Andr?a Vassallo Fagundes
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | L?ngua Portuguesa | Alfabetiza??o |
Ensino Fundamental Inicial | L?ngua Portuguesa | L?ngua escrita: pr?tica de leitura |
Ensino Fundamental Inicial | L?ngua Portuguesa | Ortografia |
Desenvolver o gosto pela leitura.
Valorizar o livro como fonte de entretenimento e conhecimento.
Enriquecer o vocabul?rio da crian?a.
Sistematizar a ortografia.
Associar palavras e figuras.
Desenvolver a preocupa??o por uma alimenta??o saud?vel.
Momento 1
Ouvir a hist?ria: Pela porta da padaria, de Ivan e Marcelo, da Editora Scipione.
Dispon?vel em:
http://www.plenarinho.gov.br/sala_leitura/ouca-uma-historia/na-porta-da-padaria
http://www.livrariacultura.com.br/imagem/capas1/199/3008199.jpg
Ap?s ouvir a hist?ria, a professora poder? apresentar o livro para os alunos verem as imagens e poderem ler.
Fazer uma leitura modelar (com entona??o e pontua??o)
Verificar a compreens?o da hist?ria atrav?s de perguntas:
* Quem era D. Mi?da?
* Onde ela estava?
* Como ela era? Quantos quiilos pesava?
*Quais dietas j? tinha feito?
* O que ela comeu na padaria?
* O que aconteceu depois de tanta comilan?a?
* Quem tentou ajud?-la?
* A hist?ria apresentou um desfecho?
Momento 2
Convidar os alunos a escrever um desfecho para a hist?ria, contando como Dona Mi?da conseguiu sair da padaria.
O texto pode ser feito individual ou coletivamente.
Caso os alunos n?o estejam na fase alfab?tica, a professora poder? escrever abaixo do texto do aluno da forma convencional.
Momento 3
Ap?s a escritura dos textos, pedir a alguns alunos que recontem oralmente o desfecho que propuseram.
Momento 4
Conversar com os alunos sobre a import?ncia de uma alimenta??o saud?vel.
Momento 5
Convidar os alunos a trazerem frutas picadas para a sala de aula a fim de fazerem uma salada de frutas bem saborosa.
Identificar o avan?o em rela??o ao c?digo escrito do aluno, baseado na atividade de escrever um desfecho para a hist?ria.
Avaliar as dificuldades de cada aluno em rela??o ? escrita: ortografia.