Portal do Professor

Início do Conteúdo

VIVEMOS EM SOCIEDADE?

Autor e Co-autor(es)

Gilka Silva Pimentel imagem do usuário

NATAL - RN NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI

Luciana Lacerda de Castro e Maria da Conceição de Oliveira Andrade

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial História Organizações políticas e administrações urbanas
Ensino Fundamental Inicial Ética Justiça

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

  • Construir as primeiras noções sobre o que é uma sociedade e como ela se organiza.
  • Conhecer e comparar diferentes organizações sociais - indígena, a civilização grega, Egipcia.
  • Estabelecer comparações e analogias entre diferentes modos de organização( cidade e o campo)

Duração das atividades

1 AULA 50 MINUTOS

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

  • As palavras democracia, sociedade, cidadania são muito comuns em épocas de eleições. Esses conceitos são citados, mas não compreendidos pelas crianças. De fato são assuntos que muitas vezes os pais não conversam em casa. No entanto, em sala de aula o professor poderá abordar esses conceitos de forma simples e de fácil compreenção por elas.

Estratégias e recursos da aula

 

1º Momento- Conceituar o que é sociedade

  •  O professor(a) poderá iniciar perquntando: 
  • O que é uma sociedade?
  •  A escola faz parte da sociedade?
  • Como se deve fazer para viver em sociedade?
  • Que regras precisamos construir para viver juntos? No primeiro momento, o professor registra as idéias dos alunos e depois solicita que escrevam o que imaginam que é uma sociedade. As crianças deverão estar sentadas na roda de modo que cada uma delas expresse suas idéias e compartilhem juntas. Depois consulta o dicionário e ler o significado da palavra sociedade.

 O professor propõe o registro da palavra sociedade através da escrita do significado e ilustração. Depois expões na sala.

2º  Momento - Leitura sobre a sociedade

  • O professor deverá buscar leituras em livros informativos, revistas, fotos para que as crianças compreendam como surgiu e qual a finalidade de viver em sociedade. Assim, deverá separar livros para que as crianças possam manipulá-los e ler algumas informações sobre como viver em sociedade.
  • Observação:  O professor deverá ficar próximo às crianças, que ainda não lêem convencionalmente, para ajudá-las na leitura e no entendimento do texto.

undefined 

  • Sugerimos a leitura do texto abaixo. O professor poderá realizar a leitura online ou imprimir e distribuir com as crianças.

CANAL KIDS - Cidadania - Viva a Democracia! - Presente de Grego

Após a leitura do texto o professor convrsar com as crianças para elas falarem o que entenderam. Em seguida, as crianças escrevem  num cartaz.

Recursos Complementares


Avaliação

  • Analisar se as crianças conseguiram desenvolver as atividades, discutindo e fazendo reflexões sobre a nossa forma de viver em sociedade.