Portal do Professor

Início do Conteúdo

Trabalhando com literatura infantil: Pela porta do coração

Autor e Co-autor(es)

Amanda Barros Teixeira imagem do usuário

JUIZ DE FORA - MG Universidade Federal de Juiz de Fora

Andréa Vassallo Fagundes

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Alfabetização
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua oral: valores, normas e atitudes

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

Despertar a imaginação e a criatividade a partir da exploração de uma história de imagens.
Produzir texto coletivo a partir de um de livro de imagens.
Desenvolver a linguagem oral.
Desenvolver e valorizar a persistência diante dos objetivos a serem alcançados.

Duração das atividades

2 aulas de aproximadamente 50 minutos

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Estar inserido no processo de alfabetização e letramento.

Estratégias e recursos da aula

Momento 1

Apresentar o livro “Pela porta dos coração” para os alunos, pedindo que observem as ilustrações. Depois, os alunos podem contar com suas palavras a história apresentada.

Imagem disponível em:

http://www.americanas.com.br/home/begin.do?home=AcomImgAmp&itemId=768729

Título: Pela Porta do Coração

Autor: Regina Coeli Renno

Editora: Ftd

Assunto: Infanto-Juvenil

ISBN: 8532223672

Idioma: Português

Tipo de Capa: BROCHURA

Edição: 1

Número de Páginas: 24

Momento 2
Após ouvir a história contada pelos alunos, a professora fará perguntas para verificar a compreensão:

Quais são os personagens dessa história?
Por que inicialmente o menino ficou triste?
Por que o coração chorou?
Como o menino conquistou o coração?

Momento 3
Convidar os alunos a escrever a história coletivamente no caderno de aula ou em uma folha de papel A4, uma vez que o livro apresenta somente imagens. O texto tomará a forma que os alunos apresentarem. Abaixo está um exemplo de como poderá ficar o texto.

Exemplo:

Um menino estava caminhando quando viu um coração. Como ele queria ser amigo do coração, levou para ele vários presentes. O coração como não o conhecia não o atendeu, mas o menino não desistiu. Depois de algumas tentativas e presentes conseguiu finalmente sua confiança e amizade. O coração também ficou tão feliz, que de longe dava pra ver o seu brilho, brilho esse que não vem só da estrela que ganhou, vem também da felicidade de ter um amigo.

Momento 4
Após a escrita coletiva da história, conversar com os alunos sobre o que significa ser persistente.

Perguntar:

O menino conseguiu ser amigo do coração rapidamente?

Ele desistiu quando não conseguiu sua confiança?

O que será que aconteceria se ele desistisse e não voltasse mais?

Valeu a pena ele tentar novamente?

 O que podemos fazer para conquistarmos as pessoas e ganharmos um amigo?

Conversar com as crianças sobre a importância de não desistir facilmente quando não conseguimos alguma coisa. É importante tentar novamente, com esforço e dedicação para alcançarmos nossos objetivos.

Momento 5
Pedir que os alunos ilustrem a história mostrando outras maneiras do menino fazer amizade com o auixílio do coração.
Após o trabalho realizado, os alunos farão a apresentação para a turma, tecendo comentários ou verbalizando quais as opções ou como agem para conquistar um amigo.

Avaliação

Observar a participação dos alunos na contação oral da história.
Através das perguntas orais, perceber se todos compreenderam a história.
Avaliar a construção coletiva da história: a participação dos alunos,bem como a coerência e a coesão entre as partes do texto.