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Sobre textos argumentativos

Autor e Co-autor(es)

Lazuita Goretti de Oliveira imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Eliana Dias

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educa??o de Jovens e Adultos - 2? ciclo L?ngua Portuguesa Linguagem escrita: leitura e produ??o de textos
Ensino Fundamental Final L?ngua Portuguesa An?lise lingu?stica: modos de organiza??o dos discursos
Ensino M?dio L?ngua Portuguesa Produ??o, leitura, an?lise e reflex?o sobre linguagens

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

  • exercitar a capacidade discursiva de argumentar;
  • conhecer a estrutura do texto argumentativo;
  • analisar e usar estrat?gias de argumenta??o;
  • conhecer as caracter?sticas do g?nero artigo de opini?o;
  • produzir um texto argumentativo sobre o assunto estudado, a partir de uma charge.

Duração das atividades

3 aulas de 50 minutos cada

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

  • conhecer o g?nero artigo de opini?o;
  • saber que a argumenta??o pode aparecer em diferentes g?neros textuais orais ou escritos.

Estratégias e recursos da aula

  • uso de charges veiculadas na internet;
  • utiliza??o do laborat?rio de inform?tica.

Aula 1

Atividade 1

A proposta para esta aula enfatiza o discurso argumentativo, principalmente, a partir do g?nero discursivo artigo de opini?o. Profissionais da ?rea jornal?stica, especialistas de diversas ?reas do conhecimento t?m no artigo de opini?o um meio para expressar suas id?ias ou comentar, de um ponto de vista particular, os acontecimentos do mundo. Assim como outros textos argumentativos, o artigo de opini?o ? um importante instrumento democr?tico, posto que favorece o debate aberto de id?ias, fundamental para a constru??o da cidadania.

Para motivar os alunos, bem como ativar o conhecimento pr?vio que eles t?m a respeito do tema a ser trabalhado ? o fato de a globaliza??o da informa??o impedir que as pessoas reflitam ativamente sobre as informa??es recebidas -, o professor dever? reproduzir entregar a charge, denominada 4, a seguir aos alunos para iniciar uma discuss?o sobre o assunto.

Dispon?vel em:

http://www.diaadia.pr.gov.br/tvpendrive/arquivos/File/imagens/4portugues/5charge4.jpg

Sobre a charge:

1. A resposta da m?e ? crian?a, pressup?e a pergunta que foi feita.
a. Qual seria essa pergunta?
b. Esse tipo de pergunta ? pr?prio de crian?as de sete ou oito anos? Justifique sua resposta.
c. O que teria motivado a crian?a a fazer essa pergunta?
2. Uma charge critica problemas sociais por meio humor.

a. O que est? sendo criticado?
b. O que provoca o humor nesta charge? Destaque elementos ling??sticos e visuais respons?veis pelo efeito humor?stico do texto.
3. Voc? acha que o chargista conseguiu defender a sua id?ia sobre efeitos da tecnologia moderna na atualidade? Explique.

Atividade 2

Em um discurso argumentativo, o locutor procura convencer seus interlocutores pela raz?o, isto ?, por meio de afirma??es com justificativas que as provem. Pode-se se dizer que toda argumenta??o baseia-se em um racioc?nio l?gico de tr?s passos chamado silogismo.

Para conhecer sobre o assunto, o professor dever? levar os alunos ao laborat?rio de inform?tica para pesquisarem sobre o silogismo aristot?lico.

Dispon?vel no site:

http://pt.wikipedia.org/wiki/Silogismo

Aula 2
Atividade

Em sala de aula, o professor dever? reproduzir e entregar aos alunos para que leiam o artigo de opini?o ?Velocidade da informa??o desafia educa??o moderna? de Marcelo Gleiser, publicada em um jornal. Nesse texto, o autor argumenta a favor de uma id?ia, defende um ponto de vista pessoal, no intuito de convencer seus leitores.

 Imagem dispon?vel em:

http://3.bp.blogspot.com/_EOSF667teqg/SuAb-alrtFI/AAAAAAAASWM/PVFMxoMLBxM/s400/tecnologia1.jpg

Texto:

Velocidade da informa??o desafia educa??o moderna

MARCELO GLEISER
especial para a Folha


      N?s vivemos em um mundo cada vez mais globalizado, numa era onde as pessoas s?o atacadas por todos os lados com uma quant idade enorme de informa??o. As ba rreiras entre os povos e as culturas s?o constantemente perfuradas (mas quase nunca vencidas) pela for?a da m?dia e do consumismo desenfreado. Hoje em dia, nada mais comum do que vermos um bedu?no em seu camelo, com sua cal?a Levis e ?culos Giorgio Armani, entoando uma can??o de Elton John. Na testa do camelo, em ?rabe, vemos a escrita "Lady Di, n?s te amamos".

     OK, talvez eu esteja exagerando um pouco. Mas, sem d?vida, ? indiscut?vel a import?ncia que o controle dos meios de informa??o t?m na sociedade moderna. E o mais impressionante ? a velocidade com que essa informa??o ? disseminada. Bilh?es de pessoas em todo o mundo assistiram ? final da Copa (infelizmente), e v?rias centenas de milh?es participam rotineiramente de guerras ou da humilha??o de presidentes, sentados confortavelmente em suas salas de estar.

     Parece mentira que foi apenas em 1886 que as primeiras ondas de r?dio foram geradas no laborat?rio pelo grande f?sico alem?o Heinrich Hertz, ou que a primeira transmiss?o telegr?fica atrav?s do oceano Atl?ntico foi enviada em 1901 pelo italiano Guglielmo Marconi. Atualmente, a dissemina??o de informa??o conta com toda uma rede de sat?lites, que, juntamente com incont?veis antenas de transmiss?o, cobrem praticamente toda a superf?cie do planeta.

     Essa globaliza??o da informa??o implica necessariamente a deten??o do poder pelas pessoas com acesso, ou, mais ainda, pelas pessoas que criam e disseminam essa informa??o. Lembro-me do recente filme americano "Mera Coincid?ncia" ("Wag the Dog"), em que um "tycoon" de Hollywood ? chamado para desviar a aten??o do p?blico americano dos esc?ndalos sexuais do presidente durante a campanha eleitoral (bastante prof?tico, ali?s, esse filme...). A solu??o dos produtores foi simples: inventar uma guerra em um pa?s remoto para sensibilizar a opini?o p?blica.

     Informa??o ? poder. E, sem educa??o, n?o ? poss?vel ter acesso ? informa??o. Mas, simples acesso ? informa??o n?o ? tudo. ? necess?rio que saibamos refletir ativamente sobre a informa??o recebida, e n?o s? receb?-la passivamente. Caso contr?rio, podemos nos tornar alvo de uma "realidade fabricada", como aquela apresentada comicamente no filme.

     Da? o papel do educador, n?o s? de transmitir informa??o, mas tamb?m de convidar sua audi?ncia ? reflex?o, ensinando tanto os m?todos necess?rios para tal como tamb?m a arte de duvidar. Educa??o ? um processo de colabora??o ativa entre o educador e sua audi?ncia. Na minha opini?o, o educador mais bem-sucedido ? aquele que desperta em sua audi?ncia o desejo de querer sempre aprender mais e a capacidade de criticar racionalmente aquilo que se est? aprendendo. Sob esse prisma, a educa??o moderna pode n?o s? se beneficiar do f?cil acesso ? informa??o, como tamb?m "filtrar" a desinforma??o.

     A globaliza??o da informa??o provoca uma fragilidade em sua pr?pria audi?ncia. N?s nos tornamos alvo em uma galeria de tiro e s? podemos nos safar se soubermos pensar por n?s mesmos. Uma sociedade educada ? a que poder? tomar decis?es que afetam seu futuro de modo coerente. Eis aqui alguns exemplos, ligados ? educa??o cient?fica. Devemos ou n?o interceder nas pesquisas da engenharia gen?tica, que, com o desenvolvimento de processos de clonagem ou de cirurgia gen?tica em fetos, levanta s?rias quest?es ?ticas para a sociedade? Devemos ou n?o apoiar o desenvolvimento de tecnologias nucleares no espa?o? Devemos ou n?o interceder junto ao governo para um maior controle da emiss?o de gases industriais, de modo a evitar graves mudan?as clim?ticas no futuro? E os aster?ides? V?o cair ou n?o em nossas cabe?as.

Fonte: GLEISER, Marcelo. In Folha de S?o Paulo, 4/10/98.

Dispon?vel em:

http://marcelogleiser.blogspot.com/1998/10/velocidade-da-inf ormao-desafia-educao.html

Sobre o texto:

A estrutura do texto argumentativo

1. O texto de Marcelo Gleiser ? um texto argumentativo que se constr?i como toda argumenta??o por meio de um racioc?nio l?gico ? silogismo.

a. Pode-se dizer que a premissa maior diz respeito ao fato de que se as pessoas n?o refletirem sobre a avalanche de informa??es a que tem acesso podem se tornar alvos de uma ?realidade fabricada?? Justifique.

b. O que significa ?realidade fabricada? para o articulista? Justifique sua opini?o, apresentando argumentos que a sustente.

c. Se a premissa menor est? relacionada ao fato de a globaliza??o da informa??o impedir as pessoas de refletir ativamente sobre a informa??o recebida, qual seria a conclus?o para fechar o racioc?nio silog?stico na constru??o do texto? Explique.

2. Identifique no segundo par?grafo do texto o termo ling??stico que revela que o articulista negocia com o leitor.

3. Identifique, no texto, argumentos usados pelo articulista que s?o baseados em exemplos.

4. A contra argumenta??o pode ser feita por meio de verbos e express?es que atenua uma informa??o excessivamente forte, usando verbos e express?es que modalizam o discurso. Essa ? uma forma de se proteger dos poss?veis contra-argumentos.

Identifique no quinto par?grafo um exemplo para a afirma??o acima.

Aula 3

Atividade

Produ??o de texto

O professor dever? reproduzir e entregar aos alunos a charge abaixo seguida da proposta de produ??o de texto.

Dispon?vel no site:

http://diadematematica.com/docentes/wp-content/uploads/2009/08/charge.jpg

Proposta de produ??o de texto:

Considere o silogismo, constru?do a partir da charge:

Premissa maior: A tecnologia ? importante para a educa??o.

Premissa menor: O computador ? uma tecnologia.

Conclus?o: Logo, o computador ? importante para a educa??o.

Produza um texto argumentativo, a partir do silogismo acima.

Estabele?a como interlocutores, leitores de uma revista direcionada a educadores.

O seu texto poder? ser composto por tr?s par?grafos: um para cada uma das frases que comp?em o silogismo. A premissa maior pode funcionar como introdu??o do texto (1?. Par?grafo), a premissa menor, como desenvolvimento (2?. Par?grafo) e conclus?o como conclus?o de seu texto (3?. Par?grafo). Cada parte deve ser expandida com exemplos, fatos, coment?rios e conclus?es parciais.

Escolha um t?tulo para seu texto. Depois de pronto, releia-o, fa?a as corre??es necess?rias e o entregue ao professor para ser apreciado.

Avaliação


Dominar o mecanismo de constru??o de silogismos ? uma habilidade fundamental para a produ??o de textos argumentativos em geral. Talvez a maior vantagem que esse tipo de exerc?cio proporciona seja a de tornar evidente para o aluno o que pode o que n?o pode funcionar como justificativa para suas afirma??es e de como articul?-las de forma coerente. Portanto, a partir de v?rias atividades que possibilitem o exerc?cio dessa habilidade, esse mecanismo pode se tornar claro para o aluno. S? ent?o, ele estar? pronto para se avaliado no dom?nio desta compet?ncia.