Portal do Professor

Início do Conteúdo

A ginástica no passado

Autor e Co-autor(es)

Adriane Silva Tomaz imagem do usuário

JUIZ DE FORA - MG Universidade Federal de Juiz de Fora

Agostinho Beethoven Macedo Beghelli Filho

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Educação Física Esportes, jogos, lutas e ginásticas

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

Identificar a ginástica como uma manifestação social do passado e do presente;

Conhecer e experimentar formas ginásticas do passado.

Duração das atividades

1 aula de 50 minutos

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Não há necessidade de conhecimentos prévios.

Estratégias e recursos da aula

Recursos:

Imagens de ginástica no passado


Atividade 1:

Iniciar a aula com uma conversa para levantar junto à turma o que eles sabem sobre ginástica, quais os tipos, se já fizeram, se alguém da família pratica e destacar que estudaremos hoje como a ginástica era praticada antigamente tanto na escola como fora dela. Perguntar se alguém imagina como era. Para tal, apresentar imagens de ginástica no passado para que as crianças percebam que esta é uma prática que faz parte da nossa cultura há muito tempo.

undefined

http://petropolisnoseculoxx.zip.net/images/sionGinasioweb.jpg

undefined

http://irmaosol.files.wordpress.com/2008/10/ginastica-gondomar.jpg

undefined

http://nspublio.sites.uol.com.br/index.6.jpg

undefined

http://www.colegioleopoldo.com.br/baix_esport2007_13.jpg

undefined

http://tecblog.locaweb.com.br/wp-content/uploads/2009/06/manzanar_calisthenics_0016u.jpg



Atividade 2:

Após a verificação das imagens, organizar a experimentação de uma sessão de ginástica http://www.youtube.com/watch?v=PxQFGV5rpes ou http://www.youtube.com/watch?v=1AqShlrY1Ao&feature=related adaptado para permitir as experiências sensoriais sobre a ginástica no passado. Para maior envolvimento da turma, alguns alunos (sob orientação do professor) poderão assumir o papel de instrutor da sessão de ginástica. Após a experimentação questioná-los: quais são as principais características desses métodos de ginástica? Destacar o comando, a rigidez na disciplina, na ordem e no ritmo de execução dos movimentos e as especificidades por gênero.
Finalizar aula pedindo à turma que reflita sobre quais são as formas atuais de ginástica que tem semelhança com as formas do passado aprendidas na aula de hoje.

Avaliação

Faça uma pesquisa em jornais, revistas e/ou internet e destaque imagens de formas de ginástica atuais que se assemelham às do passado. (para serem trabalhadas nas próximas aulas)