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Iniciação Rítmica - Ed.Física e Ed.Física Especial

Autor e Co-autor(es)

Elmio Pagy Felipe dos Reis imagem do usuário

BRASILIA - DF CAIC UNESCO

Marco Guilherme. B. Burlamaqui

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Educação Física Atitudes, conceitos e procedimentos: conhecimentos sobre o corpo
Ensino Médio Educação Física Esporte: Projetos de formação dos alunos
Ensino Médio Educação Física Ginástica: Projetos de formação dos alunos
Ensino Fundamental Final Educação Física Atitudes, conceitos e procedimentos: atividades rítmicas e expressivas
Ensino Médio Educação Física Dança: Projetos de formação dos alunos
Ensino Médio Educação Física Dança: Valores culturais

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

  • Aprimorar  o  rítmo
  • Desenvolver a coordenação motora através da música
  • Melhorar a integração pessoal e coletiva

Duração das atividades

1 aula (50 minutos)

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Nenhum conhecimento prévio precisa ser trabalhado.

Estratégias e recursos da aula

Reunir a turma numa sala de audiovisual e passar o filme:

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http://www.youtube.com/watch?v=UIneljGZQI8

Assim como se pode tirar música da sucata, também pode se tirar músuca com as mãos:

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http://www.youtube.com/watch?v=kO5C4SDON3A

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http://www.youtube.com/watch?v=ShiummeqHo8

Dica 2Através de sucatas também pode-se desenvolver materiais acústicos que podem ser usados na aula. Professor, podendo contar com a ajuda do professor de artes para a confecção dos materiais, a idéia se desenvolve com maior integração dos alunos, mudando apenas o tempo da aula que ao invés de uma aula apenas, terão de ser duas ou mais, dependendo do desenvolvimento dos trabalhos.

Professor, para o aluno incluso com deficiência leve ou moderada, bem como aqueles amputados ou aos deficientes visuais, a aula se torna ainda mais interessante, pois a minimização da (s) diferença (s) entre os alunos possibilita o maior envolvimento para a finalização do objetivo.

Logo após o video, reunir a turma no pátio da escola, ou mesmo no ginásio, para ser dividida em grupos de de 5 ou 6 pessoas, depende do tamanho da turma, para fazer um trabalho de percução integrada. Os grupos se organizam de forma que para cada apresentação de grupo, o próximo grupo se torna extensão da que foi antecessor, trabalhando assim ritmo e improvisação, uma vez que não se terá intervalo entre um grupo e outro.

Dica 2Junto com o professor de artes, confeccionar objetos sonoros que possam auxiliar na variedades de sons para complementarem a apresentação final.

Pode-se colocar aqui a idéia de preservação e reciclagem.

Recursos Complementares

Avaliação

A avaliação poderá ser media pelo interesse do aluno, bem como uma prova prática, em grupo, para desenvolvimento de aspectos levantados durante a execução da aula.