Portal do Professor

Início do Conteúdo

CAPOEIRA: JOGO, LUTA OU DAN?A?

Eziquiel Menta

imagem do usuário

CURITIBA - PR

SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCA??O

ROSANGELA MENTA MELLO

imagem do usuário

TELEMACO BORBA - PR

WOLFF KLABIN CE E FUND MED NOR E PROF

Maura Gislaine Barros

imagem do usuário

TELEMACO BORBA - PR

JARDIM ALEGRE C E ENS FUND MED PROF

Ros?ngela Menta Mello

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino M?dio Educa??o F?sica Dan?a: Valores hist?ricos
Ensino M?dio Educa??o F?sica Jogos: Valores hist?ricos
Ensino M?dio Educa??o F?sica Luta: Valores hist?ricos

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

Entender o verdadeiro significado da capoeira.

Duração das atividades

4 horas-aula

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Defini??o de jogo, luta e dan?a.

Estratégias e recursos da aula

PR?TICA SOCIAL INICIAL

Entre muitas discuss?es sobre a hist?ria da capoeira, consta que ela foi criada no Brasil, pelos escravos africanos, no in?cio da coloniza??o portuguesa. 

N?o h? um local que possa ser apontadocomo seu ber?o.

PROBLEMATIZA??O

Voc? j? jogou, lutou ou melhor, j? dan?ou capoeira?

Afinal de contas, a capoeira ? um jogo, luta ou dan?a?

INSTRUMENTALIZA??O

Conhe?a um dos conceitos de luta, pois poder? ajud?-lo a responder, mais tarde, o problema acima:

"Lutar no sentido de obter o que deseja. Neste caso, a liberdade" (FERREIRA, 2005).

Existem evid?ncias sobre o nascimento da capoeira relacionado com a luta dos escravos africanos pela liberta??o de trabalhos for?ados.

A capoeira ? uma modalidade que pode ser vivida dentro e fora da escola, como uma atividade da cultura corporal, pois: "a capoeira, como educa??o f?sica, faz parte da nossa hist?ria; contribui na forma??o de valores das crian?as, jovens e adultos [...]" SANTOS, 1990, p. 29.

Atividade

Apresente aos alunos a imagem a seguir:

undefined

PORTALSAOFRANCISCO.COM.BR Dispon?vel em: http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/capoeira/imagens/capoeira-7.jpg acesso em: 15/12/2009.

Voc? p?de observar o quadro "Jogar Capoeira" e fazer uma leitura dessa obra de arte.

- Pesquise em que contexto s?cio-hist?rico esse quadro foi pintado.

- Cite fatos importantes que aconteceram no Brasil em 1835 e fa?a uma liga??o com o surgimento da capoeira.

"Luta, jogo ou dan?a? A pergunta continua no ar, enquanto a capoeira, aplaudida, perseguida, cultivada, ultrajada, vai atavessando anos. A execu??o requer uma roda, quase sempre um semic?rculo, e uma orquestra de berimbaus, com seus caxixis e bandeiros, acrescida por reco-recos, agog?s e atatabaques" (VIANNA, 1981, P.27

Para que possamos compreende a capoeira em seu contexto hist?rico-cultural e como uma das possibilidades da cultura corporal, ? necess?rio avan?ar um pouco mais e conhecer os benef?cios que ela traz.

Ent?o como usufruir dos benef?cios da pr?tica?

Quando observamos uma roda de capoeira com todo seu "gingado", suas croabacias, seus movimentos r?pidos e detreza, utilizadas na sua pr?tica, inclusive o condicionamento f?sico e a flexibilidade necess?rias, devemos observar toda beleza destes movimentos e como os dois capoeiristas se compreendem, paracendo conversar atrav?s dos gestos dentro da roda.

undefined

CAPOEIRADOBRASIL Dispon?vel em: http://www.capoeiradobrasil.com.br/images/Capoeira_antiga-1.jpg acesso em: 15/12/2009.

Atividade

Divida a turma em grupos:

- Cada grupo dever? realizar pesquisa sobre um instrumento utilizado na roda de capoeira.

- Ap?s pesquisa cada grupo utilizando materiais recicl?veis dever? confeccionar um instrumento ou algo semelhante ao pesquisado.

Berimbau

undefined

AMIENS.FR Dispon?vel em: ht tp://etablissements.ac -amiens.fr/0601178e/qu adriphonie/IMG/jpg/BER IMBAU.jpg acesso e m 15/12/2009.

Caxixi

WIKIMEDIA.ORG Dispon?vel em: http://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/c/c3/Hn_caxixi_baqueta_vadero.jpg acesso em: 15/12/2009.

Reco-Reco

undefined

MELOTECECA.COM Dispon?vel em: http://www.meloteca.com/imagens/instrumentarium/reque.jpg acesso em: 15/12/2009.

Agogo

undefined

IME.USP.BR Dispon?vel em: http://www.ime.usp.br/~salles/ceaca/images/agogo.jpg acesso em: 15/12/2009.

Atabaque

undefined

JAZZITALIA.NET Dispon?vel em: http://www.jazzitalia.net/lezioni/percussioni/Immagini/Atabaque3.gif acesso em: 15/12/2009.

Mare capoeira

Roteiro de Discuss?o

1. Voc? concorda que ? poss?vel considerar que a capoeira favorece, aos praticantes, uma boa condi??o f?sica? Por qu??

2. ? poss?vel resgat?-la enquanto manifesta??o cultural e interpret?-la de maneira diferente como foi no seu surgimento?

3. Os movimentos de ginga t?m um significado? Qual?

4. ? poss?vel perceber a exist?ncia de um di?logo entre os capoeiristas gingando? De que forma? Isso ? express?o corporal? Por qu??

5. Existe harmonia entre o toque do berimbau e os movimentos realizados pelos capoeiristas? Por qu??

CATARSE

Ap?s ter realizado seus estudos sobre a capoeira, ser? que voc? j? tem uma resposta para os problemas levantados inicialmente leia as coloca??es abaixo e amplie seus conhecimentos:

"Luta: combate corpo a corpo, sem armas, entre dois atletas que, observando certas regras, procuram derrubar um ao outro. Qualquer tipo de combate corpo a corpo". (FERREIRA, 2005)

"Jogo: atividade f?sica ou mental organizada por um sistema de regras que definem a perda ou ganho. Brinquedo, passatempo, divertimento". (FERREIRA, 2005)

PR?TICA SOCIAL FINAL

Convide um grupo de capoeira para irem a sua escola fazer uma apresenta??o.

Aproveite o momento para realizarem uma aula pr?tica com ajuda do grupo, programe mais duas aulas ou encontros, para uma melhor compreens?o dos movimentos e de seus significados.

Recursos Educacionais

Nome Tipo
Mare capoeira V?deo

Recursos Complementares

Capoeira: sua origem e inser??o no contexto social Dispon?vel em: http://www.efdeportes.com/efd114/capoeira-sua-origem-e-sua-insercao-no-contexto-escolar.htm acesso em: 15/12/2009.

Avaliação

Atrav?s da realiza??o das atividades pr?ticas (participa??o), atrav?s da participa??o nos momentos de debate, observando-se as interven??es realizadas e respostas dadas aos questionamentos feitos pelo professor.