Portal do Professor

Início do Conteúdo

O QUE É SUSTENTABILIDADE?

Autor e Co-autor(es)

Marta Regina Alves Pereira imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Gláucia Costa Abdala Diniz,Fátima Rezende Naves Dias, Lilianne dos Guimarães Alvim Nunes, Lucianna Ribeiro de Lima.

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Ética Respeito mútuo

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

- Compreender o conceito de sustentabilidade e a importância dele na vida de todos/as nós.

- Identificar ações sustentáveis que podem ser realizadas no dia a dia.

- Desenvolver valores e atitudes que contribuam para a preservação do Planeta Terra.

Duração das atividades

Quatro aulas de 50 min.

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

-Não há necessidade de conhecimentos prévios.

Estratégias e recursos da aula

COMENTÁRIOS INICIAIS DIRIGIDOS À/AO PROFESSORA/OR:

Professora/or, o conceito de sustentabilidade está relacionado à maioria das preocupações ambientais. Frequentemente, nos meios de comunicação, nos deparamos com matérias sobre o uso sustentável dos recursos naturais, sobre consumo sustentável, a alimentação sustentável e etc. Portanto, é importante que as crianças se familiarizem com esse conceito e possam participar de ações voltadas para a sustentabilidade planetária.
- Professora/or, se você quiser aprofundar seus conhecimentos sobre educação ambiental e sustentabilidade, no endereço abaixo você poderá encontrar informações preciosas. É possivel fazer download de textos que possam lhe interessar e ainda encontrar referências de sítios relacionados à temática.
http://www.ecoar.org.br/website/edu_atividades.asp

1º Momento:

Convide as crianças para encenarem a seguinte situação:

- Uma cadeira no centro da sala. Uma criança vem e senta-se nela. Outra vem e senta-se no colo da primeira. Mais uma vem e senta-se no colo da segunda e assim por diante, até sentarem-se cinco crianças. Pergunte-lhes se estão se sentindo confortáveis. Provavelmente a resposta será sim. Então pergunte à turma: Se eu fosse chamando mais crianças para se sentar, umas no colo das outras, até somarem-se uns 150 kg sobre a cadeira, o que aconteceria? (A resposta deve considerar o bem estar das crianças e a força física da cadeira. Bem provavelmente as crianças se sentiriam muito desconfortáveis e a cadeira se quebraria).
- Agradeça às crianças por terem participado dessa cena e solicite que voltem às suas carteiras. Continue dizendo: se a cadeira se quebrasse, teria sido pelo excesso de peso e, neste caso, então poderíamos dizer que ela não sustentou o peso sobre ela e se partiu. A cadeira quebrada poderia derrubar as crianças que estavam sentadas nela. Elas iriam parar no chão e poderiam se machucar. As crianças se machucariam porque a cadeira não teria oferecido sustentabilidade a elas. Escreva a palavra SUSTENTABILIDADE no quadro, para chamar a atenção das crianças sobre ela.

- Continue dizendo: Agora, imaginem que a cadeira que usamos para fazer a nossa cena, representa o Planeta Terra. E as crianças que se sentaram na cadeira representam todas as pessoas que vivem aqui. Quem sabe dizer, quais são os problemas relacionados com a sustentabilidade do planeta Terra? De que forma os seres humanos estão sobrecarregando a Terra, a ponto dela correr o risco de não se recuperar das agressões sofridas?

- Professora/or, para responder a estas perguntas, as crianças poderão fazer referência à depredação ambiental, à exploração desordenada dos recursos naturais, ao crescimento desmedido dos grandes centros urbanos, ao desperdício de alimentos, ao consumismo, à emissão de gazes que provocam o efeito estufa, ao aquecimento global, etc .

- Depois de ouvir as crianças e tecer os comentários que julgar necessários, diga-lhes: Então, podemos concluir que a mesma coisa que poderia acontecer com a cadeira, se a usássemos de forma abusiva, colocando muito peso sobre ela, está acontecendo com o Planeta Terra. Estamos explorando o planeta com nossas ações descuidadas e podemos provocar com isso, um grande desastre. Assim, é muito importante rever nossas ações e começar a fazer somente aquilo que contribui para a sustentabilidade da vida na Terra.

- Depois de conversarmos tudo isso, alguém saberia explicar com suas próprias palavras, o que é sustentabilidade? Ouvir as crianças e propor a próxima atividade

2º Momento:

Convide as crianças para ir ao laboratório de informática para assistir a um filme sobre  Sustentabilidade. Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=ML71aObeRbg

o que e sustentabilidade

- É conveniente assistir ao vídeo mais de uma vez, devido à complexidade das informações veiculadas.

- Terminando a visualização do vídeo, conversem sobre o que foi possível compreender e ou pensar, a partir dele. Pergunte às crianças se alguém gostaria de fazer alguma pergunta?

- Se necessário, interrompa a aula aqui para retomá-la em outro momento.

3º Momento:

- Recortar imagens em revistas que mostrem a exploração do homem prejudicando o Planeta Terra. Montar um painel com todas as imagens recortadas, com o título: Se a gente não cuidar, o planeta não vai aguentar. Deixar espaço entre as imagens para completar a atividade no próximo momento da aula. O painel deverá ficar exposto na sala por algum tempo.

4º Momento:

- Professora/or, leve as crianças ao laboratório de informática e peça que pesquisem no Manual de Etiqueta Sustentável, as ações que poderiamcontribuir para resolver os problemas apontados pelas imagens coladas no painel. Quando cada um/a encontrar uma ação que atenda ao nosso painel, anote-a para incluí-la nele quando voltarmos para a sala.

- Professora/or, vamos imaginar que no painel tem uma imagem de um congestionamento de automóveis, em um grande centro urbano. No Manual de Etiqueta Sustentável, no link Cidadania, o item 45 diz: “Deixar o carro na garagem pode ser mais confortável do que se imagina. Utilizando o transporte coletivo fora dos horários de pico fica mais fácil encontrar um lugar para sentar-se e ler o jornal ou saborear um bom livro”. Essa idéia pode ser colada ao lado da imagem do congestionamento.

- Como o Manual apresenta 120 idéias de ações sustentáveis, é importante destinar um tempo maior para essa atividade, ou então realizá-la em dois momentos. O manual se encontra disponível no endereço: http://planetasustentavel.abril.com.br/manual/cidadania.php

Recursos Complementares

Avaliação

Professor/a, proponha às crianças:       

- Vamos agora pensar, em ações sustentáveis que podem ser implementadas por nós, aqui na escola. Depois vamos escolher uma (ou mais) dessas ações que foram citadas por vocês, para colocá-la em prática. Qual/quais delas vamos escolher e por que escolher essa(s) ação(ões)?

-Professora/or, a partir da escolha do grupo, combinar como será realizada a proposta. Observar o envolvimento e a criatividade das crianças.