Ana Maria Ferola da Silva Nunes, Eliana Aparecida Carleto, Luciana Soares Muniz, Patr?cia Carvalho Pacheco
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | L?ngua Portuguesa | Alfabetiza??o |
Ensino Fundamental Inicial | Sa?de | Cuidados do corpo |
Ensino Fundamental Inicial | L?ngua Portuguesa | L?ngua oral: valores, normas e atitudes |
Esta atividade possibilitar? ao/? aluno/a:
Professor/a ? importante resgatar o que seus/suas alunos/as compreendem sobre h?bitos de higiene, por isso ? fundamental que voc? conhe?a algumas informa??es sobre os/as mesmos/as: origem s?cio-econ?mica, onde moram, se onde moram tem infra-estrutura b?sica: rede de ?gua e rede de esgoto. Estes conhecimentos possibilitar?o a voc? direcionar o seu trabalho para determinado enfoque, ou seja, se estiver trabalhando com crian?as que moram em favelas, ou lugares sem rede de esgoto, sua ?nfase dever? ser nos cuidados que devem ter com a ?gua empo?ada, com a purifica??o da ?gua, com a utiliza??o de cal?ados e com a limpeza das m?os.
Aula interativa.
Professor/a voc? vai precisar:
- Revistas, livros e jornais velhos para recortes.
-Cd com m?sica suave, se poss?vel com sons de ?gua (opcional).
- Sala de multim?dia.
- Livro: ?Por que devo me lavar??
Autora: Claire Llewellyn e Mike Gordon
Editora Scipione
Fonte: http://www.scipione.com.br/mostra_livro_paradidatico.asp?id_livro=645&bt=2
1? aula ? Aproximadamente, uma ( 1 ) aula de 60 minutos1? momento:
Professor/a motive seus/suas alunos/as questionando-os/as sobre os h?bitos de higiene. O que eles/as fazem para manter o corpo limpo.http://aprenderecia.blogspot.com/2008/05/hbitos-de-higiene-motivao-histria.html
Registrando no caderno
Professor/a depois de ouvir a leitura do livro: Por que devo me lavar? Proponha aos/?s alunos/as: Vamos registrar o que aprendemos? Fa?am uma ilustra??o ao lado do texto, de acordo com o que entenderam.
Veja o registro que a professora do 2? ano do Ensino Fundamental de 9 anos da Escola de Educa??o B?sica da UFU fez com seus/suas alunos/as. Como o objetivo da professora n?o era trabalhar a ortografia, as corre??es n?o foram feitas no caderno da aluna:
Fonte: Caderno da aluna: Gabriela Borges dos Santos - Professora: P?rola Pereira ? ESEBA_ Escola de Educa??o B?sica da UFU- 2? ano do Ensino Fundamental de 9 anos/2009.
2? aula ? Aproximadamente, duas ( 2) aulas de 60 minutos cada umaProfessor/a retome a discuss?o da ?ltima aula e proponha a seguinte atividade:
a) Reproduza um quadro como o apresentado a seguir sem colocar o que est? escrito, mas lembre-se de colocar a fonte de onde voc? retirou a imagem. Solicite que os/as alunos/as identifiquem as figuras escrevendo o que cada crian?a est? fazendo para manter a sa?de.
Fonte: http://pedagogiccos.blogspot.com/2009/08/habitos-de-higiene.html
Com esta ativid ade voc? estar ? trabalhando a interpreta??o das imagens e o conhecimento que eles/as adquiriram na aula anterior, al?m da escrita das palavras/frases.
TRABALHANDO COM UM TEXTO L?DICO
Professor/a leve seus/suas alunos/as para a sala de multim?dia e acesse o s?tio
http://www.youtube.com/watch?v=0JkSpPZJDkE&feature=related . Assista com eles/as ao v?deo ?O sapo n?o lava o p??. Esta ? uma m?sica que faz parte da cultura popular, ela ? pequena e de f?cil memoriza??o. As crian?as apreciam muito, pois ela ? divertida e alegre.
Veja a letra:
O sapo n?o lava o p?
Conhecimento popular
O sapo n?o lava o p?.
N?o lava porque n?o quer.
Ele mora l? na lagoa.
n?o lava o p? porque n?o quer.
Mas que chul?!!!
Professor/a assista ao v?deo e cante com as crian?as. Depois aproveite a sugest?o do v?deo e troque as vogais finais das palavras pela mesma vogal, ou seja, se utilizar a vogal ?A?, voc? dever? cantar trocando os finais de todas as palavras por esta mesma vogal e assim fazer com todas as outras vogais (e, i, o, u). Fa?a esta brincadeira apenas na oralidade, ou seja, cantando, para n?o confundir as crian?as quanto ? escrita, pois elas est?o na fase de alfabetiza??o e ainda n?o est?o ortogr?ficas, portanto uma escrita assim poder? confundi-las.
Veja um exemplo utilizando a vogal A:
A sapA na lavA o pA
NA lavA porCA nA CA
ElA morA La nA lagoA
NA lavA A pA porCA nA CA
Ma CA chulA!!!
Professor/a aproveite a brincadeira para trabalhar com seus/suas alunos/as sobre os motivos do Chul?. Questione-os/as sobre quem lava seu cal?ado: t?nis, sapato ou sand?lia. Lembre-os/as que o Chul? ? a sujeira formada pelo suor dos p?s, tem um cheiro f?tido, por isso ? importante manter os p?s limpos e n?o cal?ar os sapatos ou t?nis com os p?s sujos.
3? aula ? Aproximadamente, uma (1) aula de 60 minutos
Fonte: abcdocoracao.blogspot.com
QUE BANHO GOSTOSO!
PRODUZINDO TEXTO
-Professor/a aproveite os conhecimentos gerados por este trabalho, organize-os em grupos e proponha que elaborem cartazes para colocar nos banheiros, com o objetivo de conscientizarem a todos/as da import?ncia de lavarem as m?os ap?s utilizarem o banheiro.
-Leve para a sala: revistas, livros e jornais velhos para recortes, a fim de que utilizem em seus cartazes, ou permita que fa?am ilustra??es, pois os cartazes devem ficar interessantes para chamar aten??o.
- Oriente-os para que coloquem o nome de quem elaborou o cartaz, a turma e professora orientadora.
Professor/a no s?tio voc? vai encontrar uma historinha que aborda os h?bitos de higiene com uma bela ilustra??o.
http://aprenderecia.blogspot.com/2008/05/hbitos-de-higiene-motivao-histria.html
Consulte tamb?m a aula Higiene e Sa?de elaborada pela professora Luciana Soares Muniz, da Equipe AlfabetizA??O, disponibilizada no Portal do Professor. Nela voc? encontrar? outras sugest?es.
Professor/a ao acompanhar a realiza??o das atividades voc? vai perceber se os/as alunos/as est?o compreendendo ou n?o, para isso, fique atento/a as respostas e observe o registro no caderno. Registre em seu plano de aulas ou relat?rio o que percebeu no decorrer das observa??es. Todos/as participaram? A metodologia utilizada foi adequada? Eles/as apresentaram dificuldades em compreender algum conceito trabalhado? Se necess?rio retome o que considerar que n?o ficou claro. Caso tenha algum/a aluno/a de inclus?o lembre-se de adequar os seus recursos ?s necessidades deste/a aluno/a.