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Coletando e analisando amostras de solo

Autor e Co-autor(es)

Am?lia Pereira Batista Porto imagem do usuário

BELO HORIZONTE - MG ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO

Lizia Maria Porto Ramos

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Ci?ncias Naturais Ambiente

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

Identificar componentes do solo;
Relacionar os componentes do solo ao tipo de solo;
Relacionar tipos de solo a sua fertilidade.

Duração das atividades

2h/aula

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

? importante que o aluno tenha o conhecimento que o solo ? composto de diferentes materiais.

Ter no??o do que seja um ecossistema.

Estratégias e recursos da aula

Introdu??o

Os diferentes ecossistemas que comp?em o nosso planeta possuem diferentes tipos de solo. Os principais elementos que comp?em o solo s?o: argila, areia e h?mus. Esses elementos s?o encontrados em propor??es diferentes em cada variedade de solo.
Os tipos de solo s?o determinados pela presen?a maior ou menor desses componentes. Assim, temos o solo arenoso, pobre em mat?ria org?nica, constitu?do basicamente de areia; temos o solo humoso, rico em mat?ria org?nica em decomposi??o; temos o solo argiloso, pobre em mat?ria org?nica, composto basicamente de argila, pouco perme?vel a ?gua.
Os diferentes tipos de solo s?o determinantes dos diferentes ecossistemas. A caatinga ? constitu?da de solo argiloso, pobre em mat?ria org?nica, de dif?cil absor??o de ?gua. A restinga, t?pica das regi?es costeiras do Brasil ? basicamente composta de areia e pobre de mat?ria org?nica. Nos mangues, o solo fica sempre encharcado em fun??o das mar?s, que o deixa pobre em g?s oxig?nio. O solo humoso ? arejado, ?mido, fofo e rico em material org?nico. Esse tipo de solo ? muito comum na regi?o dos campos sulinos, onde a agricultura ? muito desenvolvida, pois esse tipo de solo favorece o crescimento e desenvolvimento das plantas.

Estrat?gia

A estrat?gia escolhida para essa aula envolve um trabalho de campo para coleta de material e uma atividade de observa??o. O trabalho de campo permite conhecer um pouco mais o ambiente em que vivemos.
Programe a atividade com os alunos, orientando-os sobre as normas de seguran?a necess?rias e os objetivos do trabalho. Nesta atividade ser?o observados e sentidos os diferentes tipos de solo existentes nas ?reas externas da escola e/ou em seus arredores.
Oriente os alunos para a coleta de amostras de solo de jardim ou horta, de solo sem vegeta??o e de solo com pouca vegeta??o. Em um segundo momento, as amostras de solo coletadas ser?o observadas e analisadas pelos alunos, em uma atividade de grupo.

 

Planejando e realizando o trabalho de campo

1. Com os seus alunos, escolha as ?reas que ser?o observadas: horta, jardim, ?rea de vegeta??o nativa e ?rea em que o solo esteja desprovido de vegeta??o.
2. Se as ?reas escolhidas forem seguras, a caminhada at? os locais escolhidos poder? ser feita descal?o, para que os alunos sintam e fiquem atentos ?s suas sensa??es ao pisar em diferentes tipos de solo. Pe?a-lhes tamb?m que observem as marcas que os p?s deixam no ch?o e as marcas do solo em seus p?s.
3. Registre com os alunos: aonde v?o, como v?o e os cuidados que devem ser observados no trajeto e durante a coleta de material, o que v?o fazer e o material que dever?o levar para coletar as amostras de solo. Esta tarefa pode ser distribu?da entre os alunos organizados em grupos. Cada grupo coleta amostra de solo em um local diferente.
4. Para a coleta das amostras ? necess?rio um vidro de boca larga, saquinhos ou luvas de pl?stico para a prote??o das m?os e uma p? ou colher.
5. Cada grupo vai colocar a amostra de solo coletada, dentro do vidro de boca larga. Para isso, devem proteger as m?os com luvas ou saquinho pl?stico, e usar a colher ou p? para a coleta. Ap?s a coleta anote dia, hora e local da mesma.

Professor, enquanto percorre o trajeto e faz a coleta das amostras, chame a aten??o dos alunos sobre o que est? sendo observado e percebido atrav?s dos sentidos. Como sentem o solo sobre os seus p?s, o que acontece quando pisam em pedras, quando pisa na grama e na areia, se ? observada a presen?a de ?gua ou n?o. Estimule-os a dar opini?es. Feita a coleta de material, os alunos devem retornar ? sala.

Levantando hip?teses

Ap?s planejar o trabalho de campo, antes de sair da sala fa?a o levantamento de hip?teses sobre os tipos de solo que poder?o ser encontrados e de que se comp?em.
Ser? que nos diferentes locais onde ser?o coletadas amostras, os solos s?o iguais? Por qu??
Anote na lousa as id?ias da turma sobre a composi??o dos diferentes tipos de solo.

 

Realizando a observa??o

Cada grupo ? respons?vel pela observa??o da amostra que coletou.

Material: amostras coletadas, lupa e um peda?o de pl?stico ou papel para forrar a mesa.

Como fazer:

Forrar a mesa onde ser? colocada a amostra de solo, para proteg?-la. Em seguida, derramar a amostra de solo, coletada.
Observar os componentes da amostra, inicialmente sem o aux?lio da lupa, depois, repetir a observa??o utilizando a lupa.
Observem os componentes do solo e registrem no caderno, fazendo distin??o entre as observa??es sem a lupa e com a lupa:
a) cor predominante;
b) tamanho e cor das part?culas;
c) cheiro;
d) presen?a ou n?o de ?gua;
e) seres vivos encontrados e apar?ncia dos mesmos;
f) materiais transformados pelo ser humano.
Fazer desenhos que completem os registros.

Foto: Juliana Porto

A: solo arenoso; B: solo humoso; C: solo argiloso

Verificando resultados


Em roda, cada grupo apresenta a amostra analisada e o que foi observado a partir do roteiro sugerido.
Durante a apresenta??o dos grupos, fa?a perguntas como:
- Voc?s conseguiram perceber diferentes texturas na amostra?
- Havia seres vivos presentes no solo?
- Como eram esses seres vivos?
- O solo estava seco ou ?mido?
- Como era o local onde a amostra foi coletada?
- Dos materiais presentes nas amostras, havia materiais que n?o eram pr?prios do local? Justifique.

Retome as hip?teses levantadas inicialmente e confronte com os resultados observados, verificando a validade ou n?o das mesmas.
Complete as informa??es da turma usando as informa??es fornecidas na introdu??o da aula sobre a classifica??o dos solos e sua rela??o com diferentes ecossistemas.

Sugest?o de registro

Os principais elementos que comp?em o solo s?o: argila, areia e h?mus. Esses elementos s?o encontrados em propor??es diferentes em cada variedade de solo. Os tipos de solo s?o determinados pela presen?a maior ou menor desses componentes. Assim, temos o solo arenoso, pobre em mat?ria org?nica, constitu?do basicamente de areia; temos o solo humoso, rico em mat?ria org?nica em decomposi??o; temos o solo argiloso, pobre em mat?ria org?nica, composto basicamente de argila, pouco perme?vel a ?gua. Os diferentes tipos de solo s?o determinantes dos diferentes ecossistemas.
O solo argiloso, quando seco, apresenta granula??o muito fina, tem apar?ncia de p? e quando ?mido ? pegajoso, de cor amarelada, cinza, marron ou avermelhada. Quando seco, esfarela facilmente e quando ?mido, torna-se imperme?vel.
O solo arenoso apresenta granula??o maior, seus gr?os s?o duros, apresentam brilho e cor amarelada clara, deixam espa?os entre si, facilitando a circula??o de ar e ?gua.
O solo humoso ? escuro e macio, rico em material org?nico, permite a absor??o da ?gua e a circula??o de ar, sendo rico em nutrientes para os vegetais.

Avaliação

Avalie as crian?as durante as atividades realizadas. Escute suas id?ias e observe como elas participam das atividades propostas e como fazem seus registros. Individualmente proponha uma quest?o de avalia??o que exige aplica??o das id?ias exploradas em sala. Sugerimos que fa?am uma entrevista com um jardineiro ou horticultor. Perguntas que podem ser propostas:

Como voc? escolhe o local que vai plantar?
Como prepara o solo para o plantio?
Qual o tipo de solo melhor para plantar? Por qu??
Voc? gosta do seu trabalho? Por qu??
Voc? se sente valorizado pelo que faz?
Ap?s a apresenta??o das entrevistas, verifique se os alunos relacionam as atividades de plantio com a adequa??o do solo e se reconhecem a import?ncia do trabalho das pessoas que lidam com a terra.