Portal do Professor

Início do Conteúdo

Revolu??o Industrial

Autor e Co-autor(es)

Tha?s Soares Fabretti Bozzetto imagem do usuário

PORTO ALEGRE - RS COLEGIO ESTADUAL FRANCISCO A VIEIRA CALDAS JR

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Hist?ria Rela??es de trabalho

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

As quest?es que envolvem o trabalho, tipos, condi??es, sal?rio e rela??es desde os prim?rdios da industrializa??o e da mecaniza??o at? hoje. 

Duração das atividades

6 aulas de 50 minutos

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Transi??o do Feudalismo para o capitalismo.

Estratégias e recursos da aula

Sempre parto de algo visual para ilustrar as transforma??es tecnol?gicas. Exemplo os prim?rdios das bicicletas para as bicicletas atuais.

Bicicleta antiga

Elaborei algumas apresenta??es de PowerPoint para utilizar. Uma com ilustra??es e outras com uma linha do tempo e as inven??es.

A seguir mostro a raz?o de a Revolu??o Industrial ter surgido na Inglaterra.

a) Explora??o de camponeses e artes?os

b) Pirataria

c) Guerra de conquista

d) Cercamento ( eu sempre relembro atrav?s de desenhos as informa??es sobre rela??es sociais e econ?micas. A partir destas informa??es demosntro as transforma??es que desencadearam a revolu??o urbana e comercial e as transforma??es sociais e econ?micas advindas destas)

Constru?mos conceitos-chave e informa??es b?sicas sobre a Revolu??o Industrial inglesa, atrav?s de aulas expositivo-dialogadas.

S?o elas: artesanato, manufatura, f?brica, industria, empresa, burgo e burguesia,

Feudalismo  Caracter?sticas: autosufici?ncia, poder centralizado e partes do feudo e rela??es socias e econ?micas.

feudo 2  Caracter?stocas: burgo, burguesia, troca de agricultura para cria??o de ovelha, expuls?o dos servos que se tornam prolet?rios.

Abordo as condi??es de vida e trabalho dos trabalhadores: horas de trabalho, falta de leis e direitos do trabalhador, abuso dos patr?es, castigos, trabalho infantil e etc.

Fa?o uma atividade pr?tica abordando a coopera??o simples e a divis?o do trabalho de Adam Smith em colabora??o com os alunos.

Pe?o a colabora??o de dois alunos. Um vai receber uma quantidade X de folhas de of?cio para reutiliza??o, tesoura e grampeador. O aluno deve dobrar em quatro a folha, recortar e grampear um n?mero espec?fico de folhas para fazer um bloco, que supostamente seria o produto final. O trabalho deve ser bem feito para possibilitar a venda fict?cia do troduto. O segundo aluno conta tempo da execu??o do trabalho.

Pe?o a outros quatro alunos a colabora??o. O grupo vai receber uma quantidade X de folhas de of?cio para reutiliza??o, tesoura e grampeador. O primeiro aluno deve dobrar em quatro a folha,  o segundo aluno deve recortar e o terceiro aluno deve grampear um n?mero espec?fico de folhas para fazer um bloco, que supostamente seria o produto final. O quarto aluno conta tempo da execu??o do trabalho. da mesma forma o trabalho deve ficar bem feito para possibilitar a venda fict?cia.

Ap?s a tarefa fazemos a an?lise da quest?o sob a ?tica de produ??o, tempo de produ??o, venda do produto, vantagem dos processos de produ??o, lucro e etc.

Os movimentos oper?rios s?o abordados em aula expositiva: ludismo, swing e cartismo. Fazemos uma compara??o entre eles e o porque o cartismo deu mais certo que os outros. Analisamos os ambientes em que houve os movimentos e os motivos pelos quais se desenvolveram.

Consequ?ncias da Revolu??o Industrial:

Analisamos a quest?o da teoria da Mis?ria Inevit?vel de Thomas Maltus e suas consequ?ncias abordando a quest?o do controle de natalidade no Brasil e em diversos pa?ses.

Polui??o

Transforma??es sociais, econ?micas e tecnol?gicas.

Recursos Complementares

Computadores

PowerPoint

Folhas of?cio, tesoura e grampeador

Avaliação

Uma prova ? a melhor maneira de avaliar.