Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | Hist?ria | Rela??es de trabalho |
As quest?es que envolvem o trabalho, tipos, condi??es, sal?rio e rela??es desde os prim?rdios da industrializa??o e da mecaniza??o at? hoje.
Sempre parto de algo visual para ilustrar as transforma??es tecnol?gicas. Exemplo os prim?rdios das bicicletas para as bicicletas atuais.
Elaborei algumas apresenta??es de PowerPoint para utilizar. Uma com ilustra??es e outras com uma linha do tempo e as inven??es.
A seguir mostro a raz?o de a Revolu??o Industrial ter surgido na Inglaterra.
a) Explora??o de camponeses e artes?os
b) Pirataria
c) Guerra de conquista
d) Cercamento ( eu sempre relembro atrav?s de desenhos as informa??es sobre rela??es sociais e econ?micas. A partir destas informa??es demosntro as transforma??es que desencadearam a revolu??o urbana e comercial e as transforma??es sociais e econ?micas advindas destas)
Constru?mos conceitos-chave e informa??es b?sicas sobre a Revolu??o Industrial inglesa, atrav?s de aulas expositivo-dialogadas.
S?o elas: artesanato, manufatura, f?brica, industria, empresa, burgo e burguesia,
Caracter?sticas: autosufici?ncia, poder centralizado e partes do feudo e rela??es socias e econ?micas.
Caracter?stocas: burgo, burguesia, troca de agricultura para cria??o de ovelha, expuls?o dos servos que se tornam prolet?rios.
Abordo as condi??es de vida e trabalho dos trabalhadores: horas de trabalho, falta de leis e direitos do trabalhador, abuso dos patr?es, castigos, trabalho infantil e etc.
Fa?o uma atividade pr?tica abordando a coopera??o simples e a divis?o do trabalho de Adam Smith em colabora??o com os alunos.
Pe?o a colabora??o de dois alunos. Um vai receber uma quantidade X de folhas de of?cio para reutiliza??o, tesoura e grampeador. O aluno deve dobrar em quatro a folha, recortar e grampear um n?mero espec?fico de folhas para fazer um bloco, que supostamente seria o produto final. O trabalho deve ser bem feito para possibilitar a venda fict?cia do troduto. O segundo aluno conta tempo da execu??o do trabalho.
Pe?o a outros quatro alunos a colabora??o. O grupo vai receber uma quantidade X de folhas de of?cio para reutiliza??o, tesoura e grampeador. O primeiro aluno deve dobrar em quatro a folha, o segundo aluno deve recortar e o terceiro aluno deve grampear um n?mero espec?fico de folhas para fazer um bloco, que supostamente seria o produto final. O quarto aluno conta tempo da execu??o do trabalho. da mesma forma o trabalho deve ficar bem feito para possibilitar a venda fict?cia.
Ap?s a tarefa fazemos a an?lise da quest?o sob a ?tica de produ??o, tempo de produ??o, venda do produto, vantagem dos processos de produ??o, lucro e etc.
Os movimentos oper?rios s?o abordados em aula expositiva: ludismo, swing e cartismo. Fazemos uma compara??o entre eles e o porque o cartismo deu mais certo que os outros. Analisamos os ambientes em que houve os movimentos e os motivos pelos quais se desenvolveram.
Consequ?ncias da Revolu??o Industrial:
Analisamos a quest?o da teoria da Mis?ria Inevit?vel de Thomas Maltus e suas consequ?ncias abordando a quest?o do controle de natalidade no Brasil e em diversos pa?ses.
Polui??o
Transforma??es sociais, econ?micas e tecnol?gicas.
Computadores
PowerPoint
Folhas of?cio, tesoura e grampeador
Uma prova ? a melhor maneira de avaliar.