BELO HORIZONTE - MG ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO
Clenice Griffo
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetiza??o | Evolu??o da escrita alfab?tica |
Para ajudar a observa??o e reflex?o dos alunos, o professor poder? perguntar: que letras foram usadas para formar o GA de galo? Quantas letras foram usadas? Repetir a pergunta para cada uma das palavras das demais colunas. Antes da letra E e da letra I, que letras foram usadas? E antes das letras A, O, U, que letra foi usada? Quantas letras tem na s?laba GA de gato? E na GUE de guerra? E na GUI de guidom? Quando usamos G? Quando usamos GU?
Ap?s a descoberta de que ?Usamos a letra G se estiver na frente de A, O, U e usamos GU se estiver na frente de E e I? o professor poder? propor o registro das palavras do quadro e da regra em um cartaz e afix?-la no mural para ser consultada sempre que necess?rio. Pode-se tamb?m propor atividades de pesquisa em sala e/ou em casa para acrescentar novas palavras ? lista ao quadro.
ADAMS, Marilyn Jager et. al. Consci?ncia fonol?gica em crian?as pequenas . Porto Alegre: Artmed, 2006.
CARVALHO, Marlene. Guia pr?tico do alfabetizador. 5 ed. S?o Paulo: ?tica. 2004. (S?rie princ?pios).
LEMLE, Miriam. Guia te?rico do alfabetizador. 16 ed. S?o Paulo: ?tica. 2004. (S?rie princ?pios).
MORAIS,Arthur Gomes de. Ortografia: ensinar e aprender. 4 ed. S?o Paulo: ?tica. 2008.
O professor poder? observar o uso da regra estudada nas produ??es de textos dos alunos e tamb?m propor ditados em que o uso de G e GU seja verificado.