CURITIBA - PR SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCA??O |
TELEMACO BORBA - PR WOLFF KLABIN CE E FUND MED NOR E PROF |
TELEMACO BORBA - PR JARDIM ALEGRE C E ENS FUND MED PROF |
Ros?ngela Menta Mello
| Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
|---|---|---|
| Ensino M?dio | Educa??o F?sica | Dan?a: Valores hist?ricos |
| Ensino M?dio | Educa??o F?sica | Jogos: Valores hist?ricos |
| Ensino M?dio | Educa??o F?sica | Luta: Valores hist?ricos |
Entender o verdadeiro significado da capoeira.
Defini??o de jogo, luta e dan?a.
Entre muitas discuss?es sobre a hist?ria da capoeira, consta que ela foi criada no Brasil, pelos escravos africanos, no in?cio da coloniza??o portuguesa.
N?o h? um local que possa ser apontadocomo seu ber?o.
Voc? j? jogou, lutou ou melhor, j? dan?ou capoeira?
Afinal de contas, a capoeira ? um jogo, luta ou dan?a?
Conhe?a um dos conceitos de luta, pois poder? ajud?-lo a responder, mais tarde, o problema acima:
"Lutar no sentido de obter o que deseja. Neste caso, a liberdade" (FERREIRA, 2005).
Existem evid?ncias sobre o nascimento da capoeira relacionado com a luta dos escravos africanos pela liberta??o de trabalhos for?ados.
A capoeira ? uma modalidade que pode ser vivida dentro e fora da escola, como uma atividade da cultura corporal, pois: "a capoeira, como educa??o f?sica, faz parte da nossa hist?ria; contribui na forma??o de valores das crian?as, jovens e adultos [...]" SANTOS, 1990, p. 29.
Apresente aos alunos a imagem a seguir:
PORTALSAOFRANCISCO.COM.BR Dispon?vel em: http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/capoeira/imagens/capoeira-7.jpg acesso em: 15/12/2009.
Voc? p?de observar o quadro "Jogar Capoeira" e fazer uma leitura dessa obra de arte.
- Pesquise em que contexto s?cio-hist?rico esse quadro foi pintado.
- Cite fatos importantes que aconteceram no Brasil em 1835 e fa?a uma liga??o com o surgimento da capoeira.
"Luta, jogo ou dan?a? A pergunta continua no ar, enquanto a capoeira, aplaudida, perseguida, cultivada, ultrajada, vai atavessando anos. A execu??o requer uma roda, quase sempre um semic?rculo, e uma orquestra de berimbaus, com seus caxixis e bandeiros, acrescida por reco-recos, agog?s e atatabaques" (VIANNA, 1981, P.27
Para que possamos compreende a capoeira em seu contexto hist?rico-cultural e como uma das possibilidades da cultura corporal, ? necess?rio avan?ar um pouco mais e conhecer os benef?cios que ela traz.
Ent?o como usufruir dos benef?cios da pr?tica?
Quando observamos uma roda de capoeira com todo seu "gingado", suas croabacias, seus movimentos r?pidos e detreza, utilizadas na sua pr?tica, inclusive o condicionamento f?sico e a flexibilidade necess?rias, devemos observar toda beleza destes movimentos e como os dois capoeiristas se compreendem, paracendo conversar atrav?s dos gestos dentro da roda.
CAPOEIRADOBRASIL Dispon?vel em: http://www.capoeiradobrasil.com.br/images/Capoeira_antiga-1.jpg acesso em: 15/12/2009.
Divida a turma em grupos:
- Cada grupo dever? realizar pesquisa sobre um instrumento utilizado na roda de capoeira.
- Ap?s pesquisa cada grupo utilizando materiais recicl?veis dever? confeccionar um instrumento ou algo semelhante ao pesquisado.
AMIENS.FR Dispon?vel em: ht tp://etablissements.ac -amiens.fr/0601178e/qu adriphonie/IMG/jpg/BER IMBAU.jpg acesso e m 15/12/2009.
WIKIMEDIA.ORG Dispon?vel em: http://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/c/c3/Hn_caxixi_baqueta_vadero.jpg acesso em: 15/12/2009.
MELOTECECA.COM Dispon?vel em: http://www.meloteca.com/imagens/instrumentarium/reque.jpg acesso em: 15/12/2009.
IME.USP.BR Dispon?vel em: http://www.ime.usp.br/~salles/ceaca/images/agogo.jpg acesso em: 15/12/2009.
JAZZITALIA.NET Dispon?vel em: http://www.jazzitalia.net/lezioni/percussioni/Immagini/Atabaque3.gif acesso em: 15/12/2009.
1. Voc? concorda que ? poss?vel considerar que a capoeira favorece, aos praticantes, uma boa condi??o f?sica? Por qu??
2. ? poss?vel resgat?-la enquanto manifesta??o cultural e interpret?-la de maneira diferente como foi no seu surgimento?
3. Os movimentos de ginga t?m um significado? Qual?
4. ? poss?vel perceber a exist?ncia de um di?logo entre os capoeiristas gingando? De que forma? Isso ? express?o corporal? Por qu??
5. Existe harmonia entre o toque do berimbau e os movimentos realizados pelos capoeiristas? Por qu??
Ap?s ter realizado seus estudos sobre a capoeira, ser? que voc? j? tem uma resposta para os problemas levantados inicialmente leia as coloca??es abaixo e amplie seus conhecimentos:
"Luta: combate corpo a corpo, sem armas, entre dois atletas que, observando certas regras, procuram derrubar um ao outro. Qualquer tipo de combate corpo a corpo". (FERREIRA, 2005)
"Jogo: atividade f?sica ou mental organizada por um sistema de regras que definem a perda ou ganho. Brinquedo, passatempo, divertimento". (FERREIRA, 2005)
Convide um grupo de capoeira para irem a sua escola fazer uma apresenta??o.
Aproveite o momento para realizarem uma aula pr?tica com ajuda do grupo, programe mais duas aulas ou encontros, para uma melhor compreens?o dos movimentos e de seus significados.
| Nome | Tipo |
|---|---|
| Mare capoeira | V?deo |
Capoeira: sua origem e inser??o no contexto social Dispon?vel em: http://www.efdeportes.com/efd114/capoeira-sua-origem-e-sua-insercao-no-contexto-escolar.htm acesso em: 15/12/2009.
Atrav?s da realiza??o das atividades pr?ticas (participa??o), atrav?s da participa??o nos momentos de debate, observando-se as interven??es realizadas e respostas dadas aos questionamentos feitos pelo professor.