Portal do Professor

Início do Conteúdo

ÁGUA PARA HIGIENIZAÇÃO E CONSUMO.

Autor e Co-autor(es)

Luzia Luzinete Pereira imagem do usuário

NATAL - RN NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI

Raimunda Porfírio

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Meio Ambiente Sociedade e meio ambiente

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

Com esta aula, o aluno poderá aprender a:
  • Compreender que a água é fundamental para a manutenção da vida;
  • Dar o devido valor aos hábitos de higiene para se ter uma boa saúde. 

Duração das atividades

Duas aulas com duração entre 20 a 30 minutos.

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

  • Necessidade dos seres vivos de consumir água;
  • Conceito de higiene.

Estratégias e recursos da aula

Atividade 1 - Preparação para o banho.

1º Momento

O professor reunirá para expor o que irá acontecer na aula do dia: eles irão tomar um delicioso banho. Neste momento, é importante reforçar, por meio de questionamentos, da água tanto para o consumo, já que seres vivos (homem, bichos e plantas) dependem dela para se manterem vivos. Sem água não há vida. Também, neste momento, faz-se necessário reforçar a importância da água para a nossa higiene, pois com ela tomamos banho, escovamos os dentes, lavamos nossas casas, lavamos nossas roupas, damos banho nossos bichinhos de estimação.

2º Momento

Depois da conversa, a professora irá orientar os alunos a trocarem de roupa e perguntará se eles trouxeram de casa o que tinha sido combinado: sabonete, shampoo e toalha. Neste momento  é bom que as coisas aconteçam organizadamente para que cada aluno tenha a oportunidade de se preparar com tranqüilidade para o banho que está por vir. Porém, antes de saírem da sala, é importante que os combinados costumeiros sejam reforçados pelo professor.

Atividade 2 - Finalmente, um delicioso banho de mangueira.

1º Momento

Agora que todos já se encontram devidamente preparados, isto é, de sunga e com sabonete, shampoo e toalha à disposição, o banho vai começar. Primeiro todos os alunos serão molhados calmamente com a mangueira (aqui o professor poderá fazer perguntas sobre as sensações que a água causa neles, sobre a temperatura da água). Depois, todos os alunos serão orientados a passarem o sabonete em seus corpos, com movimentos leves e carinhosos, esfregando bem os cantinhos escondidinhos, como axilas e atrás das orelhas. Uma vez o corpo ensaboado, é a hora de cuidar dos cabelos que já devidamente úmidos deverão receber um uma pequena quantidade de shampoo e serem massageados cuidadosamente. Depois disso, os alunos tirarão o shampoo e o sabonete de seus corpos, mas sempre alertados para o fato de que é preciso tomar um banho rápido para não se estragar água.

2º Momento

Quando retornarem do banho, o professor, auxiliado pelas crianças, escreverão um texto sobre o momento vivenciado, priorizando tal texto as sensações que cada um sentiu durante o banho, bem como a maneira mais adequada se se tomar "aquele" banho.

Recursos Complementares

  • Material de higiene (toalha, sabonete e shampoo)
  • Mangueira

Avaliação

No término da aula, o aluno será avaliado:

  • Por sua participação, respeitando os combinados;
  • Pela compreensão a respeito da importância da água para a higiene e da higiene para a saúde.