Elizabet Rezende de Faria
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | Artes | Arte Visual: Aprecia??o significativa em artes visuais |
Ensino M?dio | Artes | Arte Visual: Estruturas sint?ticas |
Ao final desta aula o aluno dever? ser capaz de:
? Elaborar um exerc?cio de leitura de imagem a partir do ensaio cr?tico da autora Tereza Cristina Melo da Silveira
? Tarsila do Amaral
? Leitura de imagem
Aula 1
? Apresentar, aos alunos, slides em PowerPoint sobre o exerc?cio de leitura de imagem da obra Boi na Floresta, de Tarsila do Amaral realizada, por Tereza Cristina Melo da Silveira no ensaio cr?tico, ?(Des) Carneando[1] O Touro de Tarsila do Amaral: Um Ensaio Cr?tico permeado de alegorias e sons? (http://www.nupea.fafcs.ufu.br/pesquisa01.htm)
Boi na Floresta (detalhe);
? Boi na floresta comp?e na parte central a figura estilizada de um touro;
Com grandes olhos brancos;
? Corpo volumoso;
? Enormes chifres apontando para cima;
? Um touro com as patas direcionadas simultaneamente para a direita e para a esquerda, tornando-o im?vel no ambiente;
? Figuras e fundo s?o contrastadas por cores escuras e claras respectivamente, onde o fundo ? formado por um plano c?ncavo que se encaixa, pousando levemente, sobre um outro plano convexo;
? Volumes verticais ocupam grande parte do espa?o, sendo que um deles parece se apoiar exatamente sobre a cabe?a do touro;
? As diferentes posi??es destes volumes, no que se refere ao limite inferior da tela, d?o uma certa profundidade ? cena;
? Tais volumes, bem como a figura em cores escuras e linhas horizontais inclinadas, tendem a sugestionar o olhar do observador para baixo, atribuindo um peso maior ? parte inferior da obra
? Entretanto a linha curva formada pelos chifres do touro concede uma maior leveza ao quadro, equilibrando a composi??o em um movimento ascendente.
? A linha do horizonte inclinada para baixo ? fundamental para dar um certo movimento ? composi??o, o que n?o ocorreria caso fosse mais retil?nea.
? Excetuando-se as formas volumosas da cabe?a e do corpo do touro, a composi??o poderia ser resumida simplesmente em algumas linhas retas e curvas, dispostas ordenadamente na tela.
? Entretanto, as linhas prevalecem n?o apenas em quantidade, mas tamb?m na grande ocupa??o do espa?o como se invadissem toda a obra.
? Solicitar, durante a apresenta??o em slides, que os alunos busquem em dicion?rio algumas palavras n?o compreendidas;
? Indicar, para os alunos, o endere?o eletr?nico de tal ensaio para que eles possam ter acesso ao seu todo;
? Dividir a sala em grupos de 6 alunos e solicitar que tragam para a pr?xima aula imagens de obras de Tarsila do Amaral para serem trabalhadas, tal como a apresentada nesta aula, estas imagens dever?o ser xerocadas (20 c?pias cada).
Aula 2
? Expor na parede da sala de aula as imagens trabalhadas por Tereza Cristina e apresentadas na aula anterior;
? Dizer aos alunos que eles realizar?o , em grupo, um exerc?cio de leitura de imagens a partir da proposta apresentada ? luz do olhar de Tereza Cristina Melo da Silveira;
? Distribuir aos alunos folhas de papel sulfite, tesoura e cola;
? Explicar aos alunos que para a leitura eles dever?o analisar a obra e, por meio de recortes e colagem, montar uma sequ?ncia l?gica que permita uma compreens?o da obra selecionada;
? Acompanhar a discuss?o dos grupos orientando-os em suas d?vidas e a??es;
? Combinar com os alunos a socializa??o dos trabalhos na pr?xima aula.
Aula 3
? Solicitar que os grupos comecem a apresenta??o dos trabalhos;
? Abrir um espa?o para debates e discuss?es sobre os trabalhos apresentados;
? Expor, na sala de aula, os trabalhos dos alunos, para que outras turmas possam apreci?-los.
? Sobre Tarsila do Amaral e suas obras ver: http://www.google.com.br/search?sourceid=navclient&hl=pt-BR&ie=UTF-8&rlz=1T4GGIH_pt-BRBR285BR286&q=obras+de+tarsila
? A avalia??o se far? durante a apresenta??o dos exerc?cios de leitura de obras de Tarsila do Amaral, bem como atrav?s da an?lise da apresenta??o dos trabalhos pelos grupos.