Rita Roger Mariano
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Educa??o Infantil | Matem?tica | Espa?o e forma |
Educa??o Infantil | Linguagem oral e escrita | Pr?ticas de escrita |
? Ampliar seu repert?rio musical;
? Conhecer uma forma geom?trica (tri?ngulo);
? Desenvolver a leitura e a escrita.
O professor deve ter trabalhado o alfabeto e os n?meros.
Primeira aula:
Apresente a m?sica ? O meu chap?u tem tr?s pontas?:
O MEU CHAP?U TEM TR?S PONTAS
TEM TR?S PONTAS O MEU CHAP?U
SE N?O TIVESSE TR?S PONTAS
N?O SERIA O MEU CHAP?U.
Neste link do youtube voc? encontra esta m?sica com coreografia; ela ? apresentada com algumas partes em sil?ncio, o que ? interessante de ser trabalhado com crian?as pois estimula a participa??o e a aten??o durante a cantoria.
http://www.youtube.com/watch?v=4VV1jnEGP1I
Depois de cantarem, ensine as crian?as a fazerem a dobradura de um chap?u com jornal ou outro tipo de papel. Enfatize o formato para eles perceberem que realmente o chap?u tem tr?s pontas; assim inicie o trabalho sobre as formas geom?tricas: explique que aquilo trata-se de um tri?ngulo exatamente por ter tr?s pontas (ou lados). Pe?a para observarem a sala de aula ? procura de objetos que possam ter o formato de tri?ngulo.
Neste link h? a explica??o de como fazer essa dobradura, mas fa?a o chap?u de soldado, pois ele ? bem triangular (site: www.lendoerelendogabi.com.br).
http://www.lendorelendogabi.com/fazendo_arte/dobradura_chapeu_de_jornal.htm
Segunda aula:
Apresente um cartaz com a letra da m?sica em que estejam faltando algumas palavras, por exemplo:
O MEU ___________ TEM TR?S PONTAS
TEM ___________ PONTAS O MEU CHAP?U
SE N?O TIVESSE TR?S ___________
N?O SERIA O MEU CHAP?U.
Fa?a fichas com as palavras que faltam (nesse caso CHAP?U, TR?S e PONTAS). Explique para os alunos que ali est? a letra da m?sica j? aprendida s? que est?o faltando algumas palavras. Pegue as fichas e fixe-as no quadro ao lado do cartaz. Cantem novamente, desta vez passando o dedo embaixo das palavras durante a m?sica (assim eles poder?o perceber melhor o som das palavras que faltam). Posteriormente, pe?a para tentarem encaixar as fichas no cartaz.
Depois de terem completado este momento, entregue folhas com a letra da m?sica escrita da mesma maneira do cartaz e pe?a que agora completem suas atividades.
Por fim eles podem fazer desenhos relacionados ? m?sica.
? Folhas de jornal ou outro tipo de papel para dobradura;
? Cartaz com a letra da m?sica para realiza??o de atividade;
? Fichas de papel.
Analisar se os alunos aprenderam a m?sica, se reconhecem o tri?ngulo em diferentes objetos do cotidiano e se ampliaram seus conhecimentos da leitura e da escrita atrav?s da realiza??o das atividades propostas.