Portal do Professor

Início do Conteúdo

Trabalhando com o livro: Na porta da padaria

Autor e Co-autor(es)

Amanda Barros Teixeira imagem do usuário

JUIZ DE FORA - MG Universidade Federal de Juiz de Fora

Andr?a Vassallo Fagundes

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial L?ngua Portuguesa Alfabetiza??o
Ensino Fundamental Inicial L?ngua Portuguesa L?ngua escrita: pr?tica de leitura
Ensino Fundamental Inicial L?ngua Portuguesa Ortografia

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

Desenvolver o gosto pela leitura.
Valorizar o livro como fonte de entretenimento e conhecimento.
Enriquecer o vocabul?rio da crian?a.
Sistematizar a ortografia.
Associar palavras e figuras.

Desenvolver a preocupa??o por uma alimenta??o saud?vel.

Duração das atividades

2 aulas de 45 minutos

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Estar inserido no processo de alfabetiza??o

Estratégias e recursos da aula

Momento 1 

Ouvir a hist?ria: Pela porta da padaria, de Ivan e Marcelo, da Editora Scipione.

Dispon?vel em:

http://www.plenarinho.gov.br/sala_leitura/ouca-uma-historia/na-porta-da-padaria

Capa do livro dispon?vel em:
undefined

http://www.livrariacultura.com.br/imagem/capas1/199/3008199.jpg

Ap?s ouvir a hist?ria, a professora poder? apresentar o livro para os alunos verem as imagens e poderem ler.

Fazer uma leitura modelar (com entona??o e pontua??o)

Verificar a compreens?o da hist?ria atrav?s de perguntas:

* Quem era D. Mi?da?

* Onde ela estava?
* Como ela era? Quantos quiilos pesava?

*Quais dietas j? tinha feito?

* O que ela comeu na padaria?
* O que aconteceu depois de tanta comilan?a?

* Quem tentou ajud?-la?

* A hist?ria apresentou um desfecho?

Momento 2

Convidar os alunos a escrever um desfecho para a hist?ria, contando como Dona Mi?da conseguiu sair da padaria.

O texto pode ser feito individual ou coletivamente.

Caso os alunos n?o estejam na fase alfab?tica, a professora poder? escrever abaixo do texto do aluno da forma convencional.

Momento 3

 Ap?s a escritura dos textos, pedir a alguns alunos que recontem oralmente o desfecho que propuseram.

Momento 4

 Conversar com os alunos sobre a import?ncia de uma alimenta??o saud?vel.

Momento 5

 Convidar os alunos a trazerem frutas picadas para a sala de aula a fim de fazerem uma salada de frutas bem saborosa.

Avaliação

Identificar o avan?o em rela??o ao c?digo escrito do aluno, baseado na atividade de escrever um desfecho para a hist?ria.

Avaliar as dificuldades de cada aluno em rela??o ? escrita: ortografia.