Portal do Professor

Início do Conteúdo

DEBATE SOBRE ELEI??O: As propostas das crian?as em sala de aula

Autor e Co-autor(es)

Gilka Silva Pimentel imagem do usuário

NATAL - RN NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI

Luciana Lacerda de Castro e Maria da Concei??o de Oliveira Andrade

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Hist?ria Organiza??o hist?rica e temporal
Ensino Fundamental Inicial Hist?ria Organiza??es pol?ticas e administra??es urbanas

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

  1. Tomar consciência do processo eleitoral, conhecendo os direitos e deveres do povo;
  2. Construir idéias, soluções acerca dos problemas sociais e do cotidiano;
  3. Vivenciar simbolicamente o processo de debates de uma campanha eleitoral.

Duração das atividades

3 aulas com dura??o de 50 minutos cada atividade.

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Processo eleitoral;  Eleição. 

Estratégias e recursos da aula

 

1º Momento -  conversa na roda

 Problematize:

Votar é escolher as pessoas que vão representar nossos interesses, fazer as leis do país e governá-lo. Proponha ao grupo a seguinte situação:

Você chega na  quadra da escola onde sempre brinca com seus amigos e encontra um grupo de crianças de outra turma. Vocês querem jogar futebol, mas os outros ocuparam a quadra antes e querem jogar. Não há espaço para dois jogos ao mesmo tempo e começa a discussão: você e seu grupo acham que têm direito de jogar futebol porque lá todos os dias. E as outras crianças acham que têm direito de jogar porque, naquele dia, chegaram antes. Quem tem razão?Vamos partir do princípio de que não vale resolver no tapa. A solução, então, é conversar.Só que não dá para todo mundo falar ao mesmo tempo. O QUE FAZER? 

Peça que encontrem uma solução para o impasse. Observe as respostas das crianças. De acordo com as soluções apresentadas o professor poderá fazer a seguinte intervenção:

Cada grupo deve escolher um representante, os dois irão conversar e o que eles decidirem será respeitado por todos.Proposta aceita, os que queriam representar o grupo se candidataram e cada um escolheu a pessoa que considerava mais apta para ir conversar com a outra. Depois de muito papo, elas chegaram a várias decisões. A primeira delas é a mais importante: todas as crianças têm direito de brincar na quadra. A segunda é que foi estabelecido um horário para jogar futebol.

A partir daí situe as eleições que está acontecendo no país ou no município/ estado. Pergunte sobre o que sabem. Leve imagens dos candidatos a presidente - (adequar conforme as eleições do ano para governadores ou prefeitos). Converse sobre sua função.Desafie a turma a pensar e a escrever propostas. Caso fossem candidatos o que fariam pelo Brasil?

http://blog.professoralex.com/2010/08/eleicoes-presidenciais-2010-as.html 

Solicite as crianças que tragam panfletos com os nomes dos candidatos. Construa uma lista com o nome dos candidatos. Se possível faça um passeio a câmara municipal ou a assembléia legislativa.

http://candidatovencedor.blogspot.com/ 

2º momento-  organizando a brincadeira

Proponha um jogo simbólico em que as crianças vão apresentar as propostas como se fossem candidatos para os colegas da sala. Depois desse momento elas tem que escolher candidatos para a representar a turma;  Para este momento, o professor propõe que cada grupo indique nomes/colegas que desejam participar da brincadeira como candidatos. Em seguida, os candidatos irão discutir com o grupo as suas propostas e fazer uma lista de ações que pretendem desenvolver caso sejam eleitos.

Fonte: arquivo do NEI/Cap/UFRN.2008.

3º momento - as crianças debatem suas propostas de governar a cidade

O professor propõe assistir  trechos de um debate pela TV com candidatos, assim como sobre o processo eleitoral.  È preciso que o professor veja com antecedência trechos do debate. Após a visualização do vídeo, o professor deverá conversar com as crianças quais foram às propostas apresentadas pelos candidatos.

Após a conversa  propor que registrem por escrito o que compreenderam. Sugerimos os vídeos abaixo:

Eleitor do futuro: dia da eleição:

http://www.tse.gov.br/internet/institucional/eleitorFuturo_video.htm 

 Candidatos a presidente - 2010

http://www.youtube.com/watch?v=ZqT3Mlp0-Pc 

 

4º Momento - O Debate com os candidato

Em cada bloco as crianças são convidadas a fazer perguntas. As perguntas serão divididas em escritas e orais. O professor vai intercalando uma pergunta escrita e outra oral.  Organize uma eleição na escola. Promova comícios e visitas as salas de aula com panfletos de cada candidato. Marque o dia da votação. Escolha uma comissão eleitoral para organizar as cédulas com os nomes e fazer a apuração junto com o professor. Confeccione uma cabine com papelão.  Após este momento, proponha um texto coletivo sobre a experiência vivenciada.    

  • undefined undefined
Fonte: Relatório da Prática Pedagógica.1º ano - Matutino.2008. NEI-CAp/UFRN.

Recursos Complementares

Avaliação

Avaliar a criatividade das crianças como forma de expor suas idéias para solucionar os problemas da cidade;

Avaliar os níveis de escrita, coesão e coerência na produção de textos;

Avaliar a habilidade para expor as idéias de forma clara.