1º Momento- Conceituar o que é sociedade
-
O professor(a) poderá iniciar perquntando:
- O que é uma sociedade?
-
A escola faz parte da sociedade?
-
Como se deve fazer para viver em sociedade?
- Que regras precisamos construir para viver juntos? No primeiro momento, o professor registra as idéias dos alunos e depois solicita que escrevam o que imaginam que é uma sociedade. As crianças deverão estar sentadas na roda de modo que cada uma delas expresse suas idéias e compartilhem juntas. Depois consulta o dicionário e ler o significado da palavra sociedade.
O professor propõe o registro da palavra sociedade através da escrita do significado e ilustração. Depois expões na sala.
2º Momento - Leitura sobre a sociedade
- O professor deverá buscar leituras em livros informativos, revistas, fotos para que as crianças compreendam como surgiu e qual a finalidade de viver em sociedade. Assim, deverá separar livros para que as crianças possam manipulá-los e ler algumas informações sobre como viver em sociedade.
- Observação: O professor deverá ficar próximo às crianças, que ainda não lêem convencionalmente, para ajudá-las na leitura e no entendimento do texto.
- Sugerimos a leitura do texto abaixo. O professor poderá realizar a leitura online ou imprimir e distribuir com as crianças.
Após a leitura do texto o professor convrsar com as crianças para elas falarem o que entenderam. Em seguida, as crianças escrevem num cartaz.