Elizabet Rezende de Faria
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Educa??o de Jovens e Adultos - 1? ciclo | Estudo da Sociedade e da Natureza | Cultura e diversidade cultural |
Ensino Fundamental Inicial | Artes | Arte Visual: Aprecia??o significativa em arte visual |
? Trabalhar a aprecia??o/leitura/recep??o de imagens de obras com enfoque em Retrato e Autorretrato;
? Conhecer o g?nero art?stico RETRATO, exercitando a pr?tica do desenho de observa??o;
? Produzir plasticamente uma composi??o art?stica poetizando a si mesmo em um Autorretrato nas t?cnicas de desenho e pintura.
? Exerc?cios de leitura/recep??o/aprecia??o de obras e imagens de obras;
? No??es b?sicas de desenho;
? Mosaico.
Aula 1
? Para esta aula voc? necessitar? de papel sulfite, l?pis, fita crepe e retalhos de espelho ? que voc? pode conseguir em lojas de molduras;
? Providencie um aparelho de som e uma m?sica para reflex?o e interioriza??o ? sugest?o ?Quem ? voc?? ? Simone;
? Entregue um retalho de espelho a cada aluno (cuidando para que a empresa doadora lixe as laterais; n?o havendo esta possibilidade, voc? poder? aplicar fita crepe enquanto prote??o para cortes);
? Coloque a m?sica e d? a comanda do sil?ncio e aten??o necess?rios a este tipo de din?mica (exerc?cio de observa??o);
? Repita a m?sica para que os alunos possam ver aquilo que n?o conseguiram no primeiro contato consigo mesmo;
? Pegue um espelho para voc? e inicie um processo de explora??o dos detalhes do seu rosto, solicitando que os alunos acompanhem o exerc?cio em si mesmos;
? Fale das sobrancelhas acima dos olhos, destaque os c?lios, as cores dos olhos, a forma desse ?rg?o ? n?o ? redonda, localize o nariz entre as sobrancelhas e acima da boca/l?bios, contorne os l?bios destacando a sua forma e cor rosada, converse sobre os tons de pele ? branca, negra, morena (p?lida/bronzeada), ressalte o formato do seu rosto, apontando para outras formas existentes (redondo, oval, triangular)... enfim, v? destacando os aspectos importantes dos detalhes do rosto, destaque as orelhas - que se localizam nas laterais esquerda e direita da cabe?a, de modo a facilitar a compreens?o dos alunos para olhos, nariz, boca, orelhas, de t?o dif?cil representa??o gr?fica;
? Busque referenciar os diversos tipos de cabelo (liso, anelado, ondulado, crespo ? curto, comprido, com franja e sem franja) e cores (loiro, castanho, preto, ruivo...);
? Incentive os alunos a falarem individualmente de suas impress?es sobre o rosto humano ? propor??o de ?rg?os e detalhes como sobrancelhas, c?lios, dentes, fei??es...
? Convide os alunos a criarem facialmente, perante o espelho, express?es de: alegria, contentamento, estranhamento, medo, dor, surpresa, tristeza, mal estar, dentre outras;
? Eleja no grupo as express?es mais significativas e convide os colegas a imitarem/reproduzirem o colega;
? Entregue papel sulfite e grafite aos alunos e prenda as folhas com uma fita crepe/adesiva, de modo a facilitar o manuseio do l?pis, do papel e do espelho ao mesmo tempo;
? Novamente coloque a m?sica e pe?a para que desenhem seu rosto no papel, observando com aten??o a imagem refletida no espelho;
? Recolha os desenhos para utiliza??o na pr?xima aula.
Aula 2
? Proponha uma pesquisa virtual sobre artistas que produziram obras desenhando eles mesmos, ou seja que fizeram seu Autorretrato;
? Re?na imagens de obras com Autorretratos e apresente aos alunos, destacando a autoria de cada uma, a t?cnica utilizada pelo artista e a ?poca em que foi constru?da;
Sugest?o:
Pablo Picasso, AUTORRETRATO, s/d
Pintor espanhol (25/10/1881, M?laga, Espanha - 08/04/1973, Mougins, Fran?a)
http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/pablo-picasso/imagens/pablo-picasso-30.jpg
http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/pablo-picasso/pablo-picasso-4.php
Claude Monet, Autorretrato, ?leo sobre tela, 1886.
Artista franc?s (1840-1926), considerado como ?O pai do impressionismo?.
http://www1.folha.uol.com.br/folha/ilustrada/ult90u71219.shtml
Alexandra Pescuma, AUTORRETRATO III, fotografia contempor?nea, s/d
http://www.saobernardo.sp.gov.br/secretarias/sec/cultura/cultura_pinacoteca_acervo_leiamais.asp?+codcadastro=&ref=534
Vik Muniz, Autorretrato, S?rie Pictures of Magazines, 2003.
http://fernandalopes.wordpress.com/2009/02/
http://agendadecor.files.wordpress.com/2009/04/auto-retrato2.jpg
Patr?cia Bonavita, Autorretrato, quebra-cabe?a, s/d.
Patr?cia Bonavita brincou bastante com fotos suas de inf?ncia, colorizou, recortou, etc. O trabalho final transformou seu auto-retrato em um quebra-cabe?a de caixinhas de madeira que incorporavam um vicio declarado dela: chocolate BIS !! Trabalho Pop, alegre, interessante e interativo.
www.lauranehr.com/.2009/08/mafe2009-fpa.jpg
Maria Fernanda, Autorretrato, Acr?lica, s/d.
Maria Fernanda, a Mafe, pintou este lindo auto-retrato em acr?lica, citando uma musica de Osvaldo Montenegro que trabalha a oposi??o, a duplicidade, estar dividido e ser inteiro. Brincou com cores depois de v?rios estudos com pap?is maiores do que ela!!!!! A participa??o da Mafe foi intensa, motivada e me deixou com a sensa??o de que sempre vale a pena.
http://www.lauranehr.com/blog/wp-content/uploads/2009/08/mafe2009-fpa.jpg
www.lauranehr.com/.2009/08/mafe2009-fpa.jpg
? Destaque com os alunos as duas primeiras obras, de um tempo anterior e as demais, bem contempor?neas, falando de estilos, de autoria, de materiais utilizados pelos artistas-autores;
? Permita que seus alunos dialoguem com as produ??es po?ticas trazidas para o contexto da aprecia??o est?tica das imagens de obras.
Aula 3 e 4
? Distribua papel canson A4, grafite e l?pis de cor;
? Entregue os desenhos feitos na aula anterior, solicitando que transfiram para o papel canson e trabalhem com l?pis de cor;
? Rememore com o grupo as imagens trabalhadas na aula anterior e deixe que produzam plasticamente uma proposta em Autorretrato com l?pis de cor sobre papel canson;
? Proponha o trabalho com figura e fundo e que os alunos utilizem os conhecimentos sobre Mosaico, adquiridos anteriormente - trabalhar o l?pis de cor criando uma estampa que simule pecinhas que compoem ium mosaico;
? Algumas propostas constru?das pelos alunos:
Autorretrato com l?pis de cor sobre papel canson
Alunos do 3? Ano ? ESEBA-UFU/ 2007
Acervo e autoria Soraia Lelis e Marileusa Reducino
Aula 5
? Converse com os alunos sobre as produ??es apresentadas por eles em Autorretrato e proponha uma aprecia??o dos trabalhos ? uma forma de socializar o saber constitu?do individual e coletivamente;
? Conclua o estudo sobre Autorretrato, apresentando de forma objetiva uma s?ntese/defini??o/conceito deste g?nero art?stico. Sugest?o para estudo do professor e adapta??o aos alunos e ? faixa et?ria:
Autoretrato muitas vezes ? definido em Hist?ria da Arte, como um retrato (imagem, representa??o), que o artista faz de si mesmo, independente do suporte escolhido. Reconhece-se, em geral, que a partir da renascen?a italiana, a produ??o destes, conscientemente, pelo artista, passou a ser cada vez mais freq?ente, chegando ? obsess?o de um Rembrandt - quase uma centena - ou de uma Vig?e-Lebrun. Mais recentemente, no s?culo XX, dificilmente encontra-se artista, renomado ou n?o, que n?o tenha procurado produzir o seu. Seja ou n?o este produto, reconhecido no campo art?stico como inserido nesta categoria. ? comum encontrar-se em textos referentes ? autorretrat?stica, a afirma??o de que a produ??o de autorretratos ? presente na antig?idade cl?ssica. Cita-se constantemente o escultor F?dias, do s?culo V a.C., o qual teria deixado no Partenon, em Atenas, sua imagem esculpida; antes, no Antigo Imp?rio Eg?pcio, um certo Ni-ankh-Phtah, teria deixado sua fisionomia gravada em monumento; ou ainda, considera-se eventualmente, que em culturas pr?-liter?rias j? havia quem os produzisse. O mesmo ? dito a prop?sito do per?odo medieval, ?poca na qual procuram-se autorretratos (e alguns afirmam encontrar) em manuscritos destinados aos mais variados prop?sitos: em iluminuras religiosas, principalmente. Os estudos exclusivamente versando sobre autorretratos e a aten??o a eles dispensados, entretanto, s? t?m in?cio no s?culo XX: d?cada de 20, especificamente. Trabalhos mais rigorosos e aprofundados s? aparecer?o na d?cada de 50, mas, neste per?odo, as peculiaridades do fazer art?stico e o pensamento sobre ele esfacelam as no??es do que seria um autorretrato e o seu enquadramento como g?nero art?stico advindas dos s?culos anteriores. Como entender e classificar um "autorretrato" de Mattia Moreni ou de Keith Haring?
http://pt.wikipedia.org/wiki/Autorretrato
? Exponha as po?ticas visuais em Autorretratos nos corredores da escola como forma de nutri??o/alfabetiza??o est?tica e intera??o com a comunidade escolar.
Exposi??o AUTORRETRATO ? L?pis de cor sobre papel canson
Alunos do 3? Ano ? ESEBA/UFU ? 2007.
Acervo e autoria Soraia Lelis e Marileusa Reducino
? Croqui ? 1 Esbo?o de desenho ou pintura. 2 Representa??o gr?fica; esbo?o. (ROCHA, Ruth. Minidicion?rio. S?o Paulo: Scipione, 1996, p. 178)
? Mosaico ? A arte de elaborar padr?es e imagens atrav?s da organiza??o de fragmentos coloridos de vidro, m?rmore e outros materiais adequados, fixando-se a uma base de cimento ou argamassa. Seu primeiro desenvolvimento extensivo deu-se em Roma, na decora??o de pavimentos. Trata-se de t?cnica muito apropriada ao adorno de paredes e ab?bodas, e foi muito empregada nas igrejas crist?s da It?lia e do Imp?rio Bizantino durante toda a Idade M?dia. Como decora??o de exteriores, figura por vezes nas fachadas medievais e de alguns edif?cios modernos. Mais raramente, o mosaico ? usado para compor imagens port?teis ou como incrusta??o em pe?as de mobili?rio e outros objetos, como na arte asteca do M?xico. (CHILVERS, Ian. Dicion?rio Oxford de Arte. 2? ed. ? S?o Paulo: Martins Fontes, 2001, p. 364)
? Acredita-se que em um processo cont?nuo, as trocas e reflex?es acerca da frui??o e da produ??o art?stica pelo vi?s da Hist?ria da Arte, atribuem m?rito ? produ??o do conhecimento em arte e contribuem para a constru??o do repert?rio e vocabul?rio pl?sticos. Neste sentido, o ensino de arte deve buscar a educa??o est?tica, entendendo a avalia??o em Arte como processual e qualitativa, n?o visando apenas a um resultado final.
Recursos educacionais
Nome Tipo
Aula expositiva Te?rica
Aprecia??o de imagem de obras Te?rica
Desenho de observa??o Pr?tica