BELO HORIZONTE - MG ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO
Clenice Griffo
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetiza??o | Evolu??o da escrita alfab?tica |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetiza??o | Papel da intera??o entre alunos |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetiza??o | Processos de leitura |
? Elabora??o e escrita de cartazes: Combate ? dengue.
Organiza??o de uma lista.
Conhecimentos sobre a organiza??o da escrita alfab?tica.
Recursos da aula: Panfletos ?Como quebrar o ciclo da dengue? (site: http://www.combatadengue.com.br/downloads/cicloMosquito/cicloMosquito.pdf ) e ?Dengue - como combater? (site: www.combatadengue.com.br/dengueComoCombater.php ) , cartolinas, pinc?is at?micos, l?pis de cor.
Atividade 1
Caro professor, inicie a aula distribuindo uma c?pia do panfleto sobre a dengue para os alunos (veja modelo abaixo).
Leia o folheto informativo, junto com o grupo. Realize uma discuss?o sobre o assunto, fazendo perguntas relativas ao vocabul?rio espec?fico e tamb?m sobre os usos e fun??es desse g?nero textual e do suporte.
A respeito do tema as perguntas e o desenvolvimento podem ser do tipo: Voc?s sabem o que significa Ciclo? Observem o n?mero 1: Do que os ovos dos mosquitos precisam para nascerem? Encontrem no panfleto os ovos do mosquito. Quais s?o os sintomas da dengue? O que a pessoa deve fazer ser estiver com os sintomas da dengue? Se a pessoa estiver com dengue, o que ela deve fazer?O que as pessoas devem fazer para evitar que a doen?a se espalhe?
A respeito do suporte (panfleto) e do g?nero (folheto tem?tico informativo): Para que serve esse tipo de material? Onde ele ? distribu?do? Voc?s j? leram outros panfletos? De qual assunto tratavam? Como ele ? organizado? Al?m do texto escrito o que mais ? apresentado nesse material?
Como atividade complementar o professor poder? levar para a sala de aula outros suportes do tipo panfleto que abordem outros temas e compar?-los. Essa pode ser oura aula na qual ser?o realizadas compara??es. O objetivo dessa explora??o ? levar ? compreens?o das fun??es sociais desse g?nero suporte e da compreens?o da estrutura composicional dos mesmos.
A explora??o da rela??o texto e imagem podem auxiliar muito na compreens?o dos pontos acima destacados.
Professor converse com os alunos sobre a pesquisa que eles dever?o realizar. Distribua panfletos ?Dengue ? Como combater? para que ao alunos entreguem ? fam?lia, amigos e vizinhos.
Pe?a a eles que prestem aten??o ?s ilustra??es e converse com os alunos sobre o panfleto:
? O que este panfleto informa?
? Qual o t?tulo do panfleto?
? Por que as ilustra??es s?o importantes?
Professor, as caracter?sticas do panfleto s?o: informar o leitor sobre determinado assunto; possuir um t?tulo que chame a aten??o do leitor; ter uma linguagem clara e objetiva.
Orienta??es para pesquisa: ? A pesquisa dever? ser feita na casa do aluno e na casa de um vizinho.
? Pe?a que perguntem:
Voc? possui vasos com plantas? Se a resposta for sim, pergunte: Voc? coloca um pratinho em baixo do vaso? Quando voc? molha as plantas voc? retira a ?gua do pratinho? Voc? coloca areia no pratinho?
Sua caixa da ?gua tem tampa?
Como voc? guarda as garrafas na sua casa?
O que voc? faz com as garrafas descart?veis vazias?
Voc? j? teve dengue?
Voc? conhece algu?m que teve dengue?Se a resposta for sim pergunte: Quais foram os sintomas?
Atividade 2
Discuss?o sobre o assunto pesquisado, os alunos dever?o fazer uma compara??o entre os cuidados tomados na sua casa e na casa do vizinho. Explique aos alunos que para combater o mosquito Aedes aegypti, todos devemos nos preve nir.
Organize a turma em equipes com no m?ximo 4 alunos. Pe?a aos alunos que confeccione um cartaz com as orienta??es que as pessoas devem tomar para preven??o da dengue.
Distribua cartolinas, pinc?is at?micos, l?pis de cor para confec??o do cartaz.
Professor, auxilie-os nas corre??es necess?rias durante a confec??o dos cartazes.
O cartaz ser? fixado pela escola para que outros alunos tenham acesso.
Atividade 3- Equipe do Combate ? dengue
Professor, nesta atividade voc? dever? separar a turma em pequenas equipes, no m?ximo 4 alunos e orient?-los da seguinte maneira:
? As equipes dever?o dar uma volta pela escola, com caderno e l?pis.
? Procurar o que estiver errado: garrafas com ?gua dentro, vasos cheios de ?gua e outros.
? Listar o que encontraram de errado.
? Realizar as preven??es com os itens listados de errado.
? Listar as medidas que voc?s tomaram com rela??o aos itens listados.
? Voltar para sala.
Atividade 4
Professor, agora ? um momento dos alunos brincarem, divertirem e aprenderem.
Entregue uma c?pia do jogo da mem?ria sobre a Dengue para os alunos. (acesse o site: http://www.combatadengue.com.br/downloads/jogoMemoria/jogoMemoria.pdf ). Os alunos dever?o encontrar o par das ilustra??es, veja o modelo abaixo.
Professor verifique se a crian?a realizou as atividades propostas e confeccionou os cartazes de acordo com as caracter?sticas desse g?nero textual.