Portal do Professor

Início do Conteúdo

Esporte: vivenciando e reproduzindo o handebol na escola

Autor e Co-autor(es)

Leandro Rezende imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Elizabet Rezende de Faria

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Educa??o F?sica Esportes, jogos, lutas e gin?sticas

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

Socializar o conhecimento que t?m sobre o handebol apreendido na Escola e na sua vida cotidiana;

Reproduzir e vivenciar o conhecimento que o aluno tem sobre o handebol;

Identificar os elementos constitutivos do handebol ? seus fundamentos t?cnicos, t?ticos e regras oficiais;

Aprofundar o conhecimento sobre o handebol, identificando as concep??es desse esporte institu?do oficialmente.

Duração das atividades

4 aulas de 50 minutos: 200 minutos

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Viv?ncia da Estrat?gia de Ensino para as s?ries iniciais do Ensino Fundamental Inicial publicada no Portal do Professor ?O que ? Escola e o que ? Educa??o F?sica?.

Estratégias e recursos da aula

Aula 1 e 2                                                    

Pe?a que cada aluno/a escreva ou desenhe o que ele sabe sobre o handebol. Para tal, fa?a os seguintes questioname ntos:

  1. O que ? handebol?
  2. Como deve ser o local para praticar o handebol?
  3. Que materiais n?s precisamos ter para praticar esse esporte?
  4. Quais s?o os elementos que constituem esse esporte?
  5. Quais s?o as regras oficiais do esporte handebol que voc? conhece?
  6. Quais s?o os movimentos que fazemos quando praticamos o handebol? Classifique esses movimentos quanto a sua import?ncia para o futsal.
  7. Como a equipe de jogadores deve ser organizada para jogar o handebol?
  8. Existe algum s?mbolo ou figura que lembra o handebol?

Forme grupos de at? quatro alunos/as, para socializar, identificar e classificar as informa??es presentes nos registros individuais.

  • Entregue o registro dos questionamentos supracitados para orientar a s?ntese dos/as alunos/as;
  • Cada grupo dever? escolher seu coordenador, para registrar e apresentar a s?ntese do grupo;
  • Sugest?es para os anos iniciais do ensino fundamental inicial:
  • o  Organize cada grupo de trabalho com um n?mero menor de componentes;
  • o  ? necess?ria a interven??o junto aos/?s alunos/as para auxili?-los a identificar as informa??es diferentes e/ou similares de cada componente, bem como classific?-las e registr?-las para apresenta??o do grupo.

Cada coordenador apresentar? a s?ntese de seu grupo para os demais grupos. Nesse momento, deve-se:

  • Garantir a fala de cada coordenador e ao final de sua apresenta??o, questionar se algu?m teve alguma d?vida ou discord?ncia do que foi apresentado.
  • Registrar as informa??es presentes em cada apresenta??o e construir a s?ntese final de todos os grupos. Essa s?ntese dever? ser apresentada, na pr?xima aula, para todos os grupos em forma de painel, cartaz, anota??es no quadro negro etc.
  • Aten??o:
    • Tenha a clareza que est? abrindo espa?o para que os/as alunos/as manifestem o que conseguiram assimilar sobre o handebol. Assim sendo, poder? haver informa??es contradit?rias entre a experi?ncia do/a aluno/a e o que est? definido pelas regras do handebol enquanto esporte institucionalizado, dificuldade em estar lembrando sobre as quest?es propostas para o handebol, dificuldade de trabalho em grupo, a presen?a de valores do tanto do cotidiano vivido pelo/a aluno/a, quanto do esporte institucional handebol. Nesse momento ? importante que registre todas as quest?es que estiveram presentes na discuss?o e na apresenta??o de cada grupo.

Aula 3 e 4

Respeitando as informa??es presentes em cada apresenta??o dos grupos, apresente a s?ntese final elaborada por voc? para que os/as alunos/as possam reproduzir o handebol como foi lembrado. Nesse sentido, o/a professor/a dever?:

  • Manter os grupos que foram organizados na aula anterior para jogar o handebol que est? presente na s?ntese das apresenta??es do grupo.
  • Organizar o maior n?mero de bolas de handebol ou similar, de quadras adaptadas para garantir que todos/as alunos/as vivenciem essa aula em que v?o reproduzir o handebol que discutiram e registraram nas aulas anteriores.
  • Registre, em conjunto com os/as alunos/as que est?o esperando para jogar, se as regras, os fundamentos t?cnicos, fundamentos t?ticos, os materiais, espa?os, s?mbolos explicitados pelos grupos est?o sendo respeitados.

Ap?s a viv?ncia do handebol pelos/as alunos/as, questione se o que foi sintetizado pelos grupos foi utilizado e respeitado durante a realiza??o dos jogos.

Amplie essa discuss?o buscando refletir sobre:

  1. Aconteceu alguma coisa diferente entre as regras que lembramos e as que nos jogamos foram as mesmas? O qu?? Foi melhor para o jogo?
  2. E sobre o espa?o f?sico e materiais utilizados no nosso jogo?
  3. Quais foram os fundamentos t?cnicos e t?ticos que voc?s lembraram? Foram os me smos do jogo que voc?s jogaram? Por qu??
  4. Todos participaram do jogo ativamente ou algu?m ficou parado?
  • Aten??o:
    • O/A professor/a pode eleger algumas dessas perguntas ou criar outras que achar pertinente para valorizar a reflex?o sobre a amplia??o do conhecimento que o/a aluno/a tem sobre o handebol e avaliar se tudo que os grupos registraram foi respeitado durante os jogos.
    • ? importante que esses questionamentos sejam realizados ao final da aula em que jogaram, pois assim, ter? mais sentido e significado em faz?-los aos/?s alunos/as.

Avalie, em conjunto com todos/as alunos/as, se as observa??es realizadas em quadra - durante os jogos realizados (regras, os fundamentos t?cnicos, fundamentos t?ticos, os materiais, espa?os, s?mbolos explicitados pelos grupos) ? est?o coerentes com a fala e explicitam as vontades dos/as alunos/as.

Retome essa discuss?o na viv?ncia da Estrat?gia de Ensino organizada para as s?ries iniciais do Ensino Fundamental Inicial publicada no Portal do Professor intitulada: ?Esporte: vivenciando e pesquisando o handebol na escola?.

Avaliação

Observe se os/as alunos/as expressaram o conhecimento que tinham sobre o handebol apreendido na Escola e na sua vida cotidiana.

Verifique e avalie se, durante todo o processo os/as alunos/as conseguiram reproduzir e vivenciar o conhecimento que t?m sobre o handebol e identificar seus fundamentos t?cnicos, t?ticos e regras oficiais.

Procura-se com isso, que os/as alunos/as desenvolvam habilidades para interagir socialmente tendo em vista sua inser??o cr?tica no mundo do esporte da vida cotidiana, construindo formas de conviv?ncia prazerosas, cooperativas e leiais.