Andr?a Marques Le?o Doescher, Erwin Doescher
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Hist?ria | Organiza??o hist?rica e temporal |
Ensino Fundamental Inicial | Meio Ambiente | Sociedade e meio ambiente |
As estratégias utilizadas serão:
- Aula interativa;
- Uso do Laboratório de Informática.
- Desenvolvimento de um experimento (reciclagem de papel).
Observamos que o professor deverá solicitar previamente aos alunos os materiais (como segue na Tabela 1) necessários para a realização do experimento.
Motivação:
Sugerimos que o professor inicie as aulas perguntando aos alunos se eles sabem: como o papel é feito (Fig. 1). Além disso, é importante que o professor pergunte se eles sabem que para a produção de muitos objetos que utilizamos diariamente, recursos naturais, como água e árvores, por exemplo, são utilizadas como matéria prima!
Figura 1 - Imagem de uma máquina utilizada na produção de papel.
Disponível em: http://www.museudopapel.org/multimedia/Image/03_ExposicoesPermanentes/expengenho2.jpg Acesso em: 30. Jan. 2009.
Observamos que, caso o professor queira abordar a História do Papel, a aula "Papel: o histórico do seu processo de produçao" trata de tais assuntos.
Em seguida, estando os alunos organizados em duplas nos computadores, o professor deverá apresentar o recurso abaixo a eles.
Recurso:
Link do Recurso no site do Portal do Professor: recursos/mec_688/DOM%c3%8dNIO%20-%20EFSI%20%20-%20CIE%20-%200043.wmv
O recurso é um episódio do programa “De onde vem?” da TV Escola (Fig. 2) que fala sobre a invenção e o processo de fabricação do papel. Ele apresenta os suportes para a escrita anterior ao papel, fala ainda sobre diversos tipos de papel, inclusive sobre o papel reciclado.
Figura 2 – Imagem do Recurso "De onde vem o papel?"
Atividade 1
Após conhecerem como é o processo de fabricação do papel, o professor deverá perguntar aos alunos o que eles acharam do vídeo e o que entenderam sobre como é feito o papel. É importante que os alunos possam expressar suas opiniões sobre o vídeo que assistiram - se ficaram surpresos, se imaginavam que a matéria-prima para o papel eram as árvores (Fig. 3) como mostra o recurso.
Figura 3 - Imagem do Recurso
Atividade 2
Feita as discussões sobre os assuntos abordados no vídeo acima, sugerimos que o professor apresente dois vídeos que versam sobre a quantidade de árvores utilizadas para a produção do papel . Observamos que o intuito desses vídeos é favorecer o desenvolvimento da conscientização dos alunos sobre a preservação dos recursos naturais e da própria natureza! Ressaltamos ainda que os vídeos (Figs. 4, 5 e 6) são curtos (total de dois minutos e quinze segundos) por isso, não tomará muito tempo.
http://video.discoverybrasil.com/services/link/bcpid1439819743/bclid1683773428/bctid1685950421
http://www.youtube.com/watch?v=BvXenlgocL4
Figura 4 - Imagem de um dos vídeos indicados acima
Figura 5 - Continuação da imagem acima
Figura 6 - Continuação da imagem anterior
É importante que, após a apresentação destes vídeos, o professor promova uma discussão sobre a reciclagem do papel (Fig.7), uma vez que os vídeos mostraram que muitas árvores são utilizadas para que papéis sejam feitos – ainda que estas árvores sejam plantadas para este fim.
Figura 7 - Imagem de papel reciclado artesanal
Disponível em: http://www.recicloteca.org.br/Default.asp?Editoria=7&SubEditoria=24 Acesso em: 30. Jan. 2009.
Neste momento, faz-se necessário que o professor destaque que o papel demora de 3 (três) a 6 (seis) meses para se decompor, o jornal 6 (seis) meses, esta é mais uma razão para que estes materiais não sejam jogados no lixo comum!
Para maiores esclarecimentos sobre o tempo que cada material leva para se decompor no meio ambiente, veja o link abaixo - que se refere a uma aula publicada no site do Portal do Professor, cujo o tema é a “Reciclagem”.
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=1042
Atividade 3
Em seguida, sugerimos que o professor ensine os alunos a reciclar papel em sala de aula, de forma que eles (os alunos) possam posteriormente, preparar cartões, caixas de presentes e etc. com o papel reciclado por eles mesmos.
Tabela 1 – Ingredientes e Materiais necessários para preparar a receita
Ingredientes: | Materiais: |
Papéis usados, como embrulhos, folhas, revistas, cartões, jornais | Recipientes para cada tipo de papel |
Liquidificador / misturador (ou alternativamente, batedeira ou varinha mágica) | Bacia funda |
Jornais (para secar os papéis) | Peneira, que caiba na bacia, com a forma desejada |
Água | Panos velhos |
Modo de fazer:
Para a realização do experimento, isto é, para a reciclagem dos papéis, o professor deverá dar as seguintes instruções aos alunos:
• Piquem o papel para um recipiente com água suficiente para cobrir o papel (poderá separar o papel em diferentes recipientes, consoante o tipo ou cor do papel).
• Deixe-o repousar por pelo menos um (1) dia (o papel pode ficar de molho por semanas, desde que em recipientes limpos). Pode ainda incorporar no papel que vai fazer: folhas secas, pequenas lascas de madeira, cebola triturada, bocadinhos de corda, etc, para fazer bonitos cartões decorativos. Para obter um papel colorido, deixe também de molho papéis de cores fortes (Fig. 8).
Figura 8 - Imagem de uma da etapa do processo de reciclagem de papel descrita acima
Disponível em: http://www.carambei.pr.gov.br/html/uploads/img46bb29068cbff.jpg
Acesso em: 05. Fev. 2009.
• Coloquem água e papel no liquidificador, na proporção de três partes de água para uma de papel. A própria “água do molho” pode ser aproveitada.
• Batam a mistura até obter a textura desejada (quanto mais bater, mais homogênea ficará a mistura, mas não bata demais porque o papel tornar-se-á quebradiço). Despejem o papel batido na bacia com água até a metade.
• Agitem a mistura com a mão para as partículas de papel não se depositarem no fundo.
• Mergulhem a peneira pela lateral da bacia até ao fundo, subindo-a lentamente, sem incliná-la, apanhando as partículas em suspensão e formando uma camada de papel sobre a peneira. Se desejarem papel mais grosso, adicionem papel batido à bacia, agite e peneire novamente (Fig. 9).
Figura 9 – Imagem de uma da etapa do processo de reciclagem de papel descrita acima.
Disponível em: Acesso em: 28. Jan. 2009.
http://www.fccsa.com.br/upload/fccsa/SMA2005_criancas%20rede%20municipal%20itaguai.jpg
• Coloquem a peneira sobre um jornal, para secar a superfície inferior.
• Passem a mão sob a peneira inclinada para escorrer água. Troque o jornal até este não ficar mais molhado.
• Ainda sobre o jornal, cubram a peneira com um pano e aperte para secar a superfície superior da folha. Use vários panos até que não molhem a mão no toque. Observem atentamente se não há bolhas, buracos ou imperfeições no papel.
• Virem a peneira sobre o jornal seco e dê várias pancadas no fundo.
A folha deve soltar-se (se o papel estiver muito úmido, a folha não cai). Nesta fase, pode-se adicionar folhas e flores secas, para decorar o papel.
• Coloquem a folha entre jornais secos e deixe-a secar até ao dia seguinte. Poderá prensá-la, com auxílio de livros pesados e grandes, como listas telefônicas entre outros materiais. Pronta, esta folha poderá ser escrita, cortada, dobrada, colada, pintada e muito mais.
Sugestões:
1) Nas próximas aulas, quando o papel reciclado ficar pronto, os alunos poderão confeccionar materiais com os papéis reciclados (Fig. 10) para que os demais alunos da escola possam conhecê-los e então propor uma “Oficina de reciclagem de papel” onde poderão ensiná-los a fazer papel reciclado!
Figura 10 – Imagem de caixas de presente feitas com papel reciclado.
Disponível em:
http://www.armazemoficinas.com.br/fotos/Papelaria_%20Artesanal/Embalagens/G401%20CAIXA%20PAPEL%20RECICLADO%2075X75CM.jpg Acesso em: 26. Jan. 2009
2) Os alunos poderão fazer, com a ajuda da professora, um vídeo sobre a “Oficina de reciclagem de papel” e posteriormente colocar no site YouTube, incentivando alunos de outras escolas a fazerem o mesmo, ajudando assim na preservação das árvores!
Neste vídeo eles poderão trabalhar com Artes (elaboração do vídeo), com a Língua Portuguesa (escrita de um texto), a criatividade, dentre outros aspectos.
3) Links de outras aulas do Portal do Professor que podem auxiliar o professor nestas aulas:
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=1158
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=124
Nome | Tipo |
---|---|
De onde vem o papel? | V?deo |