Marco G. B. Burlamaqui
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Matem?tica | N?meros e opera??es |
RECURSOS DID?TICOS
Material Cuisenaire industrializado ou confeccionado pelo professor, folha de papel quadriculado e l?pis de cor.
PROCEDIMENTOS METODOL?GICOS
Em sala de aula (2 aulas)
Professor, pe?a aos alunos que, em duplas, juntem as carteiras para que tenham espa?o suficiente para utilizar o material e acompanhar as atividades.
Fonte: http://www.cambauba.org.br/images/2008/prat_ped_divisores_4ano/0.jpg
Converse com eles sobre a necessidade de trabalhar com fra??es, http://pessoal.sercomtel.com.br/matematica/fundam/fracoes/fracoes.htm#m10401, e apresente a eles o v?deo http://www.dominiopublico.gov.br/download/video/me003575.wmv, at? 1 minuto e 17 segundos o restante do material destina-se aos professores. Comente tamb?m que para representar uma fra??o, com o material Cuisenaire, faremos da seguinte forma:
Ou seja, teremos duas linhas de barras para representar uma fra??o, onde a de cima representa o numerador e a debaixo, o denom inador. Aproveite o momento, e trabalhe a leitura das fra??es, http://pessoal.sercomtel.com.br/matematica/fundam/fracoes/fracoes.htm#m10405. Para que os alunos possam praticar um pouco, providencie:
Elabore uma lista de exerc?cios para que eles pratiquem um pouco, com exerc?cios do tipo:
1) Represente as fra??es com o material Cuisenaire e escreva com se l?:
Classifica??o das fra??es
a) Pr?prias - quando o numerador ? menor que o denominador. Mostre aos alunos o exemplo abaixo e pe?a a eles que cada um monte um exemplo de fra??o e pe?a ao colega que verifique se esta certa.
b) Impr?prias - quando o numerador ? maior que o denominador. Proceda da mesma forma descrita anteriormente.
c) Aparentes ? quando o numerador ? m?ltiplo do denominador, ou seja, quando o denominador ? divis?vel pelo denominador. Proceda da mesma forma descrita no fra??es pr?prias.
Professor, apresente algumas fra??es representadas na forma de material Cuisenaire e pe?a a eles que as leiam. Ap?s, isto apresente alguma atividade l?dica para que eles possam praticar um pouco. Nos s?tios abaixo temos algumas sugest?es e em ?Recursos complementares? tamb?m:
No laborat?rio de inform?tica (1 aulas)
Professor, leve seus alunos ao laborat?rio de inform?tica e acomode-os em duplas. Pe?a a eles que acessem o s?tio http://www.arcytech.org/java/integers/integers.html. Trata-se de uma aplica??o que trabalha com material Cuisenaire em ambiente informatizado. O detalhamento de utiliza??o do aplicativo esta em http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=3570.
Agora que seus alunos conhecem como utilizar o aplicativo, pe?a a eles fa?am as atividades realizadas em sala de aula, servir? como fixa??o e ser? um est?mulo para realizar atividades de uma forma dif erente.
Aplicativos on-line:
Outros s?tios sobre o assunto:
V?deos:
Jogos:
Fotos:
Professor, recolha as atividades produzidas pelos alunos e procure observar e registrar os procedimentos sobre subtra??o, as a??es e os coment?rios dos seus alunos durante a realiza??o das tarefas escritas e na utiliza??o do software. Utilize esses registros para avalia??o.