Portal do Professor

Início do Conteúdo

Geometria com Tarsila do Amaral

Autor e Co-autor(es)

Maria Núbia Pessoa imagem do usuário

NATAL - RN NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI

Maria da Conceição de Oliveira Andrade

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educação Infantil Matemática Espaço e forma
Educação Infantil Arte Visual O fazer artístico

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

Identificar elementos das obras de arte de Tarsila do Amaral.

Identificar formas geométricas na obra apreciada.

Construir uma obra de arte com figuras geométricas.

Duração das atividades

1 aula de 50 minutos

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Não é necessário.

Estratégias e recursos da aula

O professor senta na roda com as crianças, inicia uma conversa sobre a obra apresentada de Tarsila do Amaral, orientando as crianças  a observarem a obra e expressarem de forma verbal o que estão vendo.

undefined

O MAMOEIRO - TARSILA DO AMARAL

Na continuação do diálogo, o professor levanta alguns questionamentos tais como:

  •  O que vocês estão vendo?
  •  Nessa obra apareca alguma forma como círculo, quadrado,triângulo,retângulo?
  •  Que outros elementos vocês estão observando?
  •  Que cores aparecem na obra?

  A partir das observações feitas pelas crianças, o professor registra e solicita a  construção de desenhos.  Em outro momento,a professora sugere a turma que façam outras produções com recortes de formas geométricas utilizando o seguinte material:tesoura, cola, cartolina, papel ofício e hidrocor (caso queira acrescentar algum detalhe).A professora junto com as crianças faz recortes de varias formas geométricas e distribui para o grupo, onde cada criança constrói suas próprias produções, utilizando o material disponível.

undefined

undefined

Fonte: Relato da Prática Pedagógica. Turma 3. NEI-CAp/UFRN.2009.

Recursos Complementares

Avaliação

Identificar formas geométricas.

Construir uma obra de arte com figuras geométricas.