Portal do Professor

Início do Conteúdo

Amor Animal: Quem tem, cuida!

Autor e Co-autor(es)

Melina Brasil Silva Resende imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Rita Roger Mariano

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educação Infantil Linguagem oral e escrita Falar e escutar
Educação Infantil Linguagem oral e escrita Práticas de escrita
Educação Infantil Linguagem oral e escrita Práticas de leitura
Educação Infantil Natureza e sociedade Os seres vivos
Educação Infantil Natureza e sociedade Organização dos grupos e seu modo de ser, viver e trabalhar

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

Aprenderá a reconhecer e cuidar dos animais de estimação, valorizar outros seres vivos; Ampliará a linguagem oral e escrita; Ampliará o vocabulário.

Duração das atividades

2 aulas de 50 minutos

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Não há necessidade.

Estratégias e recursos da aula

I Momento: Faça um círculo e pergunte para a turma: Quem tem animais de estimação? Explicar a diferença entre animais de estimação e de outros animais (tais como silvestres). Após ouvir, peça para as crianças procurarem em jornais e revistas, figuras de animais que podem ser criados/cuidados em casa (de estimação). Sugestões de figuras: (cães, gatos, pássaros, iguanas, peixes, etc...). Cole-as em um cartaz, escrevam seus nomes e deixe exposto na sala. Listar na lousa os “cuidados que se deve ter para que seja possível ter um animalzinho dentro da nossa casa: Exemplos de cuidados: Local adequado para o animal, alimentação correta, higiene do ambiente e do próprio animal, assistência médico-veterinária, etc”...

II Momento: Apresente para a turma a história “O cachorrinho perdido” de Pedro Bandeira, p. 12 e 13, presente no livro CORAÇÃO DE CRIANÇA - O LIVRO DOS BONS SENTIMENTOS- dos autores Pedro Bandeira e Márcia Kupstas (Ilustrações Avelino Guedes. São Paulo: Ediouro, 2002)

O cachorrinho perdido

Xexéu estava tristíssimo. Seu cachorrinho Farolete tinha sumido!
Mas Xexéu sabia que não adiantava só ficar triste. Era preciso fazer alguma coisa para encontrar o Farolete.
O menino lembrou de uma faixa que tinha visto e resolveu fazer uma igual. Juntou uma porção de folhas de caderno com fita adesiva e escreveu com letras bem grandes: “CACHORRINHO PERDIDO. O NOME DELE É FAROLETE. QUEM ACHAR O FAROLETE VAR RECEBER UMA GRATIFICAÇÃO.”
Pregou a faixa no portão de sua casa, sentou-se no degrau e esperou.
“Na certa vão trazer uma porção de cachorros perdidos que não se chamam Farolete”, pensava o menino. “Tem tanto cachorro perdido por aí...”
Nesse momento, um carro passou e parou perto do portão. Dele desceu uma mulher com um cachorrinho no colo. E era justamente o Farolete!
Xexéu não sabia se ria ou se chorava, abraçado ao seu amigo peludo.
- Encontrei esse cachorrinho aqui perto – explicou a mulher. – E estava rodando pelo bairro porque tinha certeza de que seu dono devia estar muito triste. E agora, qual vai ser a minha gratificação?
- Não sei, dona... É que eu não sei o que quer dizer “gratificação”...
- Ora, quer dizer que você tem de dar alguma coisa boa para a pessoa que achou o cachorrinho.
_ Coisa boa?
A carinha do menino então iluminou-se. Tinha entendido o que era gratificação. Aproximou-se da “achadora de cachorros”, ficou n pontinha dos pés e deu nela um beijo bem estalado!
A mulher sorriu e voltou para o carro, feliz com a gratificação.

Peça para as crianças recontarem a história para assim fazerem um texto coletivo; façam desenhos que demonstrem os cuidados que devemos ter com os animais de estimação e complementem o primeiro cartaz realizado na aula anterior.

Recursos Complementares

Texto “O cachorrinho perdido” de Pedro Bandeira, P. 12 e 13, do livro CORAÇÃO DE CRIANÇA - O LIVRO DOS BONS SENTIMENTOS- dos autores Pedro Bandeira e Márcia Kupstas (Ilustrações Avelino Guedes. São Paulo: Ediouro, 2002)

Avaliação

Analisar se os alunos compreenderam o que são animais de estimação e os cuidados que devem ser tomados e se ampliaram seus conhecimentos da leitura e escrita.