Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | Artes | Arte Visual: Aprecia??o significativa em artes visuais |
O ideal ? partir do conceito de Renascimento e do porque a It?lia foi o ber?o deste movimento art?stico.
Mas que o Renascimento foi al?m de art?stico (pintura, escultura e m?sica) cient?fico, liter?rio e arquitet?nico.
Localizar temporalmente o movimento.
Elaborei uma apresenta??o de PowerPoint sobre alguns pintores e escultores para estimular a curiosidade dos alunos.
? interessante fazer uma compara??o entre o mundo medieval e o mundo renascentista para que o aluno possa tirar suas pr?prias conclus?es sobre as mudan?as. Neste momento se torna significativo analisar a quest?o econ?mica que estimulou o surgimento dos mecenas e vincular as grandes navega??es e a tecnologia para se descobrir a Am?rica, que foi desenvolvida ou recriada neste per?odo.
Dividi a turma em grupos para elaborar a pesquisa sobre o Renascimento. S?o eles:
It?lia (Duocento, Trecento, Quattrocento e Alta Renascen?a )
Holanda
Portugal
Espanha
Inglaterra
Alemanha
Esta pesquisa deve ser apresentada em PowerPoint ou movie maker no final das aulas em data pr?viamente combinada com os alunos.
Enquanto os alunos se dedicam a pesquisa em livros primeiramente e depois na internet as aulas podem seguir seu curso.
As caracter?sticas gerais do renascimento:
* Racionalidade, harmonia e equil?brio art?stico
* Valoriza??o do Ser Humano e do corpo
* Rigor Cient?fico e de beleza art?stica
* Ideal Humanista
* Busca dos ideias art?sticos das artes greco-romana
O mais interessante ? analisar obras portanto como sugest?o temos:
Albrecht D?rer como exemplo do Renascimento alem?o mostrando a t?cnica de pintura, o tema e a tecnologia por tr?s de uma obra de arte renascentista.
Observando as caracter?stica desta pintura de El Greco, que era espanhol e tem uma hist?ria de vida muito caracter?stica e interessante de contar aos alunos sobre sua pintura antes da trag?dia pessoal e depois da mesma. Observe os quadrados e as explica??es:
Architectural influ?ncias A estrutura da rela??o arco conopial com caracteres em um semic?rculo, pode ser comparado com o tambor de uma c?pula, volum?trica aproxima os efeitos do tambor-top barroco Santivo della Sapienza, de Borromini, um fervoroso servo dos arcos ea combinado mista tri?ngulos, c?rculos e desenhos geom?tricos miguelangelescos, naturalista detalhe.
1 .- Influ?ncia bizantina No topo onde est? Cristo lembra um bizantino. Esta representa??o ? uma clara influ?ncia dos bizantinos. Este detalhe se repete nas obras de El Greco.
2 .- Misticismo influenciou o tempo em que ele veio de uma viagem onde a incluencia do secularismo na arte j? era grande.
3 .- Luminosidade, o brilho exibido mostra uma influ?ncia da escola veneziana de pintura em Greco.
4 .- Voc? pode ver as influ?ncias de pintores que revela os estudos anat?micos por Michelangelo.
5 e 6 .- A roupa. H? uma preocupa??o especial em representar personagens com roupas, representativas do status social do personagem. O Senhor Orgaz est? vestindo armadura castelhano cavaleiro. E a nobreza e o clero, de acordo com sua idade.
7 .- Tra?os psicol?gicos da atitude dos homens com rela??o a morte, alguns meditando, alguns chorando, outros de comentar sobre o evento. Outros percebem o milagre, a gl?ria. Todas estas personalidades s?o pessoas impertantes da sociedade da ?poca.
Outro aspecto interessante j? citado acima ? o estudo da anatomia do Ser Humano feita por Leonardo da Vinci.
O mesmo Leonardo fazendo pesquisas e estudos sobre arquitetura, constru??es b?licas entre outras qualidades do art?sta.
A Capela Sixtina ? uma outra demosntr???o da genialidade dos pintores da ?poca.
Um quadro de Jan Van Ayck ? interessante de analisar acompanhe:
O Retrato dos Esposos Arnolfini est? cheio de codifica??es simb?licas. Um casal em que o homem, de express?o sombria, levanta a m?o direita (um dos pormenores mais trabalhados e alterados pelo pintor, conforme revela o exame infra-vermelho, num gesto que parece uma express?o de repreens?o, uma vez que a sua m?o esquerda segura, em vez de entrela?ar, a m?o direita da mulher. A mulher assume uma express?o submissa e levanta o vestido sobre o ventre dilatado (um gesto convencional que pode representar a gravidez). Em torno das duas figuras, numerosos pormenores parecem veicular alguma mensagem: - Perto de um leito encontra-se uma imagem de Sta. Margarida, patrona dos nascimentos e das parturientes. - Uma vela no candelabro continua a arder em pleno dia. - No ch?o, sapatos masculinos e femininos apontam em direc??es diferentes. -Um c?o (s?mbolo de fidelidade) desaparece, num pequeno espelho c?ncavo que reflecte todo o resto da cena, incluindo dois observadores misteriosos que lhe s?o exteriores, no limiar de uma porta. Numa parede encontra-se em latim e enormes letras: ?Johannes de eyck fuit hic 1434? (Jo?o de Eyck esteve aqui 1434). Um invent?rio de 1700 refere que o quadro possu?a originalmente uma moldura com versos de Ov?dio descrevendo como um casal se enganava mutuamente.
Esta an?lise j? demonstra as t?cnicas atuais que nos permitem descobrir se a tela j? foi reutilizada, qual o tipo da tinta, a an?lise psicol?gica pelos detalhes da obra.
Fatos que influenciaram o renascimento:
Reforma Protestante
Grandes Navega??es
Imp?rio Bizantino
A apresenta??o dos powerpoints deve respeitar a vis?o dos alunos sobre as quest?es.
Computadores com internet para elaborar um powerpoint ou movie maker.