Portal do Professor

Início do Conteúdo

G ou GU?

Autor e Co-autor(es)

Fl?via Helena Pontes Carneiro imagem do usuário

BELO HORIZONTE - MG ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO

Clenice Griffo

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Alfabetiza??o Evolu??o da escrita alfab?tica

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

 
  • Compreender a natureza alfab?tica e ortogr?fica do sistema de escrita.
  • Dominar a rela??o entre grafema e fonema de natureza regular contextual.
  • Compreender a estrutura sil?bica na forma??o de palavras com o som [g].

Duração das atividades

2 aulas de 40 minutos

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

  • Compreender o princ?pio alfab?tico.
  • Atividades de consci?ncia sil?bica e consci?ncia fon?mica.

Estratégias e recursos da aula

Para ajudar a observa??o e reflex?o dos alunos, o professor poder? perguntar: que letras foram usadas para formar o GA de galo? Quantas letras foram usadas? Repetir a pergunta para cada uma das palavras das demais colunas. Antes da letra E e da letra I, que letras foram usadas? E antes das letras A, O, U, que letra foi usada?  Quantas letras tem na s?laba GA de gato? E na GUE de guerra? E na GUI de guidom?  Quando usamos G? Quando usamos GU?

Ap?s a descoberta de que ?Usamos a letra G se estiver na frente de A, O, U e usamos GU se estiver na frente de E e I? o professor poder? propor o registro das palavras do quadro e da regra em um cartaz  e afix?-la no mural  para ser consultada sempre que necess?rio. Pode-se tamb?m propor atividades de pesquisa em sala e/ou em casa para acrescentar novas palavras ? lista ao quadro.

Recursos Complementares

ADAMS, Marilyn Jager et. al. Consci?ncia fonol?gica em crian?as pequenas . Porto Alegre: Artmed, 2006.

CARVALHO, Marlene. Guia pr?tico do alfabetizador. 5 ed. S?o Paulo: ?tica. 2004. (S?rie princ?pios).

LEMLE, Miriam. Guia te?rico do alfabetizador. 16 ed. S?o Paulo: ?tica. 2004. (S?rie princ?pios).

MORAIS,Arthur Gomes de. Ortografia: ensinar e aprender. 4 ed. S?o Paulo: ?tica. 2008.

Avaliação

O professor poder? observar o uso da regra estudada nas produ??es de textos dos alunos e tamb?m propor ditados em que o uso de G e GU seja verificado.