BELO HORIZONTE - MG ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO
L?zia Maria Porto Ramos, Priscila Barbosa Peixoto, Maria Antonieta Gonzaga Silva
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Ci?ncias Naturais | Ambiente |
Aplicar os conhecimentos sobre cadeia alimentar e identificar alguns seres vivos da fauna e da flora da Mata Atl?ntica.
Os alunos dever?o ter conhecimento sobre as rela??es entre os seres vivos no Meio Ambiente (Consumidores, Produtores).
Introdu??o
Cadeia alimentar ? a seq??ncia de organismos que, dentro de um ecossistema, servem de alimento um ao outro.
Na cadeia alimentar, h? passagem de alimento - e, portanto, de energia - de um organismo para outro. A energia do Sol, captada pelas plantas na fotoss?ntese, ? armazenada nas subst?ncias que elas produzem, como a glicose. Uma parcela dessas subst?ncias acaba fazendo parte do corpo das pr?prias plantas (ra?zes, caules, folhas, frutos), que servem de alimento para os herb?voros. Em seguida, esse alimento - e a energia que ele cont?m - ? transferido para os demais elos da cadeia, at? chegar aos animais da margem.
Adaptado de: http://www.editorasaraiva.com.br/eddid/CIENCIAS/explorando/5_agua_6.html
(Consultado em 25/11/09 as 16:54)
Despertar o interesse dos alunos ? papel fundamental de qualquer professor, principalmente tratando-se de alunos na fase da pr?-adolesc?ncia. Os m?todos tradicionais, como aulas expositivas e avalia??es, nem sempre s?o bem aceitas em sala de aula e acabam criando certa ?apatia? nos alunos em rela??o a alguns conte?dos. Sendo assim, torna-se importante o desenvolvimento de novas pr?ticas pedag?gicas com o intuito de fazer com que os alunos aprendam de uma maneira diferenciada dos m?todos tr adicionais.
Outro fator importante do aprendizado que pode n?o ser explorado pelas t?cnicas tradicionais ? a ?valoriza??o? do ambiente que os alunos vivem. Em Biologia, muitos professores focam suas mat?rias em ecossistemas e biomas distantes da realidade do aluno. Isso acaba resultando numa compreens?o incompleta dos alunos, uma vez que essa realidade ? diferente daquela que eles vivem. Portanto, ? necess?rio que se aborde e se valorize cada vez mais os ambientes que cercam a Escola, pois, antes de preservar ? preciso conhecer.
Estrat?gia
Nesta aula ser?o trabalhados os conceitos de cadeia alimentar atrav?s de um jogo l?dico, ?Cadeias da Imagina??o?. Esse jogo orienta como desenvolver uma aula de cadeias alimentares por meio de um jogo simples de respostas e perguntas. (criado por: Emerson Batista Machado, Priscila Barbosa Peixoto, Vivian Nicolau Gon?alves e Ubirajara de Oliveira).
Atividade Pr?tica: Brincando com as Cadeias Alimentares
Professor, nesta atividade voc? poder? introduzir conceitos importantes do assunto Cadeias Alimentares, atrav?s de um jogo em que os alunos conseguir?o construir conhecimentos deste assunto, de forma divertida. Abaixo segue a descri??o de como montar o jogo.
Como montar?
Procure uma figura (ou v?rias) do bioma Mata Atl?ntica, e cole numa cartolina, ocupando todo o espa?o. Pesquise tamb?m algumas figuras de exemplares de fauna e flora deste bioma, conforme listagem abaixo, e numere estes exemplares, sem nome?-los. Isto ser? ?til para que os alunos reconhe?am a fauna e flora sem condicionar a nomes, ligar as imagens ao seu papel desempenhado no ambiente. Cole sobre a figura da Mata Atl?ntica as figuras dos exemplares, alternadamente, de acordo com o local em que cada esp?cie vive.
Exemplo de montagem:Imagem retirada e modificada de
http://www.itanhaemvirtual.com.br/vale_rio_branco_26.jpg (acesso 05/12/2009)
1- Anta 2- On?a 3- Borboleta 4- Muriqui (primata) 5- Cobra 6- Angico | 7- Tie-Sangue (p?ssaro) 8- Imba?ba 9- Centop?ia 10- Decompositores (Fungos e Bact?rias) 11- Mosca 12- Formiga 13- Urubu |
Procure tamb?m imagens de algumas esp?cies ex?ticas (esp?cies n?o end?micas da regi?o), numere-as, mas n?o as cole no cartaz, pois estas esp?cies ficar?o dispon?veis para que voc? coloque, caso queira.
14- Achatina fulica (uma esp?cie de caracol),
15- Capim-Gordura,
16- Cip?-Chumbo.
Depois de demonstradas as esp?cies, foram feitas cartas com cartolina (semelhantes a cartas de baralho) onde foram escritas perguntas sobre como as esp?cies, representadas por n?meros ou figuras, se relacionam. Observe os exemplos abaixo:
N?o se deve colocar os nomes das esp?cies, pois a ideia ? instigar os alunos a conhecer a flora e fauna locais. As cartas devem conter todas as rela??es poss?veis entre 2 ou 3 esp?cies, sejam elas animais, vegetais ou microrganismos.
Para incrementar, utilize as fotos de esp?cies ex?ticas, que devem ser afixadas no cartaz quando houver alguma carta perguntando: ?Qual a rela??o entre 1 e 15?? Por exemplo. Existem 3 cartas com perguntas sobre os poss?veis impactos que as esp?cies ex?ticas podem provocar no ambiente.
Regras:
1-Dividir a turma em 4 grupos.
2-Cada grupo deve retirar uma carta por vez.
3-O grupo dever?, conforme a pergunta da carta, narrar uma hist?ria demonstrando a rela??o entre as esp?cies presentes na situa??o, ou qual o poss?vel impacto que ela pode trazer ao ambiente.
4-Os outros grupos avaliam a hist?ria contada como certa ou errada.
5-O professor deve mediar a opini?o dos alunos explicando se a narrativa est? totalmente certa, parcialmente certa ou errada.
Narrativa certa: 15 pontos.
Parcialmente certa: 5 pontos.
Incorreta: 0 pontos.
6-O grupo que atingir 60 pontos primeiro, ganha o jogo.
Considera??es finais:
Esse jogo pode ser aplicado aos alunos do ensino m?dio ou ensino fundamental, a diferen?a deve estar focada na riqueza de detalhes. O professor pode facilmente adapta-lo para sua turma independe da idade de seus alunos. Os biomas podem tamb?m ser alterados assim como a esp?cie presente nele, o exemplo usado foi a Mata Atl?ntica, pois se encontra muito pr?ximo da regi?o onde vivemos, por?m pode estar distante de outras. Al?m disso, ? poss?vel abordar outros biomas como o Cerrado e Caatinga ou mesmo a Floresta Amaz?nica.
O jogo pode ser usado no come?o do m?dulo de cadeias alimentares, intera??es ecol?gicas ou mesmo na aula do bioma utilizado com o intuito de introduzir a mat?ria ? turma. Ou pode ser utilizado no fim dos m?dulos citados acima como forma de fixa??o dos conte?dos ministrados, ou na forma de avalia??o (professor observar? quais alunos s?o mais participativos, quais grupos apresentaram melhores argumentos e quais grupos tiveram maior dificuldade).
Outro importante ponto do jogo ? demonstrar algumas esp?cies que vivem nos biomas brasileiros, como eles se relacionam e como a introdu??o de esp?cies ex?ticas pode ser agressiva a esses ambientes. ? importante salientar que os seres vivos vivem em estreita rela??o e que qualquer altera??o pode provocar profundas altera??es em sua maneira de viver.
Figuras utilizadas
Imagem retirada e modificada de http://modaescandinava.files.wordpress.com/2009/01/falsa_coral_1_2.jpg (acesso 05/12/2009)
Imagem retirada e modificada de http://www.bbc.co.uk/portuguese/especial/images/158_biologo_amazonia/1162156_galeria_bio_anta_anao.jpg (acesso 05/12/2009)
Imagem retirada e modificada de http://3.bp.blogspot.com/_3M6bbVvHa9Q/SUqeZQct7GI/AAAAAAAAAFA/hCyfPBLL-_U/s320/bacteria5.jpg (acesso 05/12/2009)
Imagem retirada e modificada de http://populo.weblog.com.pt/arquivo/borboleta.jpg (acesso 05/12/2009)
Imagem retirada de http://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/f/fa/Centopeia1.jpeg (acesso 05/12/2009)
Imagem retirada e modificada de http://www.agplast.com.br/admin/img/formiga.jpg (acesso 05/12/2009)
Imagem retirada de http://ipt.olhares.com/data/big/100/1003995.jpg (acesso 05/12/2009)
Imagem retirada de http://2.bp.blogspot.com/_PA3qarfuMMI/Sac9bH00GZI/AAAAAAAAB-c/TszPKUBKt1g/s400/mosca21.jpg (acesso 05/12/2009)
Imagem retirada e modificada de https://www.furb.br/especiais/download/173824-600107/muriqui.png (acesso 05/12/2009)
Imagem retirada e modificada de http://www.fiocruz.br/biosseguranca/Bis/infantil/onca_pintada.gif (acesso 05/12/2009)
Imagem retirada e modificada de http://raulmarinhog.files.wordpress.com/2008/12/urubu1.jpg (acesso 05/12/2009)
Imagem retirada e modificada de http://meridio.files.wordpress.com/2009/05/tie.jpg (acesso 05/12/2009)
A reportagem da Super Interessante ?Bobeou, virou comida? aborda as cadeias alimentares que acontecem no mar, onde quase todos os animais s?o carn?voros e, ao mesmo tempo, presa e predador. Texto dispon?vel em http://super.abril.com.br/mundo-animal/bobeou-virou-comida-443852.shtml (acesso 14/12/2009)
Avaliar numa perspectiva formativa implica estar atento ? constru??o de conhecimentos conceituais, comportamentais e atitudinais de nossos alunos. Por isso ? importante estar atento a todo o percurso do aluno enquanto aprende: suas ideias iniciais, aquelas apresentadas durante a investiga??o, ? maneira que relaciona com os colegas, sua atitude investigativa e cr?tica, no decorrer da aula. Feitas estas considera??es, propomos mais um momento para que os alunos sejam avaliados.
Para garantir que todos os alunos fa?am associa??es, e n?o s? os mais competitivos e/ou participativos, ap?s o jogo pe?a para que cada um fa?a duas associa??es diferentes, por escrito, utilizando os mesmos organismos da figura. Se quiser, selecione organismos diferentes dos utilizados no jogo e direcione toda a turma a pensar nas rela??es existentes com os novos organismos.