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A BRINCADEIRA DO NADA E A FOR?A DO SIL?NCIO

Autor e Co-autor(es)

Marta Regina Alves Pereira imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Gl?ucia Costa Abdala Diniz; F?tima Rezende Naves Dias; Liliane dos Guimar?es Alvim Nunes; Lucianna Ribeiro de Lima

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial ?tica Di?logo

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

- Entrar em contato consigo mesmo atrav?s do sil?ncio.

- Reconhecer o prazer de aquietar-se.

- Descobrir maneiras simples de sentir-se tranq?ilo/a.

- Apreender o sentido e a fun??o do sil?ncio.

-Desenvolver a auto-percep??o.

- Tornar-se mais atento ao aqui e agora.


Duração das atividades

Uma aula de 50 min.

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Professora/or, a auto-percep??o ? uma habilidade a ser desenvolvida nas crian?as quando almejamos torn?-las mais respons?veis por suas atitudes. Para estimul?-la, solicitamos a observa??o do pr?prio corpo para aos poucos, ampliar a  aten??o para a pecep??o de sentimento e atitudes que interferem nas rela?oes interpessoais.
Nesta aula, as crian?as v?o ser estimuladas a prestarem aten??o na respira??o, no corpo que dever? ficar im?vel, nas sensa??es advindas da experi?ncia vivida. Diga ?s crian?as que a Brincadeira do Nada vai ajud?-las na percep??o de simesmo, e que, ? medida que vamos nos conhecendo melhor, temos melhores condi??es de nos relacionarmos bem conosco mesmos e com as outras pessoas. Al?m disso a auto percep??o ajuda a desenvolver nossa capacidade de aten??o.

Estratégias e recursos da aula

ESTRAT?GIAS:

COMENT?RIOS INICIAIS DIRIGIDOS ?S/AOS PROFESSORAS/ES:

Professora/or, essa aula tem como motiva??o, propiciar ?s crian?as uma experi?ncia l?dica com o sil?ncio. Trata-se de uma experi?ncia pouco comum na vida de nossos/as alunos/as, uma vez que a vida moderna sobrecarrega os ouvidos com sons e barulhos excessivos, contribuindo para aumentar o n?vel de estresse, gerando, entre outras coisas, irritabilidade e impaci?ncia, o que por sua vez interfere negativamente nos relacionamentos humanos. ? poss?vel e desej?vel desenvolver pr?ticas em sala de aula que objetivem minimizar esse estado de agita??o e favore?a o conv?vio mais harmonioso entre as pessoas. Como educadoras/es, ensinamos prioritariamente a a??o, a palavra, o movimento.  Por?m, em nosso esfor?o de trabalhar pela paz, uma aprendizagem indispens?vel ? a capacidade de ouvir mais atentamente o outro, de perceber-se e desenvolver a autoconsci?ncia, de lidar melhor com emo??es destrutivas que s?o vivenciadas em algumas situa??es de vida. Sem a pr?tica do sil?ncio, pouca chance teremos de desenvolver atitudes pac?ficas. A BRINCADEIRA DO NADA ? uma pr?tica meditativa que, ao ser apresentada ?s crian?as como brincadeira, ganha imediatamente a ades?o delas. Para obter um resultado positivo com a proposta, ? preciso torn?-la parte da rotina de sala de aula. ? a regularidade da pr?tica que trar? os benef?cios esperados.

1? Momento:

Comece a aula dizendo aos/?s alunos/as  que hoje voc?s v?o fazer uma atividade diferente de todas que j? fizeram na escola. Pe?a que imaginem que atividade ser? essa. D? dicas para ajud?-los/as a pensar em algo pr?ximo ao que voc? ir? propor: para realizar essa atividade, n?s vamos gastar pouqu?ssima energia, n?o ser? preciso mover quase nenhum m?sculo do nosso corpo, ? uma atividade que os povos orientais fazem com frequ?ncia, essa atividade nos deixa calmos/as...

Depois de ouvir as crian?as e deix?-las curiosas sobre o que v?o fazer, diga-lhes que voc?s v?o praticar A BRINCADEIRA DO NADA.

2? Momento:

Para essa aula voc? precisar? de um rel?gio de parede. As crian?as dever?o acompanhar a passagem do tempo estipulado para a brincadeira: v?rios per?odos de 1min.

Posicione o rel?gio de modo que todas as crian?as possam v?-lo. Explique- lhes que durante um minuto, todas dever?o ficar quietinhas, sem mexer nenhuma parte do corpo. S? ? permitido piscar e respirar e que devem procurar n?o pensar em nada. Oriente-as a se sentarem com a coluna ereta, com o corpo relaxado, livre de tens?es. Diga-lhes ainda que se esforcem para realmente n?o se movimentarem, inclusive se sentirem uma coceirinha no nariz, que simplesmente esperem a coceira passar e n?o fa?am nada, pois, quando menos esperarem, a coceirinha sumir?. Com isso, as crian?as come?ar?o a desenvolver uma auto percep??o e entender que a vida ? din?mica, que nossas sensa??es, tanto as agrad?veis quanto as desagrad?veis, duram um determinado tempo e v?o embora.

 Ap?s transcorrer um minuto, interrompa a atividade para avaliar o que aconteceu. Evite chamar aten??o das crian?as que n?o cumpriram o que foi solicitado. Procure ressaltar a sua observa??o de que algumas crian?as conseguiram ficar sem se mover, apenas respiraram conforme o pedido. Assim, todas acabam se sentindo desafiadas a tentar mais uma vez e se esfor?ar para se manter quietas e em sil?ncio. Depois de repetir a brincadeira por alguns minutos, converse sobre a experi?ncia vivida. Pergunte ?s crian?as como se sentiram fazendo esta brincadeira e, se julgar conveniente, diga-lhes que todos os dias, no in?cio das aulas, voc?s v?o fazer A BRINCADEIRA DO NADA.

Professora/or,? muito importante ouvir o que as crian?as t?m a dizer. Provavelmente a maioria vai descobrir por si m esmo, um sentido na at ividade. Em minha experi?ncia, as crian?as pareciam encantadas com a descoberta de que o sil?ncio traz uma sensa??o de descanso, favorece a fantasia/imagina??o, proporciona uma sensa??o de relaxamento, etc. Minha impress?o era de que muitos/as dos meus/minhas alunos/as, ainda n?o tinham experimentado algo parecido com aquilo que estavam vivenciando por meio da brincadeira do nada. Algumas crian?as, ap?s um tempo de pr?tica dessa brincadeira na escola, come?aram espontaneamente, a repeti-la em casa, envolvendo a fam?lia e usufruindo dos benef?cios do sil?ncio no espa?o dom?stico.

3? Momento:

Solicite ?s crian?as que expressem, por meio de desenhos, s?mbolos ou texto, como foi entrar em contato consigo mesmas, ficar quietas. Como se sentiram? Ap?s o registro,solicite que cada uma por vez compartilhe com o grupo, sua produ??o.



Recursos Complementares

RECURSOS COMPLEMENTARES:

Professora/or, caso voc? se interesse por conhecer melhor os benef?cios da medita??o, sugiro a leitura do livro: A mente meditativa, de Daniel Goleman. Nesse livro o autor apresenta resultados de pesquisas que comprovam o benef?cio da pr?tica da medita??o para a sa?de f?sica, mental e emocional das pessoas.

Refer?ncia: Goleman, Daniel. A Mente Meditativa. S?o Paulo: ?tica, 1988.

Avaliação

AVALIA??O:

- Ap?s experimentar o sil?ncio e a quietude e conversar sobre sensa??es e sentimentos ao vivenci?-los, proponha ?s crian?as que pensem em uma defini??o para o sil?ncio. Pergunte-lhes o que ? o sil?ncio e para que ele serve? A partir das respostas, observe se as crian?as compreenderam o sentido e o valor do sil?ncio na vida de toda e qualquer pessoa.