch?o.
    • Esclare?a aos alunos que, com essas pe?as, realizar?o algumas atividades.
    • Pe?a para que abram o envelope ou a caixa e d? um tempo para que os alunos possam manipular o material. S? depois mostre cada barra para a classe, dizendo a cor e solicitando aos alunos que separem as barras correspondentes contidas em seus envelopes.
    • Ao final de cada atividade, quando todos tiverem terminado, fa?a a corre??o coletiva, procurando discutir as diferentes solu??es encontradas pelos alunos.

Em sala de aula (2 aulas)

               Professor, pe?a aos alunos que, em duplas, juntem as carteiras para que tenham espa?o suficiente para utilizar o material e acompanhar as atividades.

Fonte: http://www.cambauba.org.br/images/2008/prat_ped_divisores_4ano/0.jpg

               Converse com eles sobre a necessidade de trabalhar com fra??es, http://pessoal.sercomtel.com.br/matematica/fundam/fracoes/fracoes.htm#m10401, e apresente a eles o v?deo http://www.dominiopublico.gov.br/download/video/me003575.wmv, at? 1 minuto e 17 segundos o restante do material destina-se aos professores. Comente tamb?m que para representar uma fra??o, com o material Cuisenaire, faremos da seguinte forma:

Ou seja, teremos duas linhas de barras para representar uma fra??o, onde a de cima representa o numerador e a debaixo, o denom inador. Aproveite o momento, e trabalhe a leitura das fra??es, http://pessoal.sercomtel.com.br/matematica/fundam/fracoes/fracoes.htm#m10405. Para que os alunos possam praticar um pouco, providencie:

    • Uma folha de papel quadriculado par a um;
    • Uma caix a de l?pis de cor para cada dupla de alunos (ou solicite com anteced?ncia aos alunos que tragam de casa).

Elabore uma lista de exerc?cios para que eles pratiquem um pouco, com exerc?cios do tipo:

1) Represente as fra??es com o material Cuisenaire e escreva com se l?:

Classifica??o das fra??es

a) Pr?prias - quando o numerador ? menor que o denominador. Mostre aos alunos o exemplo abaixo e pe?a a eles que cada um monte um exemplo de fra??o e pe?a ao colega que verifique se esta certa.

b) Impr?prias - quando o numerador ? maior que o denominador. Proceda da mesma forma descrita anteriormente.

c) Aparentes ? quando o numerador ? m?ltiplo do denominador, ou seja, quando o denominador ? divis?vel pelo denominador. Proceda da mesma forma descrita no fra??es pr?prias.

                Professor, apresente algumas fra??es representadas na forma de material Cuisenaire e pe?a a eles que as leiam. Ap?s, isto apresente alguma atividade l?dica para que eles possam praticar um pouco. Nos s?tios abaixo temos algumas sugest?es e em ?Recursos complementares? tamb?m:

No laborat?rio de inform?tica (1 aulas)

               Professor, leve seus alunos ao laborat?rio de inform?tica e acomode-os em duplas. Pe?a a eles que acessem o s?tio http://www.arcytech.org/java/integers/integers.html. Trata-se de uma aplica??o que trabalha com material Cuisenaire em ambiente informatizado. O detalhamento de utiliza??o do aplicativo esta em http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=3570.

Agora que seus alunos conhecem como utilizar o aplicativo, pe?a a eles fa?am as atividades realizadas em sala de aula, servir? como fixa??o e ser? um est?mulo para realizar atividades de uma forma dif erente.

Recursos Complementares

Aplicativos on-line:

Outros s?tios sobre o assunto:

V?deos:

Jogos:

Fotos:

Avaliação

Professor, recolha as atividades produzidas pelos alunos e procure observar e registrar os procedimentos sobre subtra??o, as a??es e os coment?rios dos seus alunos durante a realiza??o das tarefas escritas e na utiliza??o do software. Utilize esses registros para avalia??o.