Portal do Professor

Início do Conteúdo

ÁGUA: onde encontramos.

Autor e Co-autor(es)

Luzia Luzinete Pereira imagem do usuário

NATAL - RN NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI

Raimunda Porfírio

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Meio Ambiente Sociedade e meio ambiente

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

Com esta aula, o aluno poderá aprender que:

  • encontramos água em diversas partes da Terra.
  • encontramos água em forma de gelo.

Duração das atividades

2 aulas com diferentes momentos de 20 a 30 minutos

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

  • diferenciar água de outros líquidos.

Estratégias e recursos da aula

Atividade 1 - Descobrindo de onde a água vem      

1º Momento          

Reunindo a turma, o professor lançará a seguinte pergunta "Alguém poderia me dizer de onde a água vem?". Depois de colher as respostas, o professor mostrará o LIVRO DA ÁGUA calmamente para os alunos, lhes alertando que aquele livro contava uma coisa muito importante: a água está em vários lugares. Daí,o professor começa a explicar, baseado-se num chamativo cartaz previamente confeccionado, mostra  a água nos rios e nos lençóis freáticos, na chuva vindas da núvens.

2º Momento      

Após esta demonstração, será exibido um vídeo, que narra de maneira simples mostra a água em diversos lugares na Terra, os diversos caminhos da água, um modo de familiarizar-se com o conheciemnto que mostra o caminho percorrido pela água.            

 

Atividade 2 - Observação do globo terrestre

1º Momento

O professor agora trará para a sala um globo terrestree perguntará para a turma se elas já o conheciam e sabiam o que ele simbolizava. Partindo das respostas obtidas, o professor explicará que o globo terrestre é a representação do planeta Terra, para que as pessoas possam saber onde se localizam os países, as cidade, os mares, enfim, a maioria das coisas que estão sob a Terra. Partindo da análise do globo, o professor deverá questionar sobre a razão da maior  parte do globo ser azul, será que tem alguma coisa a ver com a água? Continuando a explicação, o professor explicará que a parte em azul simboliza  as regiões do planeta cobertas de água, que como se pode observar é bem maior do que a que não tem água. Daí, a seguinte pergunta poderá ser feita: "se há tanta água na Terra porque então preservá-la?" Mediante as respostas obtidas, o professor alertará a turma para o fato de que grande parte desta água é proveniente dos mares, ou seja, não serve para ser consumida, não tendo muita utilidade na vida das pessoas.

2º Momento

O professor dividirá a turma em grupo de três componentes e entregará para cada grupo uma bola brança de tamanho médio e explicará que eles deverão fazer, a partir da observação do globo terrestre, uma releitura do mesmo com a bola branca: pintando-a, decorando-a da maneira que julgarem necessário. Depois de prontas, as bolas deverão ser expostas em suportes construidos para esse fim.

Recursos Complementares

  • Livro da água
  • Globo terrestre
  • Vídeo
  • Televisão e DVD
  • Bolas de isopor
  • Tinta, pincel

Avaliação

O aluno será avaliado:

  • Pelo entendimento obtido do ciclo da água
  • Pela sua capacidade de observar o globo terrestre
  • Por seu empenho na releitura e interação com o grupo