Maria da Conceição de Oliveira Andrade
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Educação Infantil | Matemática | Espaço e forma |
Educação Infantil | Arte Visual | O fazer artístico |
Identificar elementos das obras de arte de Tarsila do Amaral.
Identificar formas geométricas na obra apreciada.
Construir uma obra de arte com figuras geométricas.
Não é necessário.
O professor senta na roda com as crianças, inicia uma conversa sobre a obra apresentada de Tarsila do Amaral, orientando as crianças a observarem a obra e expressarem de forma verbal o que estão vendo.
O MAMOEIRO - TARSILA DO AMARAL
Na continuação do diálogo, o professor levanta alguns questionamentos tais como:
A partir das observações feitas pelas crianças, o professor registra e solicita a construção de desenhos. Em outro momento,a professora sugere a turma que façam outras produções com recortes de formas geométricas utilizando o seguinte material:tesoura, cola, cartolina, papel ofício e hidrocor (caso queira acrescentar algum detalhe).A professora junto com as crianças faz recortes de varias formas geométricas e distribui para o grupo, onde cada criança constrói suas próprias produções, utilizando o material disponível.
Fonte: Relato da Prática Pedagógica. Turma 3. NEI-CAp/UFRN.2009.
Identificar formas geométricas.
Construir uma obra de arte com figuras geométricas.