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Radicia??o: uma introdu??o bem informal (1? parte: raiz quadrada).

Raquel Fernandes Gon?alves Machado

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UBERLANDIA - MG

Universidade Federal de Uberl?ndia

Edilamar Ferreira

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UBERLANDIA - MG

ESC DE EDUCACAO BASICA

Antomar Ara?jo Ferreira

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ESC DE EDUCACAO BASICA

Ma?sa Gon?alves da Silva

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ESC DE EDUCACAO BASICA

Marcia Aparecida Mendes

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ESC DE EDUCACAO BASICA

Gislaine Saraiva

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ESC DE EDUCACAO BASICA

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Matem?tica N?meros e opera??es
Ensino Fundamental Final Matem?tica Opera??es
Ensino Fundamental Final Matem?tica Radicia??o

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

- Compreender o significado de raiz quadrada.

- Calcular raiz quadrada de um n?mero natural.

Duração das atividades

1 hora/aula de 50 minutos

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

- Caracter?sticas do quadrado.
- Conceito de ?rea de quadrado.

- C?lculo da ?rea de quadrado

Estratégias e recursos da aula

Material necess?rio:

Quadradinhos  de papel sulfite ou de cartolina, que tenham, no m?ximo, 2 cm de lado.

Desenvolvimento da aula:

?    Divida  a turma em grupos de no m?ximo 4 alunos.

?    Entregue para cada grupo uma quantidade de quadradinhos e pe?a que  separem 16 deles. Em seguida, solicite que montem um quadrado com as pe?as.

Feito isto, levantar algumas quest?es tais como:

- Qual ? a ?rea deste quadrado, considerando como unidade o quadradinho?

- Qual ? a medida do lado do quadrado, considerando como unidade o comprimento do lado do quadradinho?

Pe?a para montar um quadrado com 36 quadradinhos e a seguir pergunte qual ? a medida do lado dele.

Questione os alunos:

? poss?vel montar um quadrado com 9 quadradinhos, isto ?, com ?rea igual a 9 unidades? Se for, qual ser? a medida do lado dele?

Pe?a aos alunos que imaginem alguns quadrados. Caso seja necess?rio, utilize o material.

Imagine:

- um quadrado com ?rea igual a 49 cm2 e descubra a medida do seu lado.

- um quadrado com ?rea igual a 64 cm2 e descubra a medida do lado.

Professor, indique dois alunos para responder, perguntando como descobriram os resultados.

Neste momento, estimule-os a perceber que  est?o procurando um n?mero correspondente ao comprimento do lado do quadrado, que multiplicado por ele mesmo resulta 64, que ? a ?rea do quadrado. 

Neste caso, determinar o comprimento do lado do quadrado consiste em descobrir o n?mero que elevado ao quadrado resulta 64. Ent?o, se perceber que a turma j? est? conseguindo responder corretamente as perguntas  sem precisar manusear os quadradinhos, diga-lhes que ao responder estas perguntas, ous seja, encontrar a medida do lado do quadrado, conhecendo a ?rea ou procurando um n?mero que elevado ao quadrado resulta o n?mero dado, eles est?o efetuando uma opera??o chamada radicia??o.

Em linguagem matem?tica estas perguntas podem ser escritas usando s?mbolos assim:

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Portanto, este s?mbolo ? a representa??o simplificada da pergunta:

?Qual ? o n?mero que multiplicado por ele mesmo, ou elevado ao quadrado, resulta 64?"

E a forma de se ler ?:  ?raiz quadrada de 64?.

A partir da? continuar as perguntas, variando entre:

?Qual ? a medida do lado do quadrado ...?.

?Qual ? o n?mero que elevado ao quadrado resulta ...?.

?Qual ? a raiz quadrada de ...?.

Escreva o s?mbolo da raiz no quadro j? para come?ar a familiarizar com a escrita na linguagem matem?tica, ficando, inicialmente restrito aos n?meros quadrados perfeitos. Quando notar que os alunos j? est?o bem ?geis para responder, comece a explorar n?meros cuja raiz n?o seja inteira perguntando qual ? a raiz quadrada de 20, por exemplo, ou se ? poss?vel construir um quadrado com 20 quadradinhos.

Neste momento proponha que os alunos fa?am estimativas da raiz quadrada, ao inv?s de calcular por fatora??o.

D? um tempo para eles procurarem e at? mesmo se for preciso retornar aos quadradinhos do in?cio da aula para compreenderem realmente que o comprimento da lado est? entre 4 e 5.

Para finalizar pe?a que um grupo formule perguntas a outro grupo, que dever? responder e um terceiro avaliar as respostas, que pode ser oral ou escrita, de acordo com o tempo restante da aula.

Recursos Complementares

Avaliação

A atividade final proposta na aula j? ? uma avalia??o, que tamb?m ? feita no decorrer da aula, observando o que os alunos fazem e as respostas dadas aos questionamentos.