Portal do Professor

Início do Conteúdo

Educação, cidadania e Educação Física

Autor e Co-autor(es)

Elmio Pagy Felipe dos Reis imagem do usuário

BRASILIA - DF CAIC UNESCO

Marco G. B. Burlamaqui

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Educação Física Atitudes, conceitos e procedimentos: esportes, jogos, lutas e ginásticas
Ensino Médio Educação Física Jogos: Projetos de formação dos alunos
Ensino Médio Educação Física Jogos: Valores culturais

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

  • Aprimorar o conhecimento das leis de trânsito
  • Aumentar a cidadania
  • Melhorar a convivência entre os alunos

Duração das atividades

1 aula (50 minutos)

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Nenhum conhecimento prévio precisa ser trabalhado

Estratégias e recursos da aula

Passar os seguintes vídeos:

Seguro no trânsito (http://www.youtube.com/watch?v=4xGYVXQq8lQ

Seguro no Trânsito 2 (http://www.youtube.com/watch?v=VPXYXhqsOso

Fazer uma mesa redonda para que os alunos esponham atitudes erradas na própria experiência. Concentrar na idéia de mudança de atitude e na conscientização das ações do dia a dia, no trânsito principalmente, mas também fora dele.

professor, preparar com antecedência algumas palavras em fichas de cartolina, para serem distribuídas aos alunos, de forma aleatória, de forma que cada aluno receba pelo menos 3 delas é uma tática que pode ser usada.  Para a elaboração das fichas, sugiro sinais de trânsito- aqueles que vc pensou em chamar a atenção – e palavras pertinentes ou não à educação e cidadania (palavras do tipo: carro / proibido parar / respeito, que podem ser unidas como "é proibido parar o carro por respeito à sinalização", ou  faixa de pedestre / proibido estacionar / consciência, que unidas podem formar "a consciência nos proibe de estacionar em cima da faixa de pedestre). O professor esclarece o que quer e os alunos apresentam as fichas formando frases voltadas para a sua proposta. Depois, cada frase será transcrita numa cartolina, ou se houver espaço, as próprias fichas contendo as palavras serão coladas em uma parede ou quadro, para que se faça uma reflexão: o que sabem e o que fazem!

Pedir para que os alunos observem no cotidiano, para a próxima aula, atitudes que chamaram a atenção no comportamento no trânnsito e fazer uma reflexão o que poderia ser feito para mudar a finalização do assunto ou em que poderia acarretar a não solução dos problemas. O que mudar e como mudar para sempre melhorar.

 professor,  principalmente na terceira atividade é muito importante que explore os exemplos para na avaliação serem usadas metáfora bem próximas às realidades.

Recursos Complementares

Avaliação

Teatro em forma de expressão corporal com alguma atividade quotidiana sendo exemplificada para a melhor retenção do objetivo proposto