Rita Roger Mariano
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Educação Infantil | Linguagem oral e escrita | Práticas de escrita |
Educação Infantil | Linguagem oral e escrita | Práticas de leitura |
Educação Infantil | Linguagem oral e escrita | Falar e escutar |
● Conhecer o alfabeto através da música;
● Reconhecer as letras do alfabeto na letra da música;
● Construir a representação a partir do elemento musical;
● Conhecer músicas da “música popular brasileira”;
● Relacionar a oralidade da música com a sua escrita com base nas letras da MPB.
A representação escrita de objetos, ações, músicas e histórias já abordadas com a turma. Apresentação das letras que compõem o alfabeto (não necessariamente na sua ordem convencional) mas de forma livre. Oferecer contato com livros, jornais, revistas e todas as formas possíveis de apresentar a linguagem escrita.
1º momento: apresentação das músicas
● A seleção fica a cargo do professor. Pode seguir a ordem dos nomes das crianças, por sorteio, por escolha alheatória ou por ordem alfabética, esta última, escolhida para esse plano:
✔ 1- Amor de Índio - Beto Guedes
✔ 2- Balada do Louco - Rita Lee
✔ 3- Codinome Beija-Flor - Cazuza
✔ 4- Depois que o ilê passar - Caetano Veloso
✔ 5- Eu e a Brisa - Wilson Simoninha
✔ 6- Felicidade - Morais Moreira
✔ 7- Guarapuá-Flávio Venturini
✔ 8- História de uma gata-Vanessa da Mata
✔ 9- Idade da luz-14 Bis
✔ 10-Jogo das Pedras-O terço
✔ 11- Longe daqui aqui mesmo-Rita Lee
✔ 12- Manuel o Audaz-Ló Borges
✔ 13- Nada será como antes - Milton Nascimento
✔ 14- Orora Analfabeta - Jards Macalé
✔ 15 - Purificar o Subaé - Maria Bethânia
✔ 16- Quero - Elis Regina
✔ 17- Rosa - Orlando Silva
✔ 18- Solar - Gal Costa
✔ 19- Todo carnaval tem seu fim - Los Hermanos
✔ 20- U Beijo Meu - Zizi Possi
✔ 21- VIsitando o Recife - Canhoto da Paraíba
✔ 22- Xote das meninas - Marisa Monte (ou Dominguinhos)
✔ 23- Yny maj hyrynh - Marlui Miranda - do CD "Todos os Sons"
✔ 24- Zona de Fronteira - João Bosco
✔ 25- Wave - Orquestra Tabajara de Serverino Araújo.
(a lista foi elaborada pelo Radar Cultura. O original foi extraído do sítio eletrônico www.radarcultura.com.br)
● Cada música deve ser abordada em todas as suas possibilidades, para depois, iniciar a próxima;
✔ A cada música pode-se apresentá-la na forma sonora e na escrita.
✔ Como exemplo: na música “Amor de Índio de Beto Guedes” o professor pode utilizar a letra da música para identificar as ocorrências da vogal “A”;
✔ Depois, peça as crianças que identifiquem a letra inicial de seu nome na música. Assim por diante.
2º momento: roda de música
● A cada grupo de músicas abordadas, o professor pode propor uma roda de música:
✔ Nessa roda, o professor faz o exercício de provocar a memória das crianças quanto às músicas cantadas anteriormente;
✔ Pode-se cantar todas, ou a cargo das sugestões da turma;
✔ Ao mesmo tempo, o professor sistematiza a relação da música com o alfabeto;
● As letras das músicas devem estar disponíveis, preferencialmente em cartazes, em letra grande, destacando a letra que se pretende dar ênfase.
3º momento: atividade - todo mundo faz música
● Nesse momento a proposta é de oferecer a experiência da música para além da repetição oral;
● É hora de apresentar também alguns instrumentos musicais, que de fato, são parte da música;
● Para isso, pode-se selecionar uma música e, a partir dela identificar alguns instrumentos e apresentá-los. Isso pode ser feito através de imagens ou ilustrações;
● Depois, com sucata, a turma fará o exercício de produzir instrumentos musicais. Atenção, pois, o intuito é de longe em construir instrumentos fiéis aos originais. Essa atividade é mais uma possibilidade de interação, de percepção de noção de ritmo e de desenvolvimento motor.
4º momento: Apresentação
● A apresentação deve ser voltada para a turma. A realização da atividade tem como único objetivo contribuir para o desenvolvimento da criança, sendo dispensável a apresentação para a comunidade;
✔ O ensaio é um método de “disciplinar” os sentidos para a harmonia da música. Logo, não há problemas em não se atingir um alto nível de ritmo. O intuito é de que a criança perceba a composição e a combinação de sons presentes na música;
✔ Por fim, tem-se a apresentação da turma de uma ou mais músicas selecionadas. Na verdade, a apresentação não se constitui um momento de conclusão da atividade. O exercício de bater em latas, panelas e outros materiais pode ser utilizados diversas vezes.
5º momento: atividade - coletânea da turma
● A cada grupo de músicas abordadas pode-se desenvolver uma atividade integradora:
✔ Tanto com a linguagem oral quanto a iniciação à linguagem escrita;
✔ Pode-se reunir, as letras, os desenhos das crianças sobre a música, e os registros da turma, sejam escritos ou fotografados.
● aparelho de som;
● papel;
● material de sucata: latas, baldes, panelas, garrafas;
● cola e tesoura;
● fita adesiva;
● mídia com as músicas sugeridas.
Radar Cultura. Disponível em acessado em 6 de dezembro de 2009.
Vagalume. [site para download das letras das músicas indicadas]Disponível em www.vagalume.uol.com.br.
A avaliação pode se dar mediante anotações posteriores do professor, principalmente no intuito de adequar a atividade. Com as atividades realizadas, pode-se organizar um portfólio da turma com atividades e observações de cada criança.