Portal do Professor

Início do Conteúdo

DEMOCRACIA! VOCÊ SABE O QUE SIGNIFICA?

Autor e Co-autor(es)

Gilka Silva Pimentel imagem do usuário

NATAL - RN NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI

Luciana Lacerda de Castro e Maria da Conceição de Oliveira Andrade

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Pluralidade Cultural Vida sociofamiliar e comunitária

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

  • Construir as primeiras noções sobre democracia.
  • Compreender a importância desse modo de organização social e política.

Duração das atividades

1 aula de 40 minutos cada momento

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

  • Em ritmo de festas, é assim que as crianças percebem as eleições. Algo mágico e diferente. As ruas, as avenidas ficam cheias de Panfletos com as fotografias dos candidatos a prefeito e vereador. Dessa forma, é necessário que as crianças compreendam o que está acontecendo. Portanto, é papel da escola promover situações que ajudem as crianças compreenderem o processo sucessório como algo que faz parte da democracia do nosso país, ampliando seus conhecimentos.

Estratégias e recursos da aula

1º  Momento - Discutir e procurar o significado da palavra DEMOCRACIA.

  • O professor deverá conversar com as crianças  para saber qual a idéia que elas têm sobre democracia. Assim, iniciará a aula levantando algumas questões como:
  • O que é democracia?
  • Nos debates entre os candidatos houve-se muito sobre essa palavra. O que vem a cabeça de vocês quando escutam essa palavra?
  • Obs:. É interessante o professor escutar o que as crianças pensam a respeito dessa palavra e qual significado que ela atribui. A partir das falas das crianças, deverá ir anotando no quadro para que depois façam uma reflexão sobre o que elas achavam e, o que de fato ela significa e representa. Assim, deverá escrever no quadro a palavra DEMOCRACIA e orientar as crianças a buscar no dicionário o significado da mesma.

 

2º  Momento - Pesquisar para entender

  • Consultar o dicionário é importante na faixa etária entre os 6 a 7 anos, pois muitas palavras, ainda, são desconhecidas por elas. Ampliar o vocabulário das crianças é tarefa da escola. Pensando sobre essa lógica é importante ajudá-las a realizarem consultas ao dicionário. Assim, organize a turma em 4 grupos. Em cada grupo uma criança ler o significado da palavra para os colegas. É importante colocar uma criança que saiba ler em cada grupo.

 undefined

Fonte: Relatório da Prática Pedagógica. 1º ano - matutino. NEI-CAp/UFRN.2009

Após a consulta, o professor deverá ler o significado da palavra DEMOCRACIA. Depois  é necessário conversar para saber o que elas compreenderam. Os alunos irão registrar o significado da palavra no seu caderno.

s egue exemplo:

S egundo o dicionário Aurélio, DEMOCR ACIA significa:

  • governo do povo; soberania popular. Doutrina ou regime político baseado na soberania popular e na distribuição eqüitativa do poder.

3º  Momento- Compreender como e onde surgiu esse conceito de Democracia

  • De forma descontraída, o professor poderá introduzir essa literatura de forma simples e numa linguagem infantil. Esse termo “DEMOCRACIA” vai sendo desmistificado quando o professor trabalha em sala de aula com livro ilustrado. Pois, a criança na faixa etária entre 6 e 7 anos, ainda, necessita visualizar as imagens para compreender o que está sendo dito.

Recursos Complementares

Sugestão de livro.

A Democracia na Grega. Martin Cezar Feijó. Ática.

Avaliação

  • Analisar se as crianças conseguiram compreender o conceito de democracia, por meio das discussões orais e escritas em sala de aula.