LUCIANNA RIBEIRO DE LIMA; MARTA REGINA ALVES PEREIRA; F?TIMA REZENDE NAVES DIAS; GL?UCIA COSTA ABDALA DINIZ
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | ?tica | Di?logo |
Ensino Fundamental Inicial | ?tica | Respeito m?tuo |
Ensino Fundamental Inicial | ?tica | Solidariedade |
a) Expressar situa??es em que experimentam diferentes sentimentos, a saber: irrita??o, solid?o, saudade, ang?stia, preocupa??o, vergonha, raiva, alegria, decep??o, culpa, perd?o, amor.
b) Valorizar os relacionamentos de amizade e de cuidado com o outro.
c) Nomear os pr?prios sentimentos.
e) Perceber sentimentos envolvidos na rela??o entre colegas e professores.
N?o h? necessidade de conhecimentos pr?vios.
COMENT?RIO AO/A PROFESSOR/A:
Professor/a, acreditamos que para que a escola consiga efetivamente trabalhar virtudes, faz-se necess?rio que se trabalhe os sentimentos dos/as alunos/as, pois quando se abre espa?o para que os mesmos/as manifestem o que sentem e, consequentemente, se conhe?am melhor, podemos encontrar mais rapidamente as solu??es para os conflitos que se d?o nesse ambiente. Nesse sentido, concordamos com Tognetta (2003, p.119) quando diz ?Quem reconhece os pr?prios sentimentos, o que lhe causa tristezas, o que lhe causa alegrias, t?m condi??es de construir a id?ia do que as outras pessoas possam sentir. Acostuma-se ? id?ia de que os sentimentos s?o importantes?. Dessa forma, essa aula tem o prop?sito de dar oportunidade aos/as alunos/as para que expressem seus sentimentos em rela??o a diferentes situa??es vividas no ambiente escolar. Professor/a, voc? poder? utilizar a aula intitulada ?TESOURO DE SENTIMENTOS? para iniciar ou continuar essa aula.
Atividade 1: (1? aula de 50 minutos)
1? Momento: Utilizar o livro: Mania de Explica??o de autoria de Adriana Falc?o.
Professor/a sugere-se que voc? digite o texto e o disponibilize aos/as alunos/as para que leiam em voz baixa.
MANIA DE EXPLICA??O (Autora: Adriana Falc?o)
ERA UMA MENINA QUE GOSTAVA DE INVENTAR UMA EXPLICA??O PARA CADA COISA.
EXPLICA??O ? UMA FRASE QUE SE ACHA MAIS IMPORTANTE DO QUE A PALAVRA.
AS PESSOAS AT? SE IRRITAVAM, IRRITA??O ? UM ALARME DE CARRO QUE DISPARA BEM NO MEIO DE SEU PEITO, COM AQUELA MENINA EXPLICANDO O TEMPO TODO O QUE A POPULA??O INTEIRA J? SABIA. QUANDO ELA SE DAVA CONTA, TODO MUNDO TINHA IDO EMBORA. ENT?O ELA FICAVA L?, EXPLICANDO, SOZINHA.
SOLID?O ? UMA ILHA COM SAUDADE DE BARCO.
SAUDADE ? QUANDO O MOMENTO TENTA FUGIR DA LEMBRAN?A PRA ACONTECER DE NOVO E N?O CONSEGUE.
LEMBRAN?A ? QUANDO, MESMO SEM AUTORIZA??O, SEU PENSAMENTO REAPRESENTA UM CAP?TULO.
AUTORIZA??O ? QUANDO A COISA ? T?O IMPORTANTE QUE S? DIZER "EU DEIXO" ? POUCO.
POUCO ? MENOS DA METADE. MUITO ? QUANDO OS DEDOS DA M?O N?O S?O SUFICIENTES.
DESESPERO S?O DEZ MILH?ES DE FOGAREIROS ACESOS DENTRO DE SUA CABE?A.
ANG?STIA ? UM N? MUITO APERTADO BEM NO MEIO DO SOSSEGO.
AGONIA ? QUANDO O MAESTRO DE VOC? SE PERDE COMPLETAMENTE.
PREOCUPA??O ? UMA COLA QUE N?O DEIXA O QUE N?O ACONTECEU AINDA SAIR DE SEU PENSAMENTO.
INDECIS?O ? QUANDO VOC? SABE MUITO BEM O QUE QUER, MAS ACHA QUE DEVIA QUERER OUTRA COISA.
CERTEZA ? QUANDO A ID?IA CANSA DE PROCURAR E P?RA.
INTUI??O ? QUANDO SEU CORA??O D? UM PULINHO NO FUTURO E VOLTA R?PIDO.
PRESSENTIMENTO ? QUANDO PASSA EM VOC? O TRAILER DE UM FILME QUE PODE SER QUE NEM EXISTA.
REN?NCIA ? UM N?O QUE N?O QUERIA SER ELE.
SUCESSO ? QUANDO VOC? FAZ O QUE SEMPRE FEZ S? QUE TODO MUNDO PERCEBE.
VAIDADE ? UM ESPELHO ONISCIENTE, ONIPOTENTE E ONIPRESENTE. VERGONHA ? UM PANO PRETO QUE VOC? QUER PRA SE COBRIR NAQUELA HORA.
ORGULHO ? UMA GUARITA ENTRE VOC? E O DA FRENTE.
ANSIEDADE ? QUANDO FALTAM CINCO MINUTOS SEMPRE PARA O QUE QUER QUE SEJA.
INDIFEREN?A ? QUANDO OS MINUTOS N?O SE INTERESSAM POR NADA ESPECIALMENTE.
INTERESSE ? UM PONTO DE EXCLAMA??O OU DE INTERROGA??O NO FINAL DO SENTIMENTO.
SENTIMENTO ? A L?NGUA QUE O CORA??O USA QUANDO PRECISA MANDAR ALGUM RECADO.
RAIVA ? QUANDO O CACHORRO QUE MORA EM VOC? MOSTRA OS DENTES.
TRISTEZA ? UMA M?O GIGANTE QUE APERTA SEU CORA??O.
ALEGRIA ? UM BLOCO DE CARN AVAL QUE N?O LIGA SE N?O ? FEVEREIRO. FELICIDADE ? UM AG ORA QUE N?O TEM PRESSA NENHUMA.
AMIZADE ? QUANDO VOC? N?O FAZ QUEST?O DE VOC? E SE EMPRESTA PROS OUTROS.
DECEP??O ? QUANDO VOC? RISCA EM ALGO OU EM ALGU?M UM XIS PRETO O U VERMELHO.
DE SILUS?O ? QUANDO ANOIT ECE EM VOC? CONTRA A VONTADE DO DIA.
CULPA ? QUANDO VOC? CISMA QUE PODIA TER FEITO DIFERENTE, MAS, GERALMENTE, N?O PODIA.
PERD?O ? QUANDO O NATAL ACONTECE EM MAIO, POR EXEMPLO.
DESCULPA ? UMA FRASE QUE PRETENDE SER UM BEIJO.
EXCITA??O ? QUANDO OS BEIJOS EST?O DESATINADOS PRA SAIR DE SUA BOCA DEPRESSA.
DESATINO ? UM DESATAQUE DE PRUD?NCIA.
PRUD?NCIA ? UM BURACO DE FECHADURA NA PORTA DO TEMPO.
LUCIDEZ ? UM ACESSO DE LOUCURA AO CONTR?RIO.
RAZ?O ? QUANDO O CUIDADO APROVEITA QUE A EMO??O EST? DORMINDO E ASSUME O MANDATO.
EMO??O ? UM TANGO QUE AINDA N?O FOI FEITO.
AINDA ? QUANDO A VONTADE EST? NO MEIO DO CAMINHO.
VONTADE ? UM DESEJO QUE CISMA QUE VOC? ? A CASA DELE.
DESEJO ? UMA BOCA COM SEDE.
PAIX?O ? QUANDO APESAR DA PLACA "PERIGO" O DESEJO VAI E ENTRA.
AMOR ? QUANDO A PAIX?O N?O TEM OUTRO COMPROMISSO MARCADO. N?O. AMOR ? UM EXAGERO... TAMB?M N?O. ? UM DESADORO... UMA BATELADA? UM ENXAME, UM DIL?VIO, UM MUNDAR?U, UMA INSANIDADE, UM DESTEMPERO, UM DESPROP?SITO, UM DESCONTROLE, UMA NECESSIDADE, UM DESAPEGO? TALVEZ PORQUE N?O TIVESSE SENTIDO, TALVEZ PORQUE N?O HOUVESSE EXPLICA??O, ESSE NEG?CIO DE AMOR ELA N?O SABIA EXPLICAR, A MENINA.
2? Momento: Professor/a, ap?s a leitura da hist?ria sugere-se que voc? explore o conte?do da mesma, perguntando aos/as alunos/as:
1) O que a menina da hist?ria tinha mania de fazer?
2) Por que ser? que a menina fazia isso?
3) Voc? tem alguma mania?
4) Como voc? age quando n?o sabe o significado das coisas?
5) Voc? concorda com todas as explica??es que a menina criou?
3? Momento: Propor aos/as alunos/as um jogo semelhante ao da ?Batata-quente? em que os/as alunos/as dever?o passar uma caixinha (com algumas palavras dentro) ? medida que cantam uma m?sica. Quando a m?sica ? interrompida, a crian?a que est? com a caixinha dever? abri-la e retirar de dentro uma das palavras. As palavras dever?o ser aquelas retiradas do texto, a saber: Irrita??o, Solid?o, Saudade, Ang?stia, Preocupa??o, Sucesso, Vergonha, Raiva, Alegria, Decep??o, Culpa, Perd?o, Amor. Ao ler a palavra, o/a aluno/a dever? dizer: ?Sinto irrita??o quando....? ou ?Sinto solid?o quando.....?, de acordo com a palavra que retirar.
Professor/a, voc? poder? escolher a m?sica que desejar nessa atividade, desde que seja conhecida pelas crian?as para que todos participem cantando com voc?. Se quiser poder? utilizar a seguinte letra com a melodia da m?sica ?Pirulito que bate-bate?:
Batata que passa passa,
Batata que j? passou,
Quem fica com a batata,
Coitadinho j? queimou!
4? Momento: Ap?s o jogo, pedir aos alunos que respondam em folha separada o significado de algumas palavras explicadas pela menina da hist?ria. Caber? ao aluno inventar a sua explica??o para cada palavra, a saber: Irrita??o, Solid?o, Saudade, Ang?stia, Preocupa??o, Sucesso, Vergonha, Raiva, Alegria, Decep??o, Culpa, Perd?o, Amor.
5? Momento: Registrar na lousa com a participa??o dos/as alunos/as as explica??es dadas a cada palavra pelos alunos, categorizando-as e quantificando-as, por meio de uma tabela como no modelo a seguir:
Atividade 2: (2? Aula de 50 minutos)
1? Momento: Retomar o que foi trabalhado na aula anterior e propor aos /as alunos/as que ou?am a hist?ria: "Eu tenho um pequeno problema, disse o Urso?
Sinopse do livro: O autor aborda uma realidade muito presente nas rela??es humanas atuais: ningu?m tem tempo para ouvir os problemas dos outros. Na hist?ria, todos tentam adivinhar de que o urso precisa, mas sempre lhe d?o coisas in?teis. At? que surge uma pequena mosca... Um livro sobre amizade e a import?ncia de ouvir.
2? Momento: Explorar o conte?do do livro: Qual era a queixa do personagem principal da hist?ria? O que acontecia todas as vezes em que o urso tentava contar o seu problema? Por que ser? que todos propunham solu??es para seus problemas sem nem sequer ouvir qual de fato era o mesmo? O que a mosca conseguiu fazer pelo urso?
3? Momento: Dividir o grupo em duplas e propor aos/as alunos/as que relatem seus sentimentos sobre problemas que tenham vivido na rela??o com colegas em sala ou outra situa??o referente ? escola. Ap?s cada um ser ouvido individualmente, ambos dever?o pensar em atitudes ou encaminhamentos necess?rios para a resolu??o de tais problemas. Professor/a, ? importante valorizar o quanto o simples fato de ter algu?m para nos ouvir, quando estamos com algum problema, j? ? um primeiro passo para a resolu??o do mesmo.
Sugest?es de leituras complementares aos professores/as:
TOGNETTA, L.R. P. A constru??o da solidariedade e a educa??o do sentimento na escola. Campinas: Mercado de letras, 2003.
Professor/a, procure observar se os/as alunos/as conseguiram expressar situa??es em que experimentam diferentes sentimentos. Identifique se as aulas ajudaram os/as alunos/as na valoriza??o das amizades presentes no grupo de sala. Pergunte a eles se perceberam quais os sentimentos podem estar envolvidos nas rela??es com colegas e professora e como ? importante que sejam conhecidos para serem cuidados. Solicite aos/as alunos/as que escolham tr?s palavras que sintetizem os tr?s principais sentimentos despertados durante as reflex?es em tais aulas.