Portal do Professor

Início do Conteúdo

Projeto: ?Nossa hist?ria, nossa cidade?

Autor e Co-autor(es)

Vanessa Salum Cabral Galv?o imagem do usuário

UBERLANDIA - MG Universidade Federal de Uberl?ndia

Rita Roger Mariano

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educa??o Infantil Linguagem oral e escrita Falar e escutar
Educa??o Infantil Linguagem oral e escrita Pr?ticas de escrita
Educa??o Infantil Linguagem oral e escrita Pr?ticas de leitura

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

? Apresentar a cidade de Uberl?ndia ?s crian?as ? partir da sua hist?ria, de suas origens.
? Resgatar a mem?ria do cotidiano da cidade de Uberl?ndia, recente ou de tempos passados.
? Despertar nas crian?as o interesse pela cultura e o desejo de participar dela.
? Refletir sobre a historicidade como processo que se renova a cada dia.
? Contribuir para que os (as) alunos (as) possam perceber-se como pessoas respons?veis pela constru??o e reconstru??o hist?rica.
? Estimular a cria??o, a experimenta??o, a observa??o, a curiosidade e as descobertas.
? Criar um espa?o de conviv?ncia que propicie intera??es espont?neas e desprovidas de preconceitos.
? Promover exposi??es dos trabalhos produzidos pelos (as) alunos (as) e apresentar ? comunidade escolar.

Duração das atividades

1 a 2 meses; com aulas de 50 minutos.

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

A fim de proporcionar uma valoriza??o e resgate ao respeito pela nossa cidade, decidimos inicialmente trabalhar este projeto com a fun??o de mostrarmos aos(as) nossos(as) alunos(as) que podemos e devemos conhecer a HIST?RIA da nossa cidade, pois ? nela que vivemos, nos tornamos cidad?os e muitas vezes, passamos por toda a nossa experi?ncia de vida nela.

Estratégias e recursos da aula

1? momento: Rodo conversa. Conversamos informalmente com as crian?as sobre alguns lugares da nossa cidade. Comentamos que o Museu Cultural ? um espa?o vivo e acolhedor da nossa cidade, pois nele cont?m objetos que nos mostram um pouco da origem da cidade de Uberl?ndia.

2? momento: Realizamos uma apresenta??o atrav?s do data show/ fotos dos principais pontos da cidade como( igrejas, pra?as, escolas, shopping, oficina da cultura), inclusive fotos do interior do Museu Cultural para posterior visita. Neste momento, as crian?as foram reconhecendo os lugares falando o nome e o que podiam fazer em cada um deles.

3? momento: Visita ao Museu Cultural. Ap?s a visita, as crian?as fizeram o registro com desenhos dos objetos e utens?lios que contam o in?cio da constru??o da nossa cidade.

4? momento: Aproveitamos o anivers?rio da cidade e as crian?as realizaram uma pesquisa junto ?s fam?lias, procurando em jornais, revistas ou internet, reportagens que destacavam a nossa cidade.

5? momento: Descobrimos que a nossa cidade estava fazendo 120 anos. As crian?as fizeram a tentativa do registro da idade da cidade e da idade deles comparando a diferen?a dos anos.

6? momento: Cada crian?a recebeu uma ficha com o nome da cidade e observou se havia alguma letra do seu nome e circulou.

7? momento: Hora de cantar!
As crian?as aprenderam a cantar o hino da cidade.

8? momento: Oba a nossa cidade tamb?m tem uma bandeira! As crian?as conheceram a bandeira e observaram as cores. Contaram quantas cores tem e fizeram a tentativa da escrita do n?mero. E para finalizar fizeram uma linda bandeira com EVA picadinho com as respectivas cores.

 

Obseva??o: Caros professores, espero que essa aula  colabore como uma sugest?o a mais, para trabalhar com a tem?tica sobre outras cidades ou outras regi?es.

Recursos Complementares

? Vista ao Museu Cultural;
? Desenhos, fotos e imagens da cidade;
? Confec??o da bandeira da cidade. (EVA)

Avaliação

A avalia??o foi realizada continuamente (atrav?s da observa??o, questionamentos, desenhos, produ??es dos/das alunos/as, dentre outros), sendo que a cada encontro analis?vamos a proced?ncia das tarefas realizadas com os/as alunos/as, bem como a participa??o dos/das mesmos/as nas atividades propostas, para planejarmos os encontros posteriores.
A express?o oral foi um recurso significativo na avalia??o do projeto, atrav?s das discuss?es, exposi??es de ideias e opini?es que o (a) aluno (a) explicitava suas conquistas e d?vidas.
V?rias atitudes concretas demonstraram os objetivos alcan?ados, como o interesse em pesquisar, a auto confian?a, a auto estima, o respeito pelas diferen?as e o trabalho em equipe.