Portal do Professor

Início do Conteúdo

Vamos fazer um pincel artesanal?

Autor e Co-autor(es)

Marileusa de Oliveira Reducino imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Elizabet Rezende de Faria

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Artes Arte Visual: Produção do aluno em arte visual
Ensino Fundamental Final Artes Arte Visual: Apreciação significativa em artes visuais

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

Ao final desta aula o aluno deverá ser capaz de:
• Confeccionar pincéis a partir de galhos de árvores e cabelo, objetivando sua utilização em trabalhos plásticos na sala de aula

Duração das atividades

• 1 aula de 50 minutos

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Estratégias e recursos da aula

Aula 1

• Organizar para esta aula:
1. Galhos finos de árvore de 10 a 15 cm;
2. Mecha de cabelo (Pode ser conseguida em cabelereiros);
3. Borracha de silicone para cabelo;
4. Cola quente ou Adesivo Multi-uso;
5. Tesoura;

• Propor para os alunos a confecção de pincéis, visando compor os materiais de uso coletivo das aulas de Artes, de acordo com o seguinte processo de confecção:

1. Solicitar aos alunos que cortem galhos de árvores de diferentes espessuras para serem utilizados como o cabo do pincel. Lembrar os alunos da importância de não danificar a árvore da qual serão retirados estes galhos;
2. Organizar uma visita ao pátio da escola, com o intuito de obter os galhos a serem utilizados;

Foto - Acervo particular


3. Retornar à sala e explicar para os alunos como limpar os galhos, de forma que não fique nenhuma folha ou espinho, se por acaso houver;

Foto - Acervo particular

4. Mostrar aos alunos as mechas de cabelos conseguidas, anteriormente, em cabeleireiros;

Foto - Acervo particular


5. Ajudar os alunos a prepararem uma pequena mecha de cabelos, organizada de modo a que fique com todos os fios paralelos;

Foto - Acervo particular

6. Pedir para os alunos aplicarem a cola quente ou a cola – “adesivo multi-uso” - na extremidade de maior diâmetro do galho, fixando a mexa de cabelo

Foto - Acervo particular

7. Falar para os alunos reforçarem a base da mexa colada com borracha de silicone, específicas para cabelos;

Foto - Acervo particular

8. Requisitar que os alunos apararem os cabelos dando-lhes o formato de pincel;

Foto - Acervo particular

9. Pedir para os alunos testarem os pincéis confeccionados, de forma a visualizar o resultado prático desta aula;

Foto - Acervo particular

Recursos Complementares

Avaliação

• A avaliação enfocará o resultado obtido na confecção do pincel e sua operacionalidade ao ser utilizado como objeto para pintura.