Socializar o conhecimento que t?m sobre o handebol
apreendido na Escola e na sua vida cotidiana;
Reproduzir e vivenciar o conhecimento que o
aluno tem sobre o handebol;
Identificar os elementos constitutivos do handebol
? seus fundamentos t?cnicos, t?ticos e regras oficiais;
Aprofundar o conhecimento sobre o handebol,
identificando as concep??es desse esporte institu?do oficialmente.
Viv?ncia da Estrat?gia de Ensino para as s?ries
iniciais do Ensino Fundamental Inicial publicada no Portal do Professor ?O que
? Escola e o que ? Educa??o F?sica?.
Aula 1 e 2
Pe?a que cada aluno/a escreva ou
desenhe o que ele sabe sobre o handebol. Para tal, fa?a os seguintes
questioname
ntos:
- O que
? handebol?
- Como deve ser o local para praticar o handebol?
- Que materiais n?s precisamos ter para praticar esse
esporte?
- Quais s?o os elementos que constituem esse esporte?
- Quais s?o as regras oficiais do esporte handebol que
voc? conhece?
- Quais s?o os movimentos que fazemos quando praticamos o
handebol? Classifique esses movimentos quanto a sua import?ncia para o futsal.
- Como a equipe de jogadores deve ser organizada para
jogar o handebol?
- Existe algum s?mbolo ou figura que lembra o handebol?
Forme grupos de at? quatro
alunos/as, para socializar, identificar e classificar as informa??es presentes
nos registros individuais.
- Entregue o registro dos questionamentos
supracitados para orientar a s?ntese dos/as alunos/as;
- Cada grupo dever? escolher seu coordenador, para
registrar e apresentar a s?ntese do grupo;
- Sugest?es para os anos iniciais do ensino fundamental
inicial:
- o Organize
cada grupo de trabalho com um n?mero menor de componentes;
- o ?
necess?ria a interven??o junto aos/?s alunos/as para auxili?-los a identificar
as informa??es diferentes e/ou similares de cada componente, bem como
classific?-las e registr?-las para apresenta??o do grupo.
Cada coordenador apresentar? a
s?ntese de seu grupo para os demais grupos. Nesse momento, deve-se:
- Garantir a fala de cada coordenador e ao final
de sua apresenta??o, questionar se algu?m teve alguma d?vida ou discord?ncia do
que foi apresentado.
- Registrar as informa??es presentes em cada
apresenta??o e construir a s?ntese final de todos os grupos. Essa s?ntese
dever? ser apresentada, na pr?xima aula, para todos os grupos em forma de
painel, cartaz, anota??es no quadro negro etc.
- Aten??o:
- Tenha
a clareza que est? abrindo espa?o para que os/as alunos/as manifestem o que
conseguiram assimilar sobre o handebol. Assim sendo, poder? haver informa??es
contradit?rias entre a experi?ncia do/a aluno/a e o que est? definido pelas
regras do handebol enquanto esporte institucionalizado, dificuldade em estar
lembrando sobre as quest?es propostas para o handebol, dificuldade de trabalho
em grupo, a presen?a de valores do tanto do cotidiano vivido pelo/a aluno/a,
quanto do esporte institucional handebol. Nesse momento ? importante que
registre todas as quest?es que estiveram presentes na discuss?o e na apresenta??o
de cada grupo.
Aula 3 e 4
Respeitando as informa??es
presentes em cada apresenta??o dos grupos, apresente a s?ntese final elaborada
por voc? para que os/as alunos/as possam reproduzir o handebol como foi
lembrado. Nesse sentido, o/a professor/a dever?:
- Manter os grupos que foram organizados na aula
anterior para jogar o handebol que est? presente na s?ntese das apresenta??es
do grupo.
- Organizar o maior n?mero de bolas de handebol ou
similar, de quadras adaptadas para garantir que todos/as alunos/as vivenciem
essa aula em que v?o reproduzir o handebol que discutiram e registraram nas
aulas anteriores.
- Registre, em conjunto com os/as alunos/as que
est?o esperando para jogar, se as regras, os fundamentos t?cnicos, fundamentos
t?ticos, os materiais, espa?os, s?mbolos explicitados pelos grupos est?o sendo
respeitados.
Ap?s a viv?ncia do handebol
pelos/as alunos/as, questione se o que foi sintetizado pelos grupos foi
utilizado e respeitado durante a realiza??o dos jogos.
Amplie essa discuss?o buscando
refletir sobre:
- Aconteceu alguma coisa diferente entre as regras que
lembramos e
as que nos jogamos foram as mesmas? O qu?? Foi melhor para o jogo?
- E sobre o espa?o f?sico e materiais utilizados no nosso
jogo?
- Quais foram os fundamentos t?cnicos e t?ticos que voc?s
lembraram? Foram os me
smos do jogo que voc?s jogaram? Por qu??
- Todos participaram do jogo ativamente ou algu?m ficou
parado?
- O/A
professor/a pode eleger algumas dessas perguntas ou criar outras que achar
pertinente para valorizar a reflex?o sobre a amplia??o do conhecimento que o/a
aluno/a tem sobre o handebol e avaliar se tudo que os grupos registraram foi
respeitado durante os jogos.
- ?
importante que esses questionamentos sejam realizados ao final da aula em que
jogaram, pois assim, ter? mais sentido e significado em faz?-los aos/?s
alunos/as.
Avalie, em conjunto com todos/as
alunos/as, se as observa??es realizadas em quadra - durante os jogos realizados
(regras, os fundamentos t?cnicos, fundamentos t?ticos, os materiais, espa?os,
s?mbolos explicitados pelos grupos) ? est?o coerentes com a fala e explicitam
as vontades dos/as alunos/as.
Retome essa discuss?o na viv?ncia da Estrat?gia de
Ensino organizada para as s?ries iniciais do Ensino Fundamental Inicial
publicada no Portal do Professor intitulada: ?Esporte: vivenciando e
pesquisando o handebol na escola?.
Observe se os/as alunos/as
expressaram o conhecimento que tinham sobre o handebol apreendido na Escola e
na sua vida cotidiana.
Verifique e avalie se, durante
todo o processo os/as alunos/as conseguiram reproduzir e vivenciar o
conhecimento que t?m sobre o handebol e identificar seus fundamentos t?cnicos,
t?ticos e regras oficiais.
Procura-se com isso, que os/as
alunos/as desenvolvam habilidades para interagir socialmente tendo em vista sua
inser??o cr?tica no mundo do esporte da vida cotidiana, construindo formas de
conviv?ncia prazerosas, cooperativas e leiais.