Portal do Professor

Início do Conteúdo

UMA FORMA DIVERTIDA DE APRENDER SOBRE HIGIENE

Autor e Co-autor(es)

DENIZE DONIZETE CAMPOS RIZZOTTO imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Ana Maria Ferola da Silva Nunes, Eliana Aparecida Carleto, Luciana Soares Muniz, Patr?cia Carvalho Pacheco

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial L?ngua Portuguesa Alfabetiza??o
Ensino Fundamental Inicial Sa?de Cuidados do corpo
Ensino Fundamental Inicial L?ngua Portuguesa L?ngua oral: valores, normas e atitudes

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

Esta atividade possibilitar? ao/? aluno/a:

  • Reconhecer a import?ncia dos h?bitos de higiene corporal.
  • Identificar a m?sica enquanto um portador de texto.
  • Interpretar imagens.
  • Representar uma id?ia por meio de ilustra??o.
  • Enriquecer o vocabul?rio por meio do uso da linguagem oral e escrita.
  • Elaborar cartazes a partir de um tema proposto.

Duração das atividades

Aproximadamente 240 minutos - Quatro (4) aulas de 60 minutos

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Professor/a ? importante resgatar o que seus/suas alunos/as compreendem sobre h?bitos de higiene, por isso ? fundamental que voc? conhe?a algumas informa??es sobre os/as mesmos/as: origem s?cio-econ?mica, onde moram, se onde moram tem infra-estrutura b?sica: rede de ?gua e rede de esgoto. Estes conhecimentos possibilitar?o a voc? direcionar o seu trabalho para determinado enfoque, ou seja, se estiver trabalhando com crian?as que moram em favelas, ou lugares sem rede de esgoto, sua ?nfase dever? ser nos cuidados que devem ter com a ?gua empo?ada, com a purifica??o da ?gua, com a utiliza??o de cal?ados e com a limpeza das m?os.

Estratégias e recursos da aula

Aula interativa.
Professor/a voc? vai precisar:
- Revistas, livros e jornais velhos para recortes.
-Cd com m?sica suave, se poss?vel com sons de ?gua (opcional).
- Sala de multim?dia.
- Livro: ?Por que devo me lavar??
Autora: Claire Llewellyn e Mike Gordon
Editora Scipione

Fonte: http://www.scipione.com.br/mostra_livro_paradidatico.asp?id_livro=645&bt=2

1? aula ? Aproximadamente, uma ( 1 ) aula de 60 minutos1? momento:

Professor/a motive seus/suas alunos/as questionando-os/as sobre os h?bitos de higiene. O que eles/as fazem para manter o corpo limpo.
  • Utilize o livro ?Por que devo me lavar?? da autora: Claire Llewellyn e Mike Gordon. A hist?ria ? um excelente recurso para desencadear um debate sobre temas importantes.
  • Para isso, fa?a uma roda e sente-se no ch?o com eles/as, pois a roda permite maior proximidade e intera??o com o grupo.
  • Verifique se na biblioteca de sua escola tem o livro, caso voc? n?o consiga utilize a hist?ria sugerida no s?tio:  ela tamb?m oferece subs?dios para uma boa discuss?o.
  • http://aprenderecia.blogspot.com/2008/05/hbitos-de-higiene-motivao-histria.html

  • Leia o livro antes de utiliz?-lo na aula. Veja se tem alguma palavra ou quest?o colocada no texto que ? importante adaptar para a linguagem das crian?as, ou mesmo adequar ? realidade de seus/suas alunos/as.
  • Mostre as gravuras para as crian?as, elas gostam muito e tamb?m ? uma forma de trabalhar a interpreta??o das imagens.
  • V? parando a leitura ? medida que os enfoques forem mudando. Explore, mostre as gravuras e exemplifique para que entendam bem.
  • Depois de ler e discutir sobre o livro proponha um registro no caderno.
  • Destaque os problemas de sa?de causados pela falta de higiene (doen?as; verminoses, etc).
  • Registrando no caderno

    Professor/a depois de ouvir a leitura do livro: Por que devo me lavar? Proponha aos/?s alunos/as: Vamos registrar o que aprendemos? Fa?am uma ilustra??o ao lado do texto, de acordo com o que entenderam. 
    Veja o registro que a professora do 2? ano do Ensino Fundamental de 9 anos da Escola de Educa??o B?sica da UFU fez com seus/suas alunos/as. Como o objetivo da professora n?o era trabalhar a ortografia, as corre??es n?o foram feitas no caderno da aluna:

    DenizeHigiene2

    Fonte: Caderno da aluna: Gabriela Borges dos Santos - Professora: P?rola Pereira ? ESEBA_ Escola de Educa??o B?sica da UFU- 2? ano do Ensino Fundamental de 9 anos/2009.

    2? aula ? Aproximadamente, duas ( 2) aulas de 60 minutos cada umaProfessor/a retome a discuss?o da ?ltima aula e proponha a seguinte atividade:
    a) Reproduza um quadro como o apresentado a seguir sem colocar o que est? escrito, mas lembre-se de colocar a fonte de onde voc? retirou a imagem. Solicite que os/as alunos/as identifiquem as figuras escrevendo o que cada crian?a est? fazendo para manter a sa?de.

    DenizeImagem

    Fonte: http://pedagogiccos.blogspot.com/2009/08/habitos-de-higiene.html

    Com esta ativid ade voc? estar ? trabalhando a interpreta??o das imagens e o conhecimento que eles/as adquiriram na aula anterior, al?m da escrita das palavras/frases.


    TRABALHANDO COM UM TEXTO L?DICO


    Professor/a leve seus/suas alunos/as para a sala de multim?dia e acesse o s?tio
    http://www.youtube.com/watch?v=0JkSpPZJDkE&feature=related  . Assista com eles/as ao v?deo ?O sapo n?o lava o p??. Esta ? uma m?sica que faz parte da cultura popular, ela ? pequena e de f?cil memoriza??o. As crian?as apreciam muito, pois ela ? divertida e alegre.
    Veja a letra:

    O sapo n?o lava o p?
    Conhecimento popular

    O sapo n?o lava o p?.
    N?o lava porque n?o quer.
    Ele mora l? na lagoa.
    n?o lava o p? porque n?o quer.

    Mas que chul?!!!

    Professor/a assista ao v?deo e cante com as crian?as. Depois aproveite a sugest?o do v?deo e troque as vogais finais das palavras pela mesma vogal, ou seja, se utilizar a vogal ?A?, voc? dever? cantar trocando os finais de todas as palavras por esta mesma vogal e assim fazer com todas as outras vogais (e, i, o, u). Fa?a esta brincadeira apenas na oralidade, ou seja, cantando, para n?o confundir as crian?as quanto ? escrita, pois elas est?o na fase de alfabetiza??o e ainda n?o est?o ortogr?ficas, portanto uma escrita assim poder? confundi-las.
    Veja um exemplo utilizando a vogal A:

    A sapA na lavA o pA
    NA lavA porCA nA CA
    ElA morA La nA lagoA
    NA lavA A pA porCA nA CA
    Ma CA chulA!!!

    Professor/a aproveite a brincadeira para trabalhar com seus/suas alunos/as sobre os motivos do Chul?. Questione-os/as sobre quem lava seu cal?ado: t?nis, sapato ou sand?lia. Lembre-os/as que o Chul? ? a sujeira formada pelo suor dos p?s, tem um cheiro f?tido, por isso ? importante manter os p?s limpos e n?o cal?ar os sapatos ou t?nis com os p?s sujos.

    3? aula ? Aproximadamente, uma (1) aula de 60 minutos

    Fonte: abcdocoracao.blogspot.com   

     QUE BANHO GOSTOSO!

    • Professor/a inicie sua aula com uma din?mica. Solicite que os/as alunos/as fa?am uma rodinha e explique que o nosso corpo ? muito importante e que por isso devemos cuidar dele com muito carinho.
    •  Agora todos/as dever?o imitar o/a professor/a. Vamos tomar um banho imagin?rio. Vamos abrir o chuveiro? (fa?a o gesto de quem est? abrindo o registro da ?gua). Imaginem a ?gua caindo sobre o nosso corpo... Hummm...que ?gua morna... gostosa.... Agora vamos pegar o sabonete e passar na esponja. Em seguida vamos lavar os bra?os, limpando bem.... (v? guiando todo o processo do banho, ressaltando a limpeza dos p?s, das m?os, dos ?rg?os genitais, fale com naturalidade utilizando os termos adequados).

    PRODUZINDO TEXTO
    -Professor/a aproveite os conhecimentos gerados por este trabalho, organize-os em grupos e proponha que elaborem cartazes para colocar nos banheiros, com o objetivo de conscientizarem a todos/as da import?ncia de lavarem as m?os ap?s utilizarem o banheiro.
    -Leve para a sala: revistas, livros e jornais velhos para recortes, a fim de que utilizem em seus cartazes, ou permita que fa?am ilustra??es, pois os cartazes devem ficar interessantes para chamar aten??o.
    - Oriente-os para que coloquem o nome de quem elaborou o cartaz, a turma e professora orientadora.

    Recursos Complementares

    Professor/a no s?tio voc? vai encontrar uma historinha que aborda os h?bitos de higiene com uma bela ilustra??o.

    http://aprenderecia.blogspot.com/2008/05/hbitos-de-higiene-motivao-histria.html

    Consulte tamb?m a aula Higiene e Sa?de elaborada pela professora Luciana Soares Muniz, da Equipe AlfabetizA??O, disponibilizada no Portal do Professor. Nela voc? encontrar? outras sugest?es.

    Avaliação

    Professor/a ao acompanhar a realiza??o das atividades voc? vai perceber se os/as alunos/as est?o compreendendo ou n?o, para isso, fique atento/a as respostas e observe o registro no caderno. Registre em seu plano de aulas ou relat?rio o que percebeu no decorrer das observa??es. Todos/as participaram? A metodologia utilizada foi adequada? Eles/as apresentaram dificuldades em compreender algum conceito trabalhado? Se necess?rio retome o que considerar que n?o ficou claro. Caso tenha algum/a aluno/a de inclus?o lembre-se de adequar os seus recursos ?s necessidades deste/a aluno/a.