Portal do Professor

Início do Conteúdo

VALORES HUMANOS MUDAM CONFORME O LUGAR?

Autor e Co-autor(es)

Gl?ucia Costa Abdala Diniz imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

F?tima Rezende Naves Dias; Marta Regina Alves Pereira; Liliane dos Guimar?es Alvim Nunes; Lucianna Ribeiro de Lima

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial ?tica Respeito m?tuo

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

1. Reconhecer a import?ncia dos valores humanos para o desenvolvimento pessoal e social.
2. Identificar e refletir de maneira cr?tica sobre os valores praticados ou n?o em diferentes situa??es sociais.

Duração das atividades

Duas ou mais aulas de 50 minutos

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Professor, para o desenvolvimento desta aula, ser? necess?rio que os alunos saibam como produzir hist?rias em quadrinhos ou tirinhas. Para isto, voc? poder? obter informa??es e exemplos, acessando os s?tios abaixo indicados:

http://www.divertudo.com.br/quadrinhos/quadrinhos-txt.html ?Como fazer uma hist?ria em quadrinho?; 

e http://www.monica.com.br/comics/nwelcome.htm ?Quadrinhos - Turma da M?nica?.

Estratégias e recursos da aula

                   

Coment?rios para o professor: Os valores humanos s?o fundamentos morais e espirituais da consci?ncia humana, tais como: respeito, solidariedade, coopera??o, honestidade, paz, verdade, justi?a, ?tica, generosidade, disciplina, amizade, responsabilidade, toler?ncia, integridade, amor, liberdade, n?o viol?ncia, igualdade, n?o discrimina??o, perseveran?a, simplicidade, paci?ncia, compaix?o, prud?ncia, retid?o, humildade, coragem, delicadeza, determina??o, discri??o, obedi?ncia, compromisso e outros. Estes valores s?o essenciais para o desenvolvimento integral do indiv?duo e, consequentemente, para uma sociedade mais equilibrada, saud?vel, justa e feliz. Desse modo, ? importante e necess?ria a viv?ncia cotidiana destes valores, pois n?o se ensina coopera??o como um valor sem a pr?tica da coopera??o; n?o se ensina justi?a, sem a reflex?o sobre modos equilibrados de se resolverem conflitos; n?o se ensina toler?ncia sem a pr?tica do di?logo. Assim, quanto mais se exercitar os valores e possibilitar trocas diversas entre as pessoas, mais amplo poder? ser o exerc?cio da reciprocidade - pensar e considerar o que pode ter valor para si e para o outro.

Professor, para maiores informa??es acerca do tema ?Valores humanos?, voc? poder? acessar os seguintes s?tios:
http://www.artigonal.com/educacao-artigos/axiologia-os-valores-361953.html    "Axiologia: os valores?.http://eduquenet.net/etica01.htm?Educa??o em valores humanos: o resgate da constru??o do indiv?duo ?tico?.
http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1517-97022002000100006 ?Valores na escola?.

Momentos da aula:
1? Momento:
O professor dever?, inicialmente, apresentar o v?deo ?Valores Humanos?, acessando o s?tio http://www.youtube.com/watch?v=yY-2HAyOH2w.

Valores humanos

Em seguida, instigar os alunos a identificar e comentar sobre os valores humanos abordados no v?deo. Complementar a discuss?o com as seguintes quest?es: Voc?s conhecem outros valores que n?o foram citados no v?deo? Quais s?o eles? No dia a dia, as pessoas t?m ou n?o exercitado estes valores? Quais valores voc?s t?m praticado em casa, na escola e em outros espa?os sociais? E quais voc?s t?m deixado de praticar? Por qu??
(Professor, registrar na lousa os valores relatados pelos alunos e, se necess?rio, acrescentar outros valores que n?o foram citados por eles ).

2? Momento: Para enriquecer a discuss?o, utilizar o v?deo ?Chico Bento ? Na Ro?a ? Diferente?, acessando o s?tio http://www.youtube.com/watch?v=X588TuX1Wv0&feature=related .

Logo ap?s assistir ao v?deo, o professor dever? propor aos alunos que iniciem a discuss?o pelo t?tulo: O que na ro?a ? diferente? Comentar, tamb?m, sobre os valores praticados por Chico Bento (respeito, amor /carinho/delicadeza, paci?ncia, toler?ncia, simplicidade, humildade, coopera??o, solidariedade, v erdade, n?o-viol?ncia...) e o que o primo do Chico Bento aprendeu nos dias em que passou no s?tio. Na sequ?ncia, perguntar: Voc?s concordam ou n?o que os valores mudam conforme o lugar (por exemplo: da ?ro?a? para a cidade; de casa para a escola...)?

Chico Bento valores

3? Momento: Alunos divididos em pequenos grupos. O professor apresentar? a seguinte proposta: Cada grupo dever? pensar em uma situa??o relacionada aos valores humanos, que ser? contada por meio de hist?ria em quadrinhos ou tirinhas criadas pelos alunos de cada grupo, podendo utilizar o pr?prio Chico Bento e tamb?m outros personagens da Turma da M?nica.


4? Momento: Cada grupo dever? apresentar a sua hist?ria ou tirinha, para que toda a turma possa fazer coment?rios, trocar id?ias relativas ?s situa??es criadas.
Posteriormente, professor e alunos poder?o socializar para outras turmas e educadores da escola interessados pelo tema, a reflex?o feita pelo grupo quanto aos valores humanos e as hist?rias produzidas pelos alunos. Na sequ?ncia, possibilitar que essa reflex?o se amplie no sentido de abrir espa?o para que os participantes possam tamb?m emitir opini?es, trocar informa??es e experi?ncias acerca do tema.

Recursos Complementares

Professor, voc? poder? assistir ao v?deo ?Mudan?a de valores? (dublado e legendado), como forma de enriquecer as discuss?es com os alunos, acessando o s?tio http://www.youtube.com/watch?v=0b14yT-FWvU&feature=related

Avaliação

A avalia??o dever? ser cont?nua, processual, diagn?stica.


Auto-avalia??o dos alunos (oral ou por escrito): Participa??o individual e grupal nos diferentes momentos da aula.


Avalia??o dos alunos pelo professor: Envolvimento e participa??o dos alunos nas discuss?es e na produ??o grupal. Respeito aos momentos de fala e escuta e ?s opini?es dos colegas. Verificar em rela??o aos alunos a capacidade de: reconhecer a import?ncia dos valores humanos para o crescimento pessoal e social; identificar valores que s?o praticados ou n?o em diferentes situa??es sociais; trabalhar de forma cooperativa e respeitosa com os colegas; produzir hist?rias em quadrinhos ou tirinhas de maneira criativa e adequada ao tema.