Raquel Fernandes Gon?alves Machado UBERLANDIA - MG Universidade Federal de Uberl?ndia |
UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA |
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![]() UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA |
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Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | Matem?tica | N?meros e opera??es |
Ensino Fundamental Final | Matem?tica | Opera??es |
Ensino Fundamental Final | Matem?tica | Radicia??o |
- Compreender o significado de raiz quadrada.
- Calcular raiz quadrada de um n?mero natural.
- C?lculo da ?rea de quadrado
Material necess?rio:
Quadradinhos de papel sulfite ou de cartolina, que tenham, no m?ximo, 2 cm de lado.
Desenvolvimento da aula:
? Divida a turma em grupos de no m?ximo 4 alunos.
? Entregue para cada grupo uma quantidade de quadradinhos e pe?a que separem 16 deles. Em seguida, solicite que montem um quadrado com as pe?as.
Feito isto, levantar algumas quest?es tais como:
- Qual ? a ?rea deste quadrado, considerando como unidade o quadradinho?
- Qual ? a medida do lado do quadrado, considerando como unidade o comprimento do lado do quadradinho?
Pe?a para montar um quadrado com 36 quadradinhos e a seguir pergunte qual ? a medida do lado dele.
Questione os alunos:
? poss?vel montar um quadrado com 9 quadradinhos, isto ?, com ?rea igual a 9 unidades? Se for, qual ser? a medida do lado dele?
Pe?a aos alunos que imaginem alguns quadrados. Caso seja necess?rio, utilize o material.
Imagine:
- um quadrado com ?rea igual a 49 cm2 e descubra a medida do seu lado.
- um quadrado com ?rea igual a 64 cm2 e descubra a medida do lado.
Professor, indique dois alunos para responder, perguntando como descobriram os resultados.
Neste momento, estimule-os a perceber que est?o procurando um n?mero correspondente ao comprimento do lado do quadrado, que multiplicado por ele mesmo resulta 64, que ? a ?rea do quadrado.
Neste caso, determinar o comprimento do lado do quadrado consiste em descobrir o n?mero que elevado ao quadrado resulta 64. Ent?o, se perceber que a turma j? est? conseguindo responder corretamente as perguntas sem precisar manusear os quadradinhos, diga-lhes que ao responder estas perguntas, ous seja, encontrar a medida do lado do quadrado, conhecendo a ?rea ou procurando um n?mero que elevado ao quadrado resulta o n?mero dado, eles est?o efetuando uma opera??o chamada radicia??o.
Em linguagem matem?tica estas perguntas podem ser escritas usando s?mbolos assim:
Portanto, este s?mbolo ? a representa??o simplificada da pergunta:
?Qual ? o n?mero que multiplicado por ele mesmo, ou elevado ao quadrado, resulta 64?"
E a forma de se ler ?: ?raiz quadrada de 64?.
A partir da? continuar as perguntas, variando entre:
?Qual ? a medida do lado do quadrado ...?.
?Qual ? o n?mero que elevado ao quadrado resulta ...?.
?Qual ? a raiz quadrada de ...?.
Escreva o s?mbolo da raiz no quadro j? para come?ar a familiarizar com a escrita na linguagem matem?tica, ficando, inicialmente restrito aos n?meros quadrados perfeitos. Quando notar que os alunos j? est?o bem ?geis para responder, comece a explorar n?meros cuja raiz n?o seja inteira perguntando qual ? a raiz quadrada de 20, por exemplo, ou se ? poss?vel construir um quadrado com 20 quadradinhos.
Neste momento proponha que os alunos fa?am estimativas da raiz quadrada, ao inv?s de calcular por fatora??o.
D? um tempo para eles procurarem e at? mesmo se for preciso retornar aos quadradinhos do in?cio da aula para compreenderem realmente que o comprimento da lado est? entre 4 e 5.
Para finalizar pe?a que um grupo formule perguntas a outro grupo, que dever? responder e um terceiro avaliar as respostas, que pode ser oral ou escrita, de acordo com o tempo restante da aula.
http://www.colegioweb.com.br/matematica-infantil/raiz-quadrada-exata-de-um-numero-natural
http://aprovadonovestibular.com/raiz-quadrada-exercicios-com-resposta-e-calculo.html
A atividade final proposta na aula j? ? uma avalia??o, que tamb?m ? feita no decorrer da aula, observando o que os alunos fazem e as respostas dadas aos questionamentos.